Agora, um pouco mais de 120 dias, ou quatro meses da nova gestão municipal, com várias realizações que foram acompanhadas pelo “DiárioZonaNorte”, os prefeitos regionais da Zona Norte (Nordeste / Noroeste) prestam novo depoimento. Como aconteceu nos primeiros 30 dias, abre-se novo espaço para comentários e um balanço do que aconteceu neste período, com perspectivas de novas realizações. Quem inicia a série é Dário José Barreto, da Prefeitura Regional da V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros. Nos próximos dias, prestarão seus depoimentos (fora da ordem) os prefeitos regionais de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão (Paulo Cahim), Santana/Tucuruvi/Mandaqui (Rosmary Corrêa), Jaçanã/Tremembé (Alexandre Pires), Roberto Godoi (Freguesia do Ó/Brasilândia),  Pirituba/Jaraguá (Ivan Lima) e Eduardo Rosmaninho (Perus).

 ——-

 por Dário José Barreto (*) –  prefeito regional V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros.

Chegamos aos 120 dias de gestão a frente da Prefeitura Regional Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros e nestes meses trabalhamos com a prioridade de zelar por nossa região, realizando ações que interferem de maneira positiva no cotidiano dos munícipes. É importante ressaltar que as ações são contínuas, ou seja, não é uma questão de mais atenção. São programas que sempre avançarão e terão aprimoramentos durante a gestão. Além destas ações que são específicas para região da Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, vamos trabalhar alinhados com o plano de metas da prefeitura, que já foi traçado através das audiências públicas e das indicações dos paulistanos.

Para personificar a gestão e exemplificar de maneira concreta estas importantes ações, cito dois tipos de intervenções de impacto direto na melhora de condições de locomoção do munícipe: a Reforma e construção de passeios públicos e a Operação Tapa-Buraco.

A reforma e construção de passeio público é um trabalho que precisa ser constante, em nossa função de promover melhorias no cenário urbano da capital, esta questão envolve tanto garantir o direito de movimentação segura para os cidadãos, quanto inserir pessoas com deficiência, conferindo condições de acessibilidade para os deslocamentos de tais pessoas.

Neste âmbito, um trabalho de destaque foi o desenvolvido na  Praça Oyeno, localizada no bairro do Jardim Japão. A praça ganhou reformas de acessibilidade no passeio público, facilitando a circulação de pessoas em cadeira de rodas, carrinhos de bebê, e de todos os moradores locais.  As obras foram iniciadas após pedidos de moradores quando o programa ‘Calçada Nova – Mutirão Mário Covas’ passou pela região com o prefeito João Doria Jr e o vice-prefeito e Secretário das Prefeituras Regionais, Bruno Covas. Particularmente, para mim, foi muito satisfatório realizar uma obra que estava nos pedidos da população local há anos.

Obras na região === Outra obra do mesmo segmento foi na Praça Nippon com a Rua Osaka, no Jardim Japão,  trata-se de um canteiro relativamente pequeno, mas ponto de passagem em uma movimentada rua da região. O ponto tem um grande movimento de carros e um intenso fluxo de pessoas. A intervenção contou com obras de readequação na travessia de pedestres e a recuperação do paisagismo da Praça com um novo plantio. O resultado dos trabalhos vai garantir condições imprescindíveis de segurança para o pedestre com padrões para a acessibilidade.

Tais obras citadas são modelos que vamos seguir no caminhar de nossa gestão, já que o ganho é da população como um todo. Este ganho também vemos na Operação Tapa-Buraco, em quatro meses fechamos 2126 buracos em diversas ruas de nossos distritos, trabalho que temos a preocupação de realizar cumprindo as etapas técnicas que garantam um serviço de qualidade.

Conexão com moradores === Um dos princípios que norteiam a gestão é a conexão com a população. A Prefeitura Regional está constantemente aberta para que tanto eu, quanto  minha equipe receba as demandas dos munícipes. Através do diálogo temos apresentado o que pode ser feito, bem como temos mostrado às pessoas de nossa região que elas fazem parte da construção de uma cidade melhor.

Esta integração e parceria com os cidadãos podem ser vistas na maneira como construímos o nosso primeiro mutirão do Programa Bairro Lindo, na Vila Medeiros, bem como, também é a bússola para um dos grandes desafios que temos: o descarte irregular de lixo. Empenhamos nossas equipes nesta ação de maneira disciplinada, fazendo o trabalho de limpeza e desenvolvendo uma ação de conscientização, pois muitas vezes temos que realizar a limpeza mais que uma vez em um curto espaço de tempo.

Muitas demandas === As dificuldades ficam por conta do imenso número de demandas que temos. Na verdade são desafios, pois destas demandas é preciso filtrar as prioridades e compilar as ações que terão um impacto direto no cotidiano dos munícipes de maneira positiva. Tivemos dois incêndios que nos preocuparam muito, um na Comunidade do Coruja, na Vila Guilherme, e o outro na Comunidade Dom Vital, no Parque Novo Mundo, que foram bem contornados, porém foram momentos de tensão.

E destes desafios, um notável são as questões referentes a adoção de praças, no momento nosso foco está no levantamento que estamos realizando para apresentar um projeto bem estruturado em relação à adoção de praças, com parcerias sólidas e efetivas.

Mais zeladoria === Nosso grande foco de trabalho nestes primeiros meses foram as ações de zeladoria urbana, o que envolve o combate aos pontos viciados de descarte de lixo e entulho, cuidado com as vias públicas, limpeza de bueiros e serviços que refletem direto no bem estar do munícipe que vive no perímetro que está na administração de nossa Prefeitura Regional. Entretanto, passado cerca de cinco meses, a gestão começa a ter mapeado seus maiores anseios e sua estrutura começa a se estabilizar, contudo, estamos preparando ações que disseminem a cultura e o esporte, dois fatores de importância relevante para integrar e envolver a população.

Para finalizar, gostaria de falar sobre uma importante obra que foi projetada durante estes 120 dias e está preste a ter seu início: a recuperação da encosta da Rua João Rangel, na Vila Maria Alta. Em 2011 teve um sério deslizamento de terra na rua citada, agora, conseguimos aprovar os recursos e planejar uma obra com intervenções seguras, sanando um problema que se arrastou por 6 anos.

(*)  DÁRIO JOSÉ BARRETO —  brasileiro, casado, advogado, corretor de imóveis, empresário do setor imobiliário, pós-graduado em direito civil constitucional. Tem histórico de atuação comunitária local. Foi Delegado Distrital do CRECI/SP e Membro licenciado da Comissão de Ética e Fiscalização do mesmo Conselho. Membro licenciado da Quarta Turma Disciplinar e da Comissão Especial de Direito Notarial e Registros Públicos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo. 

——-

Releia algumas das reportagens publicadas:

(*) Dário José Barreto (V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros): “Um mês de dedicação integral à nossa região” (03/02/2017) –  http://bit.ly/2rSOae7 

(*) Mutirão Mário Covas-Calçada Nova chegou à Vila Albertina, na Zona Norte (25/04/2017)  –    http://bit.ly/2pfLdFU 

(*) Praça Oyeno: um lugar com espaço de acessibilidade, lazer e descontração – (19/04/2017) – http://bit.ly/2oW5pw1

(*) República Tcheca ganha um pedacinho do Parque Novo Mundo – (15/04/2017)            – http://bit.ly/2qUfxWP

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here