ACSP Distrital Nordeste homenageia três bairros da Zona Norte

0
285

Uma noite agradável e com a finalidade de homenagear aniversários de três bairros da Zona Norte/Nordeste: Jaçanã ( 146 anos), Vila Sabrina ( 56  anos) e Vila Guilherme ( 104 anos ). Na 4ª feira (28/09/216), aconteceu no amplo auditório da Universidade Paulista (Unip) – Campus Norte,  na Vila Guilherme, cerca de 150 pessoas convidadas pelo cerimonial da Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que tem a jurisdição dos três bairros. E na apresentação musical, o  Coral Vozes do Caminho com seus 40 integrantes, sob a regência de Lúcia Maciel.

Tudo caminhou com organização do evento à cargo de Sônia Cabral, que é a coordenadora administrativa  da Distrital Nordeste, e o  mestre de cerimônia foi o já experiente Davi Almeida. O primeiro a falar foi o  superintendente da ACSP – Distrital Nordeste, Michel Wiazowski Rocha. Michel foi muito feliz na sua fala, ao lembrar que o desenvolvimento de uma região está diretamente ligado ao empreendedorismo.  Lembrou que o país passa por uma crise diferente das outras. Uma crise de estabilidade política e econômica. Uma crise de confiança, que fez em seu discurso um histórico dos três bairros homenageados e falou sobre  às empresas, personalidades e entidades que se destacaram na contribuição  ao desenvolvimento econômico e social dos três bairros da região.  E não deixou de reverenciar o progresso proporcionado à Zona Norte/Nordeste.   Já, em seguida, o Coordenador Regional Norte das sedes distritais e vice-presidente da ACSP, João de Fávari,  arrematou a fala anterior com citações ao progresso dos três bairros.

Foram chamados ao palco 25 homenageados, que receberam um certificado envolto em capa vermelha, com o reconhecimento pela atuação na região. Divididos pelos bairros, um a um recebeu o certificado das mãos dos dois representantes da ACSP – conforme segue:

JAÇANÃ:

(*) Alex José Marchioratto – Coordenador do  Conselho Participativo  Municipal de Jaçanã/Tremembé,  em segundo mandato, e liderança atuante na região. Também é membro do Conselho Gestor do Hospital São Luiz Gonzaga;

(*) Centro Espírita Ismael – representado pela sua presidente Tereza Sgulmar. Entidade filantrópica, fundada há 54 anos, orientada pelos princípios da Doutrina Espírita. O “Projeto Peixinhos de Luz”, conduzido pelo Departamento de  Assistência Social da entidade, atende gestantes em situação de vulnerabilidade social  e distribui, no final do ano, 1.500 sacolinhas de Natal.

(*) CONSEG  Jaçanã/Tremembé – representado por sua  presidente Sônia Maria Daniel.  As reuniões mensais do CONSEG Jaçanã/Tremembé são concorridíssimas. Com freqüência nunca inferior à 100 pessoas, trata de  assuntos que  vão de  pequenos delitos,  problemas de zeladoria que influenciam na segurança, até os famosos bailes funk.

(*) Dra Fabíola Pinto dos Santos Ismaou — médica clínica geral de forte formação humanística,  optou por  seguir carreira no SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS, por acreditar que a população pode e deve ter saúde de qualidade.

(*) Sapataria Reis — dirigida por Ayrton Reis,  uma das pessoas mais queridas do bairro do Jaçanã, tanto  pelo trabalho realizado em sua sapataria há 52 anos – uma arte já em vias de extinção – ou por suas atividades no Centro Espírita Ismael. <<Veja mais sobre o perfil/história de Ayrton Reis, acesse: bit.ly/2dKqkh7 >>

(*)  Sobel Produtos de Limpeza  — representada por Therezinha Di Favari, esposa do presidente João de Fávari. Indústria fundada na década de 70, com capital 100% nacional, atua no disputado   mercado  de produtos de limpeza.  É dona da marca SUPREMA e oferece um mix completo de produtos para limpeza e cuidados com as roupas.

VILA SABRINA:

(*) José Nivaldo de Souza  — empreendedor há 28 anos na área de confecções. Conhecido por seus clientes como DEDÉ DO CREDIÁRIO, trilha instintivamente os caminhos do lendário Samuel Klein, fundador das Casas Bahia, no comércio de artigos de cama, mesa e banho no sistema porta à porta, através de crédito informal – baseado em confiança.  Hoje, com fornecedores próprios e  uma robusta clientela nos bairros de Vila Sabrina, Vila Medeiros, Parque Novo Mundo, Vila Maria, entre outros. <<Leia a história/perfil completo através do link:
bit.ly/2bWPILC >>

(*) Nilson José Tonão e Nilva Depintos Tonão – sócios da Nil-Lã Comércio de Fios e da loja Tonão Lãs e Linhas, uma das mais tradicionais lojas de armarinhos da Zona Norte de São Paulo,  fundada há 40 anos. Em tempos de comércio eletrônico, se diferencia  por oferecer um atendimento  personalizado aos seus clientes e profissionais especializados (artesãs de tricô, crochê, bordados e tapeçarias).

(*) Sociedade Amigos de Vila Sabrina — fundada por Aurélio Rodrigues Dantas em 1961,  há mais de 55  anos é  protagonista de grandes lutas em prol do bairro e da região.  Na lista de bens, a primeira escola feita no bairro, de madeira e com apenas três salas de aula e sem energia elétrica; mais creches, transportes, saneamento básico e iluminação.

VILA GUILHERME

(*) Alba Stela Matos Medardoni ––  fundadora da Associação Amigos do Mirante do Jardim São Paulo, em 1998. O trabalho dela e de sua associação já ultrapassam  as fronteiras do Jardim São Paulo.  Nos últimos 18 anos,  muitos projetos foram realizados com êxito, entre eles, campanhas do agasalho, Festa do Sorvete, Páscoa, Dia das Crianças e Natal, distribuindo além de roupas, alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade social.  Mais  recentemente realiza a Caminhada Anual “Um Gesto pela Paz”.

(*) Associação Seara Norte — representada pela fundadora por Elegemira Tomazelli Wiazowski, originalmente foi Associação dos Moradores e Amigos de Vila Guilherme, fundada no final da década de 50, na busca de melhorias para o bairro. Na década de 60, já oferecias cursos profissionalizantes de Corte e Costura e um posto médico, para atendimento de emergências na região.  Desde sua fundação, investiu em projetos educacionais para crianças, jovens e adultos. Hoje é gestora de cinco centros de educação infantil conveniados com a Prefeitura Municipal de São Paulo, atendendo 1.478 alunos e tem 240 funcionários. A Seara Norte também é gestora de operações do Bom Pratp e Restaurante Popular, em convênio com o Governo do Estado de São Paulo.

(*) Colégio Amorim Santa Tereza —  representado peloo diretor Élcio Fernandes. O colégio foi fundado na década de 90 na Zona Leste de São Paulo peã professora Sônia Regina de Amorim. Na Zona Norte, terceira unidade da instituição, teve como  local escolhido  o prédio onde por 50 anos funcionou  o tradicional  o Instituto de Educação Santa Tereza. Para preservar a história anterior, passou a se chamar Colégio Amorim Santa Tereza. A instituição conta com mais de 3 mil alunos distribuídos em suas três unidades.

(*) CONSEG V. Guilherme-Jd.São Paulo — representado por seu presidente José Maria da Rocha Filho. O Conselho Comunitário de Segurança é o espaço onde a comunidade do bairro tem voz para reivindicar o enfrentamento dos muitos problemas de segurança, zeladoria e  insalubridade da região, orientados pela filosofia de polícia comunitária. Seu presidente é advogado e arquiteto. Nascido  na Vila Guilherme, foi militante e fundador do MDB de Vila Guilherme,  presidente da Associação de Moradores e Amigos de Vila Guilherme, diretor do Conselho Estadual das Sociedades Amigos de Bairros e tesoureiro da Confederação Nacional da Associação dos  Moradores. Também foi chefe de gabinete da antiga Regional Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros – hoje transformada em Subprefeitura – durante o mandato do prefeito Mário Covas.

(*) Centro de Educação Infantil-CEI Maria da Glória Baumgart – representado pela presidente Márcia Madalena Wiazowski Rocha.  O CEI foi fundado  em 1982 para atender a demanda das mães que precisavam trabalhar e não tinham este tipo de atendimento na Vila Guilherme. Hoje vai além da assistência social. É uma escola de educação infantil, conveniada com a Prefeitura Municipal de São Paulo, que atende cerca de 300 crianças em período integral, agindo  na primeira infância e estimulando o  brincar e aprender da criança.  qualidade e dedicação dirigida  às crianças.

(*) Conselho Participativo Municipal Vila Maria/V.Guilherme/V.Medeiros —  representado por seu coordenador Nelson Marques e conselheiros, é um dos COM mais combativos da cidade, cumpre de forma exemplar o papel de sugerir e fiscalizar as ações do governo municipal. Na Vila Guilherme, duas  grandes vitórias marcam a gestão deste Conselho: a restauração e criação da Casa Municipal de Cultura de Vila Guilherme, o antigo CASARÃO, que permaneceu fechado por mais de 10 anos em estado de abandono. O outro é a inauguração  do  Hospital Dia – Vila Guilherme,que oferece 15 especialidades, exames e cirurgias de baixa complexidade – entre outras ações.

(*) Espaço Dança & Vida —  representado por sua diretora, a bailarina  Heloisa Medeiros, com 30 anos de tradição,  o Espaço Dança & teve início na Vila Guilherme e tem como o objetivo  ensinar técnicas de dança para crianças e adultos.  A diretora Helô Medeiros tem vasto currículo profissional, com um olhar também em ações sociais na região.

(*) Drogaria do Zezinho —  é a história de José Eloy de Oliveira que confunde com a história da Vila Guilherme. Chamado carinhosamente de Zezinho da Farmácia,  exerce a profissão de farmacêutico há mais de 60 anos e ainda está na ativa. Por trinta anos farmácia  funcionou  onde hoje está o Walmart,  na Av. Joaquina Ramalho.  Era o  único lugar com  telefone público da região, uma   época  com  dificuldades para se conseguir  atendimento médico e  a farmácia era o único recurso. Época de grandes dificuldades da Vila Guilherme, com ruas  de terra, sem transporte e  enchentes, da  exploração de areia da várzea do Rio Tietê e de um enorme lixão – onde hoje está o Center Norte – que trazia muitas doenças nas crianças. Junto com outros moradores, participou da Associação dos Moradores e Amigos da Vila Guilherme, no apoio a outro grande morador, Wladislau Wiazowski. << Leia a história/perfil completo através do link: bit.ly/2bs2Ppf >>

(*) Potenza Engenharia – representada pelo sócio Paulo Pereira Ignácio, a empresa é de origem  familiar  fundada em 1988. Nestes 28 anos de atuação, a Potenza é  reconhecida por seu trabalho junto à comunidade, nas áreas de  educação, saúde, nutrição e lazer.  Seja apoiando  as ações desenvolvidas pelo  Rotary Club Vila Guilherme, promovendo campanhas do agasalho, de doação de sangue (que já levaram mais de  300 pessoas ao Hemocentro do Hospital das Clínicas)  ou parceria com a Fundação ABRINQ como “Empresa Amiga da Criança”, seus colaboradores são estimulados a se envolverem em causas sociais em nossa região. Pioneira no segmento de mecanização de restauro de pavimentos em grandes centros urbanos e obras com dificuldade técnica, vem ao longo dos anos crescendo, mesmo em condições adversas.

(*) Universidade Paulista – Unip —  representada pela chefe do Campus Norte, Marlene Becheli.  A UNIP  foi fundada em 1988,  possui mais de 240 mil alunos e,  ao longo de seus 27 anos de existência,  está presente em 18 cidades com 27 campi e mantém 91 cursos em todas as áreas do conhecimento. Na área de  Pós-Graduação Presencial e a Distância (Especialização – MBA – MBC – MBIS) tem mais de 300 cursos.  Seus programas de Doutorados e Mestrados são recomendados pela Capes.

(*) Rotary Clube de São Paulo-Vila Guilherme – representado por Adria Guiaccheri.   Constituído em  22 de junho de 1994, o Rotary V.Guilherme completou  22 anos de dedicação à comunidade da Vila Guilherme.  Entre seus associados estão médicos, arquitetos, empresários, advogados, dentistas,  que se empenham em transformar o mundo em um lugar melhor, através  da mobilização popular para campanhas de saúde, visão, agasalho, Dia da Criança e Natal .

(*) Imprensa Regional —  O  século 21 nasceu em uma sociedade baseada na informação e a imprensa regional tem um papel fundamental nas questões que impactam diretamente a vida da nossa comunidade. É a imprensa regional que dá visibilidade aos membros de nossa comunidade. O hospital que não funciona, o buraco que atrapalha o trânsito, as lutas da sociedade civil por melhorias, as atividades de geração de emprego e renda,  as boas práticas dos governos locais… as práticas nem tão boas….   A imprensa regional cumpre um relevante papel social, conscientizando a população de seus direitos e deveres, através da informação.  Quem tem informação, tem liberdade. Desenvolve a capacidade de pensar por si mesmo, passa a ter senso crítico.

A Distrital Nordeste da ACSP reconhece o papel da Imprensa Regional no desenvolvimento de nossa comunidade e agradece o apoio  a todas as nossas iniciativas e presta sua homenagem aos seus valorosos profissionais. No palco subiram os representantes e jornalistas Camila Alvarenga (A Gazeta da Zona Norte); Maurício Benassatto e Sandra Vaz (Jornal Eletrônico-24hs-BlogZonaNorte); Samir Mohamed Trad (Jornal SP Norte);  e Eduardo Britto (Portal ZN na Linha).

(*) Homenagem póstuma – O diretor-superintendente da Distrital Nordeste da ACSP, Michel Wiazowski Rocha, assume a palavra: “ Queremos agora, homenagear um visionário. Um empreendedor, que via oportunidades onde os outros enxergavam problemas.  Um homem que percebeu oportunidades porque estava preparado. Um homem que com sua ousadia e obstinação, enxergou na várzea norte do rio Tietê, uma  grande vocação para o comércio.  O empresárioCURT WALTER  OTTO BAUMGART, engenheiro mecânico, formado na  Universidade de Hannover, na Alemanha, casado com Dona Glorinha e pai de Gabriela, Carlos e Alexandre Baumgart.  Ele  era uma pessoa de hábitos simples.

Curt ocupava uma mesa comum, junto aos funcionários do Center Norte. Uma das histórias sobre ele, conta que em certa ocasião um mensageiro portando documentos, entrou na administração do shopping e parando em frente à mesa dele perguntou: Onde acho o Curt Baumgart.  Ele olhou para o menino e disse “Pode deixar que eu entrego”, e continuou os seus afazeres normalmente, como se não fosse com ele.

Foi Curt quem insistiu para que o pai, Otto Baumgart, fundador da indústria de impermeabilizantes Vedacit, comprasse uma área de 150  mil metros quadrados, onde restavam dezenas de lagoas,  ainda na década de 60. Em 1964, Curt deu início ao aterramento da área e a aquisição de outros terrenos ao redor. Após 20 anos, em 07 de abril de 1984, estava pronto o Shopping Center Norte.  Depois veio o Lar Center, o Expo Center Norte e o Novotel. E estava pronta a Cidade Center Norte.

Com o lema “fazer pouco e bem feito”, Curt Baumgart criou um conglomerado. Uma das coisas que ele repetia constantemente  é que “todo mundo sempre procura o caminho mais fácil. Se você optar pelo mais difícil, vai suar mais, em compensação, vai faturar mais também”. Curt Walter Otto Baumgart nos  deixou  aos 74 anos.Nesta mesma data de hoje, dia 28 de setembro, se  completa  seis  anos de seu falecimento.

E na homenagem especial, Carlos, um dos filhos de   Curt e  Glorinha Baumgart,  subiu ao palco para receber um estojo com placa de aço escovado: “Curt Otto Baumgart – (in memorian) – reconhecendo sua importante contribuição ao desenvolvimento do bairro de Vila Guilherme”.

Houve nova apresentação do Coral Vozes do Caminho, que destacou a impressionante voz do componente Jarbas Balada e a base musical com Paulo Maciel. E a noite de homenagens começou a chegar ao término, após duas horas, com uma foto geral dos homenageados e muitas fotos e selfies com a honra de estar em mãos com o certificado de reconhecimento.

==========================

Veja as fotos do evento e dos bastidores acessando o link abaixo:       www.facebook.com/blogzonanorte

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here