Agora, um pouco mais de 120 dias, ou quatro meses da nova gestão municipal, com várias realizações que foram acompanhadas pelo “DiárioZonaNorte”, os prefeitos regionais da Zona Norte (Nordeste / Noroeste) prestam novo depoimento. Como aconteceu nos primeiros 30 dias, abre-se novo espaço para comentários e um balanço do que aconteceu neste período, com perspectivas de novas realizações. Na sequência, o Prefeito  Regional de Pirituba/Jaraguá, Ivan Renato Lima.

Na série, já tivemos  Dário José Barreto, da Prefeitura Regional da V.Maria /V.Guilherme /V.Medeiros (clique aqui),  Rosmary Corrêa (a Delegada Rose), da Prefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui  (clique aqui)e Alexandre B. Pires, da Prefeitura Jaçanã/Tremembé  (clique aqui).

Nos próximos dias, prestarão seus depoimentos (fora da ordem) os prefeitos regionais de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão (Paulo Cahim),  Roberto Godoi (Freguesia do Ó/Brasilândia) e Eduardo Rosmaninho (Perus).

por Ivan Renato Lima  (*) – prefeito regional de Pirituba/Jaraguá

Chegamos aos 120  dias de gestão a frente da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá, com ações sistemáticas que impactam  de forma positiva na vida dos munícipes.  Sou filho desta terra. Filho de Pirituba…  Não meço  esforços, trabalhando de domingo a domingo, para melhorar a vida de nossa gente.

Iniciamos a gestão com reuniões  com a  Associação Comercial, com associações  de amigos de bairro e  com os funcionários de carreira,  ouvindo as pessoas e expondo o programa de governo João Doria/Bruno Covas “Acelera, São Paulo”.  Plano de governo que a gente ajudou a construir,  baseado em  cinco princípios: descentralização,  participação,  inovação, eficiência e transparência.

Várias frentes === Começamos a trabalhar  simultaneamente   em várias frentes, procurando dar  respostas rápidas à população.   Do acompanhamento dos  serviços de zeladoria  (conservação de logradouros, limpeza de bueiros, hidrojato)   ao  controle e renegociação de contratos da Prefeitura Regional –   que gerou a  redução  em mais de 30% nos  custos dos contratos.

O trabalho da defesa civil também é acompanhado, in loco. Meu batismo de fogo foi um deslizamento de terra na madrugada,  no salvamento da vida das pessoas que viviam no local.

Obras e mais obras  === Logo que assumimos conseguimos fazer uma primeira obra emergencial . No fim de janeiro, no bairro City Jaraguá  houve um solapamento na avenida Paulo Arentino, no trecho próximo ao Parque Pinheirinho d’Água. O solapamento  derrubou um ponto de ônibus, derrubou grades do parque abriu uma cratera muito grande,   em virtude das águas fluviais que tanto de rua quanto de um córrego que a gente tinha nessa região, que não tinha estrutura pra segurar nem o talude nem o fluxo das águas.   Para a obra acontecer, contei com o apoio dos  secretários Marcos Rodrigues Penido (Serviços e Obras)   e Gilberto Natalini (Verde e Meio Ambiente).  Foram construídas uma estrutura para organizar o descarte de águas pluviais e uma escada hidraulica, além toda estrutura de gabião para sustentar o barranco e a  reconstrução da via.  O serviço foi executado pela JZ Engenharia e entregue com cerca de dois meses de antecedência.  A previsão era de 06 meses e a JZ Engenharia entregou uma obra de qualidade em menos de  quatro meses.  Essa é mais uma marca aqui da Prefeitura Pirituba/Jaraguá, oferecer respostas rápidas, fazendo mais com menos.

O piscinão da Bacia do Rio Vermelho, cuja  a capacidade tem  110 mil m³  de água,  foi controlado após  um processo operacional de fôlego.

Durante o Carnaval,    retiramos mais de cinco toneladas de lixo na altura do número 2.750 da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, nas proximidades da Comunidade SPAMA  que obstruía a passagem dos pedestres, além de fazer um muro de contenção.

Um alagamento crônico na  avenida  Chica Luíza foi resolvido com uma obra de drenagem, onde utilizamos mais de 100 tubos para a reconstrução  das  galerias.  A água foi redirecionada e tirada da via.

Mês do aniversário de Pirituba === Em conjunto com os vereadores da região, comemoramos durante um mês inteiro os 132 anos de Pirituba.  A comemoração do aniversário teve início no dia 1º de fevereiro (dia do aniversário).  No cinqüentenário Centro Esportivo de Pirituba, realizamos um Festival de Futebol de Campo com a participação de 30 times da região. Num espetáculo de futebol que levou muita gente nas arquibancadas do nosso clube.

Ainda, como parte das comemorações  fizemos o Festival Gastronômico Pirituba 132 Anos, no Parque São Domingos. Aliamos lazer e gastronomia com  emprego e geração de renda,  já que comida de rua é um importante  setor de nossa economia, empregando milhares de pessoas  e gerando tributos para a cidade.  Foi um sucesso e a população pede a volta destes eventos.

Comunidade indígena === A Aldeia Indígena  do Jaraguá, um patrimônio de nossa região, também foi alvo de cuidados.  Serviços de zeladoria estão sendo estruturados e temos um projeto, junto com um vereador dedicado à causa animal, para frear o abandono de cães  na região.  Diversas ações serão realizadas na aldeia, desde placas  de advertência sobre a criminalização do abandono de animais,  monitoramento por meio de câmeras de segurança, com rondas da Polícia Militar e da Guarda Civil  Metropolitana.

Resolver problemas é o que me motiva ====  Resolver o problema das pessoas, é isso que nos dá motivação para trabalhar.  Todas as quartas-feiras, das 14 às 18 horas, atendo  os munícipes  pessoalmente,  ouvindo a população e entendendo suas necessidades, procurando resolver seus anseios e suas demandas imediatamente dentro do possível. Temos conseguido alcançar o desempenho de 80% de tudo que chega pra gente.

Mutirão Mário Covas – Calçada Nova === Levamos  para a frente do Parque Rodrigo de Gáspéri,  o programa  Mutirão Mário Covas – Calçada Nova  com o prefeito João Dória e o vice-prefeito  Bruno .    E hoje,  recebi uma foto da  jabuticabeira que plantamos lá no dia  19 de fevereiro,  dando frutos. Fique muito feliz.  Percebi que vale a pena plantar, vale a pena trabalhar de domingo a domingo, como nosso prefeito tem nos estimulado.

Terceira área verde da cidade === A parceria com a Secretaria do Verde, do  Gilberto Natalini,  é sensacional. Pirituba é a terceira cobertura verde da cidade de São Paulo. Nós que somos filhos dessa terra, filhos de Pirituba, estamos tendo oportunidade de plantar árvores na nossa região. Não só frutíferas, mas também  o pau- brasil , espécie com a qual o nosso prefeito João Dória resgata a origem do nosso país. No Mutirão Mário Covas – Calçada Nova, é importante  salientar a participação de todos vereadores da região.  Aline Cardoso,  Fábio Riva, Paulo Frange , Marcos Zerbini e também  o secretário Eliseu Gabriel, do Trabalho e Empreendedorismo, e um  representante do Claudinho de Souza.

Valorizando a educação === A escola Ítalo Betarello,  na região do Jaraguá,  saltou da 5ª e 6ª para 1ª posição no Idesp  (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo ) e pude participar,  junto com o Governador Geraldo Alckmin,  de uma homenagem  pelo desempenho da escola.  Dou muito valor para a educação. Sou professor universitário e procuro apoiar iniciativas como o Projeto Amigo das Crianças (PAC)  participando de atividades com as crianças aqui da região.

Praça Linda === Pirituba foi pioneira ao desenvolver o programa “Praça Linda”, a primeira fase  que teve início no dia  11 de março com a praça José Canduri (Parque Anhanguera)  e se estendeu até o dia 29 de abril (encerrando com a praça Dois Corações (Parque Nações Unidas), sempre aos sábados das 08h até as 15h.

Já  estamos na décima primeira praça.  Funcionários da Prefeitura Regional, INOVA e voluntários da comunidade executam trabalhos de limpeza, revitalização de calçadas e passeios, tapa buraco,  podas de árvores e plantio de mudas, pintura de guias  e manutenção de praças.  Enquanto as ações se realizam, acontecem atividades culturais (esporte, grafite, música, dança e capoeira).  Realmente o João está no caminho certo envolver os órgãos públicos, junto da comunidade, fazendo que eles também peguem esse amor pelo bairro, pela rua, pela praça tem dado muito certo, mas muito certo mesmo.

Interação === Aliás, acho que uma marca nossa é promover a interação com os trabalhadores dos contratos. Este prefeito regional tem muito orgulho de poder estar junto deles, orgulho da energia que eles têm nos passado  e da contribuição que eles têm nos dado. As equipes me veem já abre sorriso já quer abraçar, confesso que me emociono. Cobro qualidade, cobro desempenho, mas acima de tudo eles estão mostrando uma sinergia uma dedicação, um  empenho muito grande, acredito que isso seja fruto dos mutirões.

Nosso mutirão é diferente dos demais, ele passa do meio dia. A gente tem feito das 8 às 15 horas, na hora do almoço a gente tem feito uma refeição em conjunto e isso traz muita proximidade.   Temos conseguido extrair muita qualidade dos serviços deles.  A partir desse envolvimento, dessa interação que  a gente tem com as pessoas.

Trabalho de domingo a domingo === Os mutirões acontecem nos finais de semana eu tenho trabalhado de domingo a domingo. Eu acompanho todos os trabalhos durante a semana e nos finais de semana, aos sábados, a gente tem um mutirão Praça Linda ou Bairro Lindo. Aos domingos eu tenho acompanhado os Calçadas Novas das Prefeituras co-irmãs. A gente tem feito isso constantemente desde os primeiros dia.

Outra coisa que tem acontecido nos mutirões é colocar a mão na massa, de fato. Tenho aprendido muitas coisas,  lavagem com água sob pressão,  pintura, varrição, dar o exemplo é fazer junto.

Projeto a Cara da Loga em Pirituba === Vale salientar que a Loga fez um projeto com estampas de fotos de garis nos caminhões de coleta da zona oeste e zona norte.  E  como Pirituba faz parte da zona noroeste da cidade de São Paulo nós fomos agraciados com um dos primeiros caminhões com a foto de garis. O projeto “A Cara da Loga”, está de parabéns por valorizar os seus trabalhadores e Pirituba também se sente premiada, por ser pioneira na implantação do  programa.

SP Bairro Lindo no City América === Fora isso, a partir do final do mês de abril nosso prefeito João o Dória e o nosso secretário vice- prefeito Bruno Covas fez o lançamento de zeladoria descentralizada por meio do programa “SP Faça seu Bairro Lindo”. No dia 13 de maio fizemos o nosso primeiro “SP Bairro Lindo”,  na Avenida do Anastácio com Rua Cardial Mota, no entorno do Parque Toronto, no City América, com vinte e dois serviços de zeladoria.

Ajudamos dar um salto de qualidade nesse programa envolvendo   diversos órgãos públicos: Polícia Militar, CET, GCM, a Banda da GCM,  toda parte de Meio Ambiente, Saúde, Corpo de Bombeiros, Choque, Cavalaria, a Loga e  Inova, de uma forma muito bacana.  Envolvemos várias escolas, a Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Associação de Bairros do City América e diversas Ongs,  academia de dança, capoeira, e também era o dia 13 de maio que representa o Dia da Abolição da Escravatura, tivemos a presença do movimento de cultura de Pirituba

Houve muito  engajamento. Tivemos a oportunidade de juntos com a Associação Comercial preparar todo nosso Bairro Lindo e fizemos um evento muito grande, com as presenças  dos secretários Gilberto Natalini e  Eliseu Gabriel,  vereadora Aline Cardoso, do deputado Celino Cardoso, vereador Fabio Riva, diversos parlamentares. Até mesmo o prefeito regional de Perus, Eduardo Rosmaninho,  que segundo ele veio pra assistir e aprender como se faz um Bairro Lindo.

Foi um grande sucesso. Acho que demos um salto de qualidade nesse programa chamado “SP Bairro Lindo”.  Esperamos que neste mês de maio a gente possa ser agraciado com justiça no prêmio de primeiro lugar.

Ações na periferia === Muito importante  dizer que nossos mutirões que acontecem todos os sábados, priorizam a periferia.  Pirituba tem 300 praças. Estamos conseguindo por meio desse programa estar próximo da comunidade, tanto das mais carentes como de diversas regiões que temos . Realmente é uma coisa que está tendo muito engajamento.

Programa Asfalto Novo ==  Por fim, gostaria de encerrar dizendo que os 120 dias de gestão trouxeram mais um pioneirismo pra Pirituba/ Jaraguá,  primeira das trinta e duas prefeituras regionais  agraciada com  programa Asfalto Novo.  Os recursos foram conseguidos a pedido do prefeito João Dória, com  empresas e usinas de asfalto, que doaram 400 km de asfalto.   Para o  programa Asfalto Novo nós destacamos três ruas em situação crítica.

Tivemos a honra de receber todo primeiro escalão do nosso governo, da câmara municipal, no início dos trabalhos na rua Joana Pedroso dos Santos. Inclusive tenho acompanhado os trabalhos e está fase de conclusão. Ficou de muito boa qualidade.  Estamos muitos felizes de nossa região estar sendo lembrado como prioridade.

Quem é Ivan Lima ===  Prefeito Regional de Pirituba/Jaraguá é engenheiro pós-graduado em administração,  consultor e professor universitário, com larga atuação na área de logística de empresas privadas. Foi engenheiro da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da EMAE e atuou  na Companhia Paulista de Obras e Serviços. Militante negro, foi presidente da Escola de Samba Prova de Fogo de Pirituba.

Releia algumas das  principais reportagens publicadas no DiárioZonaNorte:

 Prefeito Ivan Lima de Pirituba/Jaraguá faz balanço dos 50 dias de gestão – (13/03/2017)

 Ivan Lima (Pirituba/Jaraguá): “Uma Gestão de Mentes e Portas Abertas” – (10/02/2017) –

Noite de Cidadania dá a largada ao programa Faça seu Bairro Lindo, em Pirituba  (16/05/2017) 

Problemas e soluções de Pirituba/Jaraguá são colocados nas ondas do rádio – (03/04/2017)

Pirituba: Parque Rodrigo de Gasperi recebe Mutirão Mário Covas com prefeito Dória  (20/02/2017) 

Pirituba completa 132 anos de muitos desafios –  (01/02/2017) 

 

 

Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora