da Redação DiárioZonaNorte

O Parque Estadual Alberto Löfgren, conhecido como Horto Florestal, ficará fechado preventivamente a partir deste sábado (21/10/2017), quando será realizada uma ação de vacinação contra a febre amarela. A ação é coordenada pelas Secretarias Estadual e Municipal da Saúde e Secretaria Estadual do Verde e Meio Ambiente, também inclui uma nebulização realizada por agentes de saúde.

O Horto Florestal possui uma grande extensão de Mata Atlântica e em seus 187 hectares, onde habitam muitos animais nativos. Uma área de 35 hectares é aberta a visitação do público.

A decisão de fechar o parque é conseqüência dos resultados de exames que detectaram a presença do vírus da febre amarela silvestre, em um macaco bugio encontrado morto no parque. Lembrando que os macacos não transmitem a febre amarela para a população e são apenas hospedeiros do vírus, transmitido de forma silvestre pelos mosquitos haemagogus e sabethes

Com o parque fechado, os agentes sanitários farão uma varredura no parque para coletar amostras de mosquitos, que são os transmissores da doença.

LOCAIS DE VACINAÇÃO === Três mil pessoas que moram na região serão vacinadas preventivamente. A imunização acontecerá neste sábado entre 9  e 17 horas em três locais: um posto volante montado dentro da Associação dos Moradores do Bairro Vila Amélia (na rua Tomé Afonso de Moura n. 345), na UBS Jardim Peri (Avenida Peri Ronchetti n. 914) e UBS Horto Florestal (rua Luis Carlos Gentile de Laet x Rua do Horto n. 603).

A partir da próxima 2ª feira (23/10/2017) serão acrescentados outros dois locais de vacinação contra a febre amarela na zona Norte:  UBS Vila Dionísia (Rua Chen Ferraz Falcão, 50, Vila Dionísica)  e UBS Mariquinha Sciascia (Rua Dr. José Vicente, 39 – Tremembé).

A cidade de São Paulo registrou em 2017, cerca de 12 casos de febre amarela, originários de pessoas que passaram por outras regiões do país. Não há casos de febre amarela urbana no Brasil desde 1942.

A vacina não é indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

Serviço:

Vacinação contra febre amarela
Data: 21/10/2017 (sábado)  –  Horário: das 9h as 17h
Locais: UBS Jardim Peri (AV. PERI RONCHETTI, 914 – JD PERI)

UBS Horto Florestal (R. LUIS CARLOS GENTILE DE LAET X R. DO HORTO, 603)

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora