No último sábado (03/12) o Espaço Dança & Vida levou ao palco do Teatro Dom Bosco/Unisal-Colégio Salesiano, no bairro de Santa Terezinha-Zona Norte/Nordeste, o espetáculo “As Maravilhosas Memórias de Alice”. Cerca de 70 bailarinos, entre alunos do Espaço Dança & Vida, integrantes da Cia Dança e Vida, Grupo Juvenil Dança e Vida, Grupo Infantil Dança e Vida e o Grupo Dança e Movimento na 3ª Idade, executaram 18 coreografias, divididas em dois atos, de forma magistral.

O espetáculo baseia-se na conhecida obra de Lewis Carroll, “Alice no País das Maravilhas” e “Alice do Outro Lado do Espelho”, que completou 151 anos em 2016.

A estória nonsense da menina curiosa e do coelho que a conduz pelo reino dos sonhos e da fantasia, onde o impossível é absolutamente possível. Um mundo fantástico, com contornos paradoxais, onde as personagens misteriosas e carismáticas se atropelam num caminho de aventuras, cor e magia. O extraordinário torna-se comum e diferentes perspectivas se cruzam numa lógica do absurdo.

A versão de balé criada pela diretora Helô Medeiros, com roteiro desenvolvido por Maurício Guilherme é no mínimo, genial. Com um auditório-teatro de 1.200 lugares, quase lotado, as coreografias acompanharam os temas e personagens da história, mesclando números de balé clássico, stiletto, jazz, sapateado, balé clássico ou dança contemporânea, deu uma cara moderna e vibrante ao espetáculo.

A integração de experientes bailarinos em cena com os bailarinos ainda em formação foi excepcional e levou a platéia para mergulhou no mundo aparentemente ilógico de Alice, que trouxe a tona as teorias freudianas, como a do inconsciente e continua muito atual.

Impressionou a riqueza de detalhes dos figurinos assinados por Maria Lucia Perossi e confeccionados por Benilde M.dos Santos e Jane Cristina Queiroz. O cenário criado por Alessandra Ferraz e da maquiagem de Raquel Camelo e equipe, foi uma agradável surpresa. A iluminação ficou à cargo da MM Produções e a trilha sonora que embalou o espetáculo era de Be Assef.

O Chapeleiro Maluco, o Coelho Branco, o irônico gato de Cheshire, Lagarta Azul , Humpty Dumpty, o Exército de Cartas, a Rainha de Copas e a Rainha Branca, ganharam força com jogos de luz e articulação de bailarinos sincronizados.

A escolha da talentosa Anna Paula Machado, no papel de Alice, foi acertada e permitiu um total aproveitamento da coreografia já que uma criança dificilmente teria condições de sustentar o interesse da platéia na coreografia. Sua interpretação foi totalmente harmônica com a locução de Maria Paula Lima, que deu voz aos pensamentos de Alice.

As bailarinas Bia Brasil, como Rainha Branca e Carolina Tamy Emoto como a Rainha de Copas e Manuela Nogueira, como a emblemática Lagarta,  defenderam suas personagens com louvor.Destaque também para a versátil Thalyta Medeiros, que assinou algumas das coreografias, juntamente com Helô Medeiros e foi responsável pela assistência de direção do espetáculo. Em cena, como uma gata mostrou um frescor em seus movimentos, derivado de uma técnica apurada.

As Maravilhosas Memórias de Alice é um espetáculo coreografado à várias mãos. Além de Helô Medeiros e Thalyta Medeiros, assinaram coreografias Fátima Martinelli, Michelle Marcondes, Thaisa Graziele, Glaucia Santos Silva, Adriano Bolshi e Carlos Castro.

Nem a chuva que caia insistentemente no sábado atrapalhou. O Teatro Don Bosco, com capacidade para 1.200 lugares, estava praticamente lotado. O público acompanhou atentamente o espetáculo do começo ao fim. As expressões eram de surpresa e encantamento.

E o tema do espetáculo de 2017 já foi escolhido por Helô Medeiros e o roterista Maurício Guilherme: “As quatro estações do Amor”, que pretende mostrar o amor através das estações climáticas, vistas de acordo com a mitologia grega.E surge a pergunta inevitável, como um espetáculo de dança deste nível não faz parte da programação itinerante do SESC ou dos circuitos municipal e estadual cultura? Helô Medeiros, por meio do trabalho desenvolvido no Espaço Dança & Vida mostrou que, existe vida cultural de primeiro mundo do lado de cá do Rio Tietê.

Atenção: Veja o portifólio com 157 fotos dos melhores momentos do espetáculo e os bastidores acessando link:                                               www.facebook.com/diariozonanorte

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here