O Saint Patrick’s Day está cada vez mais popular. A celebração, considerada o maior símbolo da cultura irlandesa, vem se espalhando pelo mundo nos últimos anos, conquistando cada vez mais adeptos. Como já é tradição, no dia 17 de março diversos monumentos ao redor do globo serão iluminados de verde. Este ano não será diferente, e o Brasil também irá comemorar o dia do santo padroeiro da Irlanda, compartilhando a iluminação e a festa do dia.

Os pubs e bares e São Paulo já têm a tradição de festejar a data, mas, este ano, os paulistanos contarão com uma programação oficial na Casa das Rosas, na avenida Paulista, no domingo (18/03/2018), com entrada gratuita.  “Irlanda: o país dos mitos, da magia e da música” terá apresentações de música, dança e literatura irlandesa, em um verdadeiro Saint Patrick’s Day na avenida mais famosa de São Paulo.

Participarão do evento especial o grupo de dança irlandesa Banana Broadway, os grupos de música tradicional Na Fianna, Cia Celta e Oran Irish Music, além de palestrantes que prometem fazer com que os presentes se apaixonem pelo folclore, literatura e história do país.

Comemorações no Brasil ===  Vários monumentos e construções em cinco cidades brasileiras estão confirmados na celebração e serão coloridos para a data, entre eles o Edifício Jornalista Roberto Marinho (Tv Globo), em São Paulo, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Brasília, Recife e Canela (RS) também farão parte desta celebração.

Mais de 300 pontos turísticos em cerca de 30 países serão iluminados em verde, a cor de Saint Patrick, no dia 17 de março. Entre eles, estão o London Eye, em Londres, o Empire State Building de Nova York, a Galeries Lafayette, em Paris, e a Torre de Pisa, na Itália.

“O Saint Patrick’s Day é um momento de muita alegria, em que celebramos não só o nosso país, mas também a amizade ao redor do mundo”, afirma Barry Tumelty, Cônsul-Geral da Irlanda no Brasil. “É maravilhoso ver que pessoas de vários países abraçaram esse sentimento, em especial, o Brasil. Somos conhecidos no mundo todo por esta festa, e agora queremos que as pessoas vivam a experiência de participar dela”, finaliza.

História do evento === A história do Saint Patrick’s Day é diferente do que se imagina. Para começar, 17 de março é a data da morte de Saint Patrick e, tradicionalmente, este é um dia para renovação espiritual.

Além disso, o primeiro desfile de Saint Patrick’s Day não aconteceu na Irlanda, e sim nos Estados Unidos. Mas foram os irlandeses que deram à data o nome e a importância que tem hoje, aproveitando-a para expressar o orgulho pelo seu país, sua alegria e tradições, vestindo suas cores e espalhando-as pelo mundo.

Para completar, o santo não era de fato irlandês, mas foi levado para o país aos 16 anos como escravo, fugiu e retornou anos mais tarde para espalhar a palavra do Cristianismo. Os lugares por onde passou, no noroeste do país, formam um incrível roteiro turístico. História e natureza andam juntas em atrações como Armagh, a montanha Slemish e a charmosa cidade de Downpatrick. Outros destinos, fora do caminho da peregrinação do santo, incluem Belfast e Dublin, cheias de histórias, bons restaurantes e pubs, além de Galway, perfeita para quem adora baladas e festivais.

Seja como for, uma pessoa precisa ser agradecida: o franciscano Luke Wadding, um frei irlandês que persistiu junto à Igreja Católica para que Saint Patrick tivesse seu próprio dia no calendário de santos. Por isso, no dia 17 de março, não deixe de tomar uma cerveja em homenagem ao homem que criou uma das melhores festas do mundo!

Oportunidades para estudantes === Estudar na Irlanda nunca esteve tão em alta. Nos últimos anos, o intercâmbio para o país se estabeleceu como uma das melhores opções para quem deseja aprender inglês, principalmente devido às regras do visto, que permitem que os estudantes trabalhem meio período. No entanto, novas oportunidades estão despontando para os brasileiros, que passam a ver a Ilha Esmeralda como um destino ideal para fazer um curso superior.

Este ano, o governo da Irlanda disponibilizou 60 bolsas estudantis para estudantes de todo o mundo para o ano letivo de 2018/2019, que garantem 10 mil euros aos candidatos aprovados. Os selecionados também terão suas taxas reduzidas por um ano. Ainda há tempo para realizar a inscrição para esta bolsa, uma vez que o prazo final é 23 de março. Para mais informações sobre estudos na Irlanda, acesse www.educationinireland.com.

<< Com apoio de informações/fonte:  AFT Comunicação Integrada >>


Programação – Saint Patrick’s Day 

Irlanda: O país dos mitos, da magia e da música

<Evento gratuito >>

  • 11h00 Palestra “Scéalta: Stories from the Irish countryside”, pelo Professor Maureen O’Murphy
  • 12h00 Palestra “A música Irlandesa medieval  e a harpa Gaelica”, por Jóia Emilie Menezes Correia Deur
  • 12h30  Palestra “Irlanda: Ilha da Magia, Terra de Celtas, Reino de Mulheres”, por Claudio Quentin
  • 14h00 Cia Celta e Oran Irish Music
  • 15h15  Apresentação solo Oran Orish Music
  • 16h00 Na Fianna

Serviço

O país dos mitos, da magia e da música

Local: Casa das Rosas (Av. Paulista, 37 – Paraíso – São Paulo)

Data: 18/03/2018    —  Horário: a partir das 11h

Telefone para informações: (11) 3285-6986


 

 

Organicos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora