A nova gestão do governo municipal, sob o comando do prefeito João Dória Jr. e do vice-prefeito Bruno Covas, completou um mês de atividades, com muitas realizações, que foram acompanhadas pelo “DiárioZonaNorte” e serão resumidas em reportagem especial. Aproveitando esse momento, abre-se espaço para os prefeitos regionais da Zona Norte (Nordeste e Noroeste) para comentários sobre o primeiro mês  de suas administrações e um balanço do que aconteceu neste período, com perspectivas de novas realizações. Além do noticiário que apresentamos em nossas edições diárias, os prefeitos regionais poderão em breve ter novos espaços com entrevistas exclusivas sobre as realizações em suas regiões.

O prefeito regional de Jaçanã/Tremembé, Alexandre Pires, traz aqui o seu depoimento. Já foram publicados os comentários de Roberto Godoi, prefeito regional da Freguesia do Ó/Brasilândia; Dário José Barreto, da Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros; Rosmary Corrêa/Delegada Rose, de Santana/Tucuruvi/Mandaqui; e Paulo Cahim, de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão. Em seguida, encerraremos a série com o último depoimento do prefeito regional de  Pirituba/Jaraguá (Ivan Lima). 

“Ações conjuntas” —  ( por Alexandre Pires * ) — Em pouco tempo, a região do Jaçanã/Tremembé está percebendo mudanças no seu dia a dia. Fizemos uma parte do que era preciso fazer e sabemos que tem muito ainda a fazer. No comando da Prefeitura Regional,   estamos impondo o ritmo e diretrizes do governo de João Doria e do secretário Bruno Covas.

Iniciamos a nossa gestão a todo vapor com a zeladoria na região, tirando muito entulho, cortando mato, limpando bueiro, tampando buracos, reformando logradouros e efetuando limpeza manual nos córregos. E as ações emergenciais de enchentes e queda de árvores. Detalhes às vezes pequenos, mas muito agravantes em situações maiores, que estavam parados no tempo. E, com isto, fizemos interações com a rede que envolve a Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana, Sabesp, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Secretaria da Habitação (Sehab), Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Dersa, Supervisões de Vigilância em Saúde (Suvis) e também os Conselhos  Participativo Municipal,  Comunitário de Segurança (CONSEG)  e Tutelar, entre outros.

Logo no meu primeiro dia de gestão, mobilizamos as equipes de limpeza para a ação “Cidade Linda” na Avenida Guapira, no trecho da Rua Tanque Velho até a Praça João Batista (quase em frente ao Asilo do Jaçanã), que percorrido vários quarteirões de uma faxina que há muito não se via no local. E assim houve sequências aos mutirões diariamente nos bairros, sempre com a minha presença, ouvindo a população e resolvendo os problemas imediatos. Um prefeito regional tem que estar junto à população, arregaçar as mangas e colocar as mãos no problema. Não é ficar à distância, dentro de seu gabinete, recebendo informes sem ações diretas e eficientes.

Desta forma, conseguimos  atender muitos munícipes, assim como  detectar diversos problemas na região, principalmente os Córregos do Piqueri, Tremembé e Paciência.  Lembro que há muito tempo os córregos não têm limpeza mecanizada, o que por sua vez gera muita sujeira e lixo nas margens. Para começar a resolver o problema, agendamos para o dia 20 de fevereiro a primeira limpeza mecanizada no Córrego da Paciência, que há muitos anos não é efetuada. Precisamos limpar os nossos córregos, começar a tratar o problema pela raiz. É uma medida que vai ajudar muito a população e estamos almejando as obras para resolver de uma vez esse problema que tanto afeta os moradores da nossa região.

O prédio da atual Prefeitura Regional do Jaçanã/Tremembé agora está aberto a todos. No começo de minha gestão, já abrimos as portas para várias reuniões e muitas ações junto à comunidade. Estamos trabalhando intensamente, no mesmo ritmo de nosso prefeito, dormindo tarde e levantando de madrugada – sem finais de semana e feriados. Nunca se viu um ritmo forte como agora nestas áreas administrativas da cidade.

E nada se pode fazer sem a participação e contribuição dos munícipes. Podemos estar junto à população, mas há necessidade de colaboração constante com o resgate da cidadania de cada um.  Contamos muito com o apoio da população nos descartes de lixo e entulhos e, principalmente, em córregos e rios. O que jogamos na natureza, ela devolve para a gente. O que depender deste  prefeito regional, os moradores podem ter certeza de muito trabalho e ações. E temos certeza de grandes ações daqui em diante para um novo balanço conjunto com o povo!

 (*)  Alexandre Baptista Pires —  formado em publicidade com pós-graduação em gestão pública e especialização em marketing político. Foi assessor na Câmara Municipal de São Paulo e presidente fundador do Rotaract Jaçanã.

Prefeitura Regional de Jaçanã/Tremembé —  Av. Luis Stamatis, 300 – Jaçanã – Telefone:  3397-1000 –  Horário de Funcionamento: 2ª a 6ª feira –
08h00 às 18h00  

 

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here