da Redação DiárioZonaNorte ==

Em 1987,  surgia na Zona Norte de São Paulo o primeiro shopping voltado unicamente para decoração.  Era a década  de 80.  A década da fita cassete,  do “Pac Man”,  do Walkman, do relógio com calculadora e os primeiros computadores pessoais (PCs) chegavam aos poucos na casa das pessoas e utilizavam como mídias de arquivo, os chamados  “disquetes” 5 1/4 (aueles pretos) e depois os 3 1/2.  Só três anos após a inauguração do empreendimento, os telefones celulares chegaram no Brasil e  hoje  são verdadeiros assistentes pessoais.  Quando o engenheiro  Curt  Otto  Baumgart  idealizou o Shopping Lar Center, não tinha ideia da rapidez com a qual a tecnologia se desenvolveria.

Passados 30 anos,  o mesmo Lar Center foi o local escolhido para apresentar às  entidades do Terceiro Setor da Zona Norte de São Paulo o aplicativo Walp, uma ferramenta que conecta doadores às ONGs geograficamente  mais próximas deles, facilitando e organizando o processo de doações e dando visibilidade ao trabalho realizado pelas instituições

A abertura do encontro ficou a cargo de Larissa Madanelo, do  Instituto Center Norte – braço social do Complexo Center Norte – do qual o Lar Center faz parte. No encontro, os representantes de entidades do Terceiro Setor, puderam conhecer e testar o Walp.   A tecnologia do aplicativo é inédita e o Instituto Center Norte está apoiando os desenvolvedores do App na divulgação para o Terceiro Setor da Zona Norte.

Sobre o Walp === O aplicativo  Walp  (Wave of Help – onda de ajuda) foi criado por  alunos da  Escola Técnica Estadual  Jorge Street,  localizada em São Caetano do Sul, durante a edição 2016 do programa StartUp in School, idealizado pela consultoria Idéias de Futuro e com apoio do  Centro Paula Souza (CPS)  e do  Google.

O StartUp in School   é um programa de iniciação em empreendedorismo tecnológico para alunos do ensino médio, ondedurante uma competição com duração de dois dias, os participantes criam uma startup baseada em aplicativo mobile (específico  para celulares), desenvolvendo um protótipo do app e seu modelo de negócio.  Durante a competição são trabalhados conceitos introdutórios de programação  e competências empreendedoras.

Jaci Cruz CEO da Consultoria Idéias de Futuro

O  Walp  se tornou uma  startup  (empresa  em fase inicial que desenvolve produtos ou serviços inovadores, com potencial  rápido de  crescimento) e fazem parte dela Pedro Rezende, Fernanda Muller, Jamille Veronezi, Naomi Banno, Lucas Rezende e Vanessa Romero.  Foram eles, junto com a Jaci Cruz (CEO ) e Liliane Sartorio  (Gerente de Novos Negócios) da consultoria Idéias de Futuro.

 Walp: captura de tela

Como funciona === Concebido inicialmente para aparelhos com o sistema operacional Android, o   Walp  é um aplicativo totalmente gratuito e  tem um funcionamento bastante simples. Após fazer o download  na Google Play, o usuário passa a ter cesso às instituições  próximas de sua casa por meio de um dispositivo de geolocalização.  O  Walp também permite a busca por  busca por tipo de atendimento – se a entidade cuida de crianças, idosos ou animais.   Com  a lista das  ONGs em mãos, é possível obter  uma relação das necessidades materiais de cada entidade e  assinalar a doação de itens, como alimentos e produtos de higiene. Também existe a possibilidade de doar trabalhos voluntários (serviços de manutenção, contabilidade, jurídico, etc).

Durante o encontro promovido pelo Instituto Lar Center,  os desenvolvedores puderam conhecer a realidade do terceiro setor aqui da Zona Norte e foram convidados à integrarem  a base de dados do aplicativo, por meio do cadastro de suas entidade .  Em um  futuro próximo, os autores do app estudam incluir a possibilidade de doações  em dinheiro .

Entre as entidades que participaram do encontro estavam a Rede Social Zona Norte (RSZN) – que reúne várias entidades do terceiro setor com atuação na região, representada por Maria Aparecida Cruz Souza e que também representou o  Instituto José Sampaio da Silva –,  Eva Ern (educadora ambiental),  Biblioteca de São Paulo, Ecodigital, Amar Muito Mais,  Instituto Solid Rock Brasil, Associação Mutirão do Pobre e  Cresce – IEV Instituto Espaço Vida – Educação Especial e Reabilitação,  além da presença de João Santo  – presidente em duas gestões do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e assessor do vereador José Police Neto.

Sobre o Instituto Center Norte  ===    Fundado em 2002, Instituto Center Norte tem como objetivo incentivar e promover ações de caráter social com foco em educação, capacitação profissional e geração de renda. O Instituto faz parte da Cidade Center Norte composta pelo Shopping Center Norte, Shopping Lar Center, Expo Center Norte e Novotel Center Norte, localizados na Vila Guilherme, São Paulo. Durante a sua trajetória, o Instituto já apoiou mais 81 instituições. Os recursos financeiros são formados por ações promocionais dos shoppings com renda parcialmente revertida para atividades sociais e da venda dos materiais reciclados de embalagens descartadas pelo Novotel Center Norte e pelos lojistas dos Shoppings Center Norte e do Lar Center.

 

Organicos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora