Lixo/Material – Bueiro – R.Sebastião Festa

As chuvas de verão preocupam todo ano e se faz necessário executar ações preventivas para conter alagamentos, assim como monitorar áreas de risco. Para manter a situação sob controle, a Prefeitura Regional do Jaçanã/Tremembé vem executando obras de drenagem, constantemente limpeza de bueiros e galerias e ramais, assim como limpeza manual de córregos. Já foram feitas limpeza de 15 mil bueiros.

Foram mapeados pontos de alagamentos na Avenida Antonelo da Messina (próximo da Avenida Maria Amália Lopes de Azevedo), Rua Liliental com Sanatório (Parque Edu Chaves), Cel. Sezefredo Fagundes (na altura do número 14.500), na rotatória de acesso à Rodovia Fernão Dias, Rua João Carlos Fortim, altura do 2.386 (Sezefredo Fagundes), Maria Amália com Rodrigo de Matos, Sezefredo Fagundes com Ana Sacramento, Rua Ushikichi Kamiya com Antonelo da Messina, Rua Josino Veira de Góis, Jordão Camargo de Oliveira, Maria Amália com Ari da Rocha Miranda, Praça Santa Constança (Nicolino Morena com São Geraldino), Rua Calandra com Florinda Barbosa, Avenida Edu Chaves (altura do número 504, Córrego da Paciência).

OS CÓRREGOS === No Córrego do Tremembé prosseguem as obras que estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços e Obras (SMSO).  De acordo com a Coordenadoria de Projetos e Obras da Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé, também serão iniciadas obras no Córrego da Paciência.

Outro trabalho preventivo importante destacado pelo prefeitura regional foi a limpeza mecanizada que fizemos no Córrego da Paciência, no mês de fevereiro, tendo sido feito o desassoreamento do Córrego da Paciência no trecho da Rua Flávia na Praça Santa Constança.

Na região de Jaçanã/Tremembé foram mapeadas 14 áreas de risco, informa a Coordenadoria da Defesa Civil da Prefeitura Regional. A limpeza de bueiros, assim como a canalização do Córrego do Tremembé, o desassoreamento de córregos, a limpeza de pontos viciados de descarte irregular, tudo isso contribui para conter problemas de alagamentos.

RETROESCAVADEIRA HIDRAÚLICA ===   Neste mês, a prefeitura regional tem serviços de uma retroescavadeira hidráulica para executar os trabalhos de forma estratégica nos pontos mencionados. Esses trabalhos foram iniciados dia 23 de janeiro no Córrego Iara, na Rua Gecel Buchman.  Até esta 5ª feira (24/01/2018) já foram retirados quatro caminhões de lama.  Outros córregos da região posteriormente também serão desassoreados com a utilização da retroescavadeira hidráulica.

Bueiro – R.Sebastião Festa

BUEIROS LIMPOS === Com a entrada do período de chuvas, um fato positivo foi que aconteceram os pontos de alagamento, porém o período de permanência da lâmina de água foi menor, ou seja, o escoamento da água da chuva foi maior, devido às ações preventivas realizadas pela Prefeitura Regional. Segundo os técnicos da Coordenadoria de Obras, é  importante para o rápido escoamento das águas pluviais manter a limpeza de bueiros, ramais e galerias, ou seja, o mais limpo possível, tendo em vista que a média por litro em cada caixa de bueiro é de 200 litros. Mesmo que houver uma obstrução  no ramal no período de chuvas, como galhos, pneus, lixo urbano, de modo geral, estes bueiros limpos tornam-se pequenos reservatórios, dessa forma ajudando no escoamento da água.

RIO CABUÇU ===  O desassoreamento de  um trecho de de 1 quilômetro e meio do Rio Cabuçu foi outro fator importante para evitar alagamentos no período de chuvas de verão. Por um pedido do prefeito regional Alexandre Pires,  junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE),  foi desassoreado o Rio Cabuçu, pegando toda extensão do Parque Edu Chaves e Jardim Cabuçu. Nessas regiões aconteceram os escoamentos mais rápido.  O Rio Cabuçu tem uma importância muito grande na região, já que recebe águas dos Córrego ,  Piqueri, Paciência e Tremembé, ou seja, recebe 100% das águas da região.

Córrego Iara – Pref.Reg. Alexandre B. Pires

MAIS DRENAGEM === Uma obra de drenagem importante no momento sendo executada pela prefeitura regional  acontece nas ruas Pascoal Pavan, Aperibé e João Luiz Bozzi, no Parque Edu Chaves, para captação de águas pluviais, ligando com a Rua Liliental e até Córrego da Paciência, com isso eliminando os alagamentos na época de chuvas de verão.

“Depois de muitos anos estamos discutindo e colocando em prática os projetos de drenagem para nossa região, para solucionar um problema histórico no local”, reforçou o prefeito regional Alexandre Baptista Pires.

A Coordenadoria  de Projetos e Obras ressaltou que estão sendo executadas obras de controle de inundação do Córrego do Tremembé e também do Córrego da Paciência, que serão iniciadas brevemente, destacando ainda a importância da “limpeza manual de córregos que é feita durante o ano todo”.  << Com o apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé >>

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora