Como já acontece em várias cidades de outros países, principalmente nas capitais europeias, o processo da retirada de veículos da área central é gradativa.  E há locais totalmente fechados em regime permanente, dando prioridade aos transportes públicos e outros meios.  E seguindo essa tendência mundial, a Prefeitura de São Paulo — junto à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) —  irá fechar, na próxima 6ª feira (27/10/2017), das 6h00 às 18h00, algumas vias do Centro Histórico da cidade ao trânsito de carros e motos. A ação chamada de “Sexta sem Carro” será repetida toda última 6ª  feira do mês para que a população se conscientize e passe a utilizar outros meios de transporte e também caminhar pelas ruas do centro.

A iniciativa busca expor o uso demasiado do veículo particular na cidade, bem como incentivar a utilização de outros modais, como ônibus, metrô e bicicleta. O primeiro teste aconteceu no “Dia Mundial Sem Carro” e, devido ao bom resultado da medida, será uma ação permanente da atual gestão.

A proibição acontecerá em toda extensão da Rua Boa Vista, Ladeira Porto Geral, Largo de São Bento, Rua Líbero Badaró, Viaduto do Chá e em trecho da Rua Florêncio de Abreu (entre a Ladeira da Constituição e a Rua Boa Vista), sendo permitido somente o trânsito de ônibus, táxis e bicicletas.

A iniciativa busca incentivar o debate sobre o uso do veículo na cidade, propor soluções como a prática da carona entre amigos e vizinhos (o que aumenta a lotação dos carros e diminui o número de veículos nas ruas), estimular o uso do transporte coletivo e as pequenas viagens a pé ou de bicicleta.

A CET colocou faixas na região alertando para os bloqueios e acompanhará o evento, monitoramento os desvios propostos e os principais cruzamentos afetados, orientando os motoristas sobre a proibição.

Bloqueios:

  • Praça da Sé com Rua Venceslau Brás;
  • Praça da Sé com Rua Floriano Peixoto;
  • Rua Coronel Xavier de Toledo com Viaduto do Chá;
  • Rua Florêncio de Abreu com Ladeira da Constituição.

Devido aos bloqueios, carros e motocicletas não poderão transitar.

Desvios:

Sentido da Praça da Sé / Praça Ramos de Azevedo: Rua Senador Feijó, Rua Cristóvão Colombo, Rua Riachuelo, Túnel Papa João Paulo II, Avenida Prestes Maia, Avenida Senador Queirós, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Rua Coronel Xavier de Toledo e Praça Ramos de Azevedo.

Sentido da Praça Ramos de Azevedo / Praça da Sé: Rua Conselheiro Crispiniano, Avenida São João, Avenida Ipiranga, Avenida São Luís, Viaduto Nove de Julho, Viaduto Jacareí, Rua Maria Paula, Viaduto Dona Paulina, Praça Dr. João Mendes, Rua Anita Garibaldi, Rua Roberto Simonsen, Rua Venceslau Brás e Praça da Sé.

Não haverá alterações no transporte público, uma vez que estará liberado o trânsito para ônibus e táxis nas vias bloqueadas.

Recomendações

– Respeite a sinalização;

– Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;

– Ao avistar a canalização de orientação na pista, reduza a velocidade dos veículos para maior segurança;

Fale com a CET – Ligue 1188. Atende 24 horas por dia para informações de trânsito, ocorrências, reclamações, remoções e sugestões.

<Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação-Secom/PMSP e CET>

 

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here