da Redação do DiárioZonaNorte

<< Exclusivo >> === Um susto para quem passava pela Avenida Guilherme Cotching, na Vila Maria baixa, na 2ª feira (11/09/2017), por volta das 19 horas. Em frente à sede da Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) várias viaturas da Policia Militar e da Guarda Civil Metropolitana, e o que mais chamava atenção: um enorme caminhão do Corpo de Bombeiros com as luzes de emergência girando… Algo de grave acontecia naquele lugar, devem ter havido vários comentários de passageiros das linhas de ônibus – “com as carinhas de curiosidade nas janelas” —  ou mesmo das pessoas nos carros.

Nada grave, muito pelo contrário. Uma justa homenagem aos policiais que se dedicam de corpo e alma, dia e noite, na segurança da Zona Norte/Nordeste, mais especificamente das regiões da Vila Maria e do Parque Novo Mundo  – onde atua a Distrital Nordeste da ACSP. E para ali foram deslocados para o evento de reconhecimento deste trabalho, com a entrega de troféus “Marco da Paz” e diplomas “Mensageiros da Paz”.

A MESA DAS AUTORIDADES === A mesa do evento foi composta pelo diretor-superintendente da ACSP-Distrital Nordeste, Carlos Daniel Gonçalves; o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo – Facesp e Coordenador das Sedes Distritais, João Bico de Souza; o Coordenador-adjunto das Sedes Distritais, Daniel Gomes Aguilar; e o Prefeito Regional de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Dário José Barreto.

O INÍCIO === Como solenidade oficial, houve a execução mecânica do Hino Nacional, com uma plateia de cerca de 100 pessoas, que atentamente e com respeito ficaram em pé. Houve discursos rápidos apenas de abertura e boas vindas. Em seguida, houve um histórico sobre o Monumento do Marco da Paz e de seu criador Gaetano Brancati Luigi, com sua grande importância na missão de conscientizar a humanidade da convivência pacífica. Esse monumento está espalhado pelos cinco continentes e foi relatado com mais detalhes na exibição de um vídeo de 06 minutos e 45 segundos.

POLICIA MILITAR === Após a leitura do histórico da Policia Militar, foram convocadas as autoridades militares à frente: Tenente Coronel PM Dalva Aparecida Martins Claudio (Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Área/Metropolitano 3 – representando o Comandante Coronel PM Homero Di George Cerqueira); Tenente Coronel PM Fabiana Bergamin (Comandante do 5º Batalhão de Policia Militar Metropolitano); e o Capitão PM James Carlos (Comandante da 3ª Cia do 9º Batalhão da Policia Militar Metropolitano), que fizeram as entregas dos troféus “Marco da Paz” aos policiais: Cabo PM Fernando Bezerra da Silva (3ª Cia do 9º Batalhão) e  Soldado PM William Gomes Ferreira (3ª Cia do 5º Batalhão).

Em novo segmento na entrega dos Troféus “Marco da Paz”, foi convidado à frente o Tenente PM Sérgio Luiz da Cruz Paim Ignácio (Comandante do Posto de Bombeiros de Vila Maria/Vila Guilherme), que participou das homenagens aos soldados Dâmaris Peixoto da Silva, Elton de Araújo Dias e Valterli Silva Gomes.

POLÍCIA CIVIL === O mestre de cerimônias faz a leitura do histórico da Policia Civil e convida os Delegados Titulares dos Distritos Policiais da região: Dr. Paulo Roberto Nascimento de Oliveira (19º DP-Vila Maria), Dr. Egídio Cobo (39º DP-Vila Gustavo) e Dr. Carlos Alberto Abrantes (90º DP-Parque Novo Mundo). Os delegados titulares fizeram as entregas dos troféus: Marcelo Borges Domingos (Investigador do 19º DP), José Francisco Barral Rodriguez (Investigador do 39º DP) e Wilson Magno Vidal (Escrivão do 90º DP).

GUARDA CIVIL METROPOLITANA === Em mais uma fase de homenagens, a Guarda Civil Metropolitana, que teve o histórico lido e de conhecimento aos presentes. E foi convocado à frente: Inspetor Geovane dos Santos Bazilio (Comandante Regional de Vila Maria/Vila Guilherme e Canil), que prestou homenagem com o troféu “Marco da Paz” ao Sub-Inspetor Marco Antonio da Silva.  Neste momento, houve uma homenagem póstuma ao Classe Especial Luiz Alves Cabral, da GCM Inspetoria Regional da Vila Maria/Vila Guilherme – Canil, que foi representado pela sua esposa, Sra. Sueli Aparecida Souza.

CONSEGs NAS HOMENAGENS === Na última parte de homenagens da noite, o cerimonial passou às entregas do “Diploma Mensageiro da Paz”, convidando  o presidente do Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG de Vila Guilherme/Jardim São Paulo, José Maria da Rocha Filho, para homenagens ao Capitão PM James Carlos (Comandante da 3ª Cia do 9º Batalhão) e ao Delegado Titular Dr. Edilzo Correia de Lima (9º DP-Carandiru). E a presidente do CONSEG DA Vila Maria, Shirley Massato Suzuki, participa das homenagens ao Capitão PM Rafael Staboli Sanches (Comandante da 2ª Cia. do 5º Batalhão) e o Dr. Paulo Roberto Nascimento Oliveira (Delegado Titular do 19º DP-Vila Maria).

Já o presidente do CONSEG de Vila Gustavo, Antônio Henrique Fernandes, é convocado para entrega do diploma ao Dr. Egidio Cobo (Delegado Titular do 39º DP). E, finalmente, foi chamado o presidente do CONSEG do Parque Novo Mundo, Carlos Alberto de Faria (ausente por problemas familiares), que foi representado  pela Sra.  Silvia da Conceição Alonso,  que auxilia na entrega da homenagem  ao Dr. Carlos Alberto Abrantes (Delegado Titular do 90º DP-Parque Novo Mundo).

DIPLOMA ESPECIAL === E ainda na finalização das homenagens, foram convocados novamente à frente os presidentes dos CONSEGs, que fizeram homenagem com o “Diploma Mensageiro da Paz” ao Comandante Regional da Vila Maria/Vila Guilherme e Canil da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Geovane dos Santos Bazílio. O comandante da GCM atende e participa dos quatro CONSEGs.

AS PALAVRAS FINAIS === Um pouco antes do encerramento da solenidade, aconteceram os discursos das autoridades e representantes da Policias Militar, Civil, Bombeiros, Guarda Civil e da Policia Civil. Ainda a palavra final dos representantes da Distrital Nordeste-ACSP e do prefeito regional de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros. E os destaques ficaram a cargo da Tenente Coronel PM Dalva Aparecida Martins Claudio (Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento de Área M/3), que mostrou a importância do trabalho da Policia Militar e afirmou que “foi uma bela homenagem que recebemos e mostra a importância de nossas ações, quando somente somos lembrados naqueles momentos”, com os agradecimentos; e de João Bico de Souza (vice-presidente da FACESP e Coordenador das Sedes Distritais da ACSP), que fez os agradecimentos e dignificou a importância dos policiais, no momento que vivemos ao crescimento de mais violência, e defendeu as ações de combate e finalizou “que retornem vivos àqueles que merecem pela justiça, segurança e paz dos cidadãos, os policiais!”. Foi muito aplaudido.

E estava terminada a solenidade. Foto geral do grupo de homenageados com os troféus “Marco da Paz” e os Diplomas de “Mensageiros da Paz”, junto às  autoridades. Depois muitos cumprimentos, abraços, fotos e selfies. E, depois de uma hora e meia de solenidade, todos retornam à realidade do dia a dia, no cumprimento de suas obrigações na Segurança Pública.

Além da galeria de fotos publicadas na matéria, veja a cobertura fotográfica completa aqui

 

Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora