A Biblioteca de São Paulo – BSP  -– (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Parque da Juventude — ao lado da Estação Metrô Carandiru – Informações:Telefone: 11-2089-0800 ) —   promove gratuitamente entre os dias 22 a 25 de agosto  (3ª a 6ª feira), das 14h30 às 17h30, a Oficina de Roteiro, que vai ensinar conceitos sobre a sétima arte para que os participantes possam desenvolver roteiros de curtas-metragens. Serão abordados diversos temas, como noções de dramaturgia, linguagem audiovisual, escrita do roteiro, personagem, conflito e diálogo.

A atividade acontece às 14h30 e a carga horária é de 12 horas. As inscrições podem ser feitas até  6ª feira (11 de agosto) — ou até o preenchimento das vagas. Basta mandar um e-mail para agenda@bsp.org.br ou ir até o balcão de atendimento da biblioteca.

A tutora é Francine Barbosa, roteirista e educadora de audiovisual. Ministrou oficinas de cinema nas Fábricas de Cultura, CulturAção, Programa VAI e Oficinas Tela Brasil, nos quais orientou mais de 70 projetos de curtas metragens de crianças, adolescentes e adultos. Dirigiu o curta Cerimônia, exibido em seis festivais nacionais e em mostras de cinema brasileiro em Taiwan e Toronto. Foi coroteirista de A navalha do avô, vencedor do Kikito de melhor roteiro de curta-metragem brasileiro no Festival de Gramado.

Na atividade, vão ser indicados filmes e livros como referências. Entre eles, o curta Quem matou Eloá?, de Lívia Perez  (assista no link:  http://bit.ly/2b9prtf ) e trechos do clássico O poderoso chefão, de Francis Ford Coppola. Para a professora, é uma ótima pedida para quem procura informações e quer se especializar na área. É indicada para estudantes, jornalistas, atores e pessoas que estão acostumadas com processos de escrita.

“A minha ideia não é ter ao fim da aula um roteiro pronto e sim ensinar técnicas e praticá-las com exercícios na sala de aula. Assim é possível experimentar, ter liberdade e criatividade, sem a angústia de entregar um produto ao fim das quatro aulas. Outra coisa interessante é exibir na BSP curtas brasileiros contemporâneos. Como estou sempre circulando em festivais, tenho acesso a um ótimo acervo para pesquisa e reflexão”, finalizou.

BIBLIOTECA DE SÃO PAULO (BSP) === A BSP foi inaugurada em 8 de fevereiro de 2010. Faz parte do conjunto de iniciativas da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo para incentivar e promover o gosto pela leitura. Localizada no Parque da Juventude, foi concebida para ser um projeto inovador de inclusão social por meio da leitura. Conta com uma programação cultural diária e ações em acessibilidade e serviço social.

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here