(Nota da Redação: O texto abaixo já estava pronto há alguns dias para publicação. Era para ter sido editado nesta 6ª feira (09/06) e fomos surpreendidos com a exoneração, a pedido, do prefeito regional Eduardo Rosmaninho, na manhã de sábado (10/06) conforme publicação no Diário Oficial da Cidade — assume interinamente o Chefe de Gabinete, ADEMILSON NUNES ALVES. Por uma questão de respeito e homenagem, mantemos a publicação como foi preparada)

 Agora, um pouco mais de 120 dias, ou quatro meses da nova gestão municipal, com várias realizações que foram acompanhadas pelo “DiárioZonaNorte”, os prefeitos regionais da Zona Norte (Nordeste / Noroeste) prestam novo depoimento. Como aconteceu nos primeiros 30 dias, abre-se novo espaço para comentários e um balanço do que aconteceu neste período, com perspectivas de novas realizações. Na sequência, o Prefeito  Regional de Perus, Eduardo Rosmaninho.

Na série, já tivemos  Dário José Barreto, da Prefeitura Regional da V.Maria /V.Guilherme /V.Medeiros — link: http://bit.ly/2rgXNnh  ,  Rosmary Corrêa (a Delegada Rose), da Prefeitura Santana/Tucuruvi/Mandaqui – link:   http://bit.ly/2qDBW7u –, Alexandre B. Pires, da Prefeitura Jaçanã/Tremembé – http://bit.ly/2sPl8fpe Ivan Renato Lima, da Prefeitura Pirituba/Jaraguá –   http://bit.ly/2rLqCKq

Nos próximos dias, prestarão seus depoimentos (fora da ordem) os prefeitos regionais de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão (Paulo Cahim) e  Roberto Godoi (Freguesia do Ó/Brasilândia).

por Eduardo Rosmaninho  (*) – prefeito regional de Perus

Nos primeiros 120 dias de gestão no comando da Prefeitura Regional Perus, pude desenvolver um trabalho mais ativo de zeladoria, com a minha equipe. O balanço destes trabalhos desenvolvidos durante o período, nos incentiva a continuar atuando com afinco para melhorar ainda mais os atuais números, com reflexos no bem estar dos moradores e, ao mesmo tempo, melhor qualidade de vida.

No que tange a zeladoria urbana, a administração pública ampliou os serviços prestados durante os meses de janeiro até o final de abril. Conforme dados disponibilizados, foram executadas no período: 4.776 ações de tapa-buraco; 2.642 metros lineares de guias e sarjetas conservadas; 167 bocas de lobo reformadas; 1.742 metros lineares de limpeza mecânica de córregos, onde foram retirados 10.245 toneladas de detritos, além disso, foi feita a limpeza manual de córregos que cortam as vilas, equivalente a 24.050 metros lineares.

Por intermédio da supervisão técnica de limpeza pública, a prefeitura regional realizou 17 operações semanais de cata-bagulho, nos dois distritos: Perus e Anhanguera, através das quais foram recolhidas 340.750 toneladas de materiais descartados pela população, a exemplo de móveis velhos, colchões, madeiras, eletrodomésticos, restos ensacados de poda de jardim, telhas de plástico, etc.

No que diz respeito a conservação de áreas ajardinadas, no mesmo período de 120 dias, foram executados trabalhos em 322.555 metros quadrados de praças e áreas gramadas; 713 plantios de árvores em logradouros e numa ação conjunta com a Secretaria do Verde, na Praça Canhoba; 261 podas; 54 remoções de árvores doentes ou que apresentavam risco de queda.

Em janeiro, a prefeitura regional realizou uma operação Cidade Linda nas imediações da Praça Inácia Dias, onde foram executadas diversas ações de limpeza e melhorias, inclusive envolvendo as margens do Ribeirão Perus. No mês de fevereiro, os moradores do bairro Sol Nascente, mais especificamente das ruas Euclides da Cunha, Arthur de Azevedo e da Estrada da Ligação, que dependem diariamente de transporte coletivo para se locomoverem, foram contemplados com a instalação de novos pontos de ônibus que seguem um padrão moderno adotado pela Prefeitura de São Paulo.

No mês de março, foi a vez da população do Morro Doce ser contemplada com a ação do Programa Mutirão Mário Covas – Calçada Nova. O local escolhido foi a Praça Paulo Maurício, situada na altura do número 162 da Rua Leopoldo Passos de Lima, no Jardim Britânia. Na oportunidade, o local recebeu a reforma das calçadas, poda de mato das áreas ajardinadas, pintura, reconstrução de dois pergolados de madeira, instalação de papeleiras e plantio de dois exemplares de árvores.

Por outro lado, venho mantendo diálogos constantes com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, em busca de trazer mais recursos e visibilidade para o Parque Anhanguera, tendo recebido no local, por duas vezes, o secretário Gilberto Natalini que visitou a escola de marcenaria e o hospital veterinário instalados no local e que necessitam de investimentos.

 Além disso, participei de algumas reuniões na Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO),  para que sejam realizadas o mais breve possível as obras de controle de inundações, objetivando solucionar o problema das enchentes na região de Perus, em especial na região central do bairro, através da implantação de cinco reservatórios (piscinões) para acomodação das águas das cheias, além de obras de drenagem e canalização do córrego.

 Posso garantir que a nova gestão está preocupada em melhorias na região e que, mesmo com poucos recursos, iremos de trazer apoio aos anseios da população. É o primeiro ano que ainda temos que trabalhar com uma verba curta, mas com projeções maiores para o ano que vem – com orçamento que será definido pelo governo João Doria Jr. . O que vemos agora é a importância dos vários programas do atual governo e o engajamento da população. Vamos trabalhar muito e mais em benefício de todos!

 (*) EDUARDO CERVEIRA ROSMANINHO == administrador de empresas, é empresário com ampla experiência comercial no bairro há mais de duas décadas e forte atuação na Associação Comercial de São Paulo. Foi presidente da Sociedade de Amigos da Vila Jaguara por 10 anos.

 Releia  reportagens do DiárioZonaNorte:

(*) “Doria toma posse e São Paulo começa hoje nova etapa em seu destino” –

       ( 31/12/2016 ) –        http://bit.ly/2rZGCJ3

(*) “Programa Bairro Lindo revitaliza o Sol Nascente, em Perus” –   (31/05/2017)-

       http://bit.ly/2s7zlbc

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here