O prefeito João Doria anunciou nesta 5ª feira (08/02/2018) uma nova etapa do programa “Asfalto Novo”, com investimento de R$ 200 milhões, sendo R$ 45 milhões do Tesouro Municipal, R$ 100 milhões do fundo de multas, R$ 25 milhões da SPTrans e R$ 30 milhões financiados pelo Santander.

Nesta nova fase, que começa no dia 1º de março e tem previsão de término em 30 de junho, serão recapeadas mais de 60 vias, totalizando 147  quilômetros,  contemplando todas as Prefeituras Regionais. Entre as vias da Zona Norte:

Santana/Tucuruvi/Mandaqui

  • Rua Dr. César (entre R.Voluntários da Pátria até Rua Alfredo Pujol – 1,.5 km – área: 78.880 m2) –;
  • Eng.Caetano Álvares – trecho 2 – Av.Imirim até Praça Caetano Alvarres – 3,6 km  – área: 86.400 m2); e
  • Rua Voluntários da Pátria (Av. Morvan Dias de Figueiredo até Rua Souza Lopes – 5.5 km – área: 70.000 m2)

Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros

  • João Simão de Castro (Av. Gustavo Adolfo até Rodovia Fernão Dias – 2,0 km – área: 40.000 m2);
  • Gustavo Adolfo (Praça angelo Conti até Rua Major Dantas Cortez – 3,0 km metros – área: 36.000 m2); e
  • Curuçá ( Rua Maria Cândida até Rua Galileu Gaia – 1,8 km – área: 28.800 m2).

Freguesia do Ó / Brasilândia

  • Marginal Tietê Pistra Expressa ( Ponte da Freguesia do Ó até Ponte do Pequeri – 1,8 km – área: 30.000 m2); e
  • Marginal Tietê Pista Local (Ponte da Freguesia do Ó até Ponte do Pequeri – 1,8 km  – área: 30.000 m2).

Pirituba/Jaraguá/São Domingos

  • Marginal Tietê Pista Local ( Ponte do Pequeri até Rodovia Pres. Castelo Branco – 5,0 km  – área: 78.880 m2); e

Casa Verde/Cachoeirinha/Limão

  • Imirim ( Av. Deputado Emílio Carlos até a Alameda Afonso Schmidt — 4,6 km)

(*) Não houve registros de vias nas prefeituras regionais de Jaçanã/Tremembé e Perus/Anhanguera.

Em outras regiões da cidade, destaca-se entre as vias: a Marginal Tietê, que terá 23 km recapeados, e a Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

Os outros seis eixos viários incluídos no pacote do financiamento são os seguintes:

– Corredor João Dias: recomposição total e piso rígido desde o Terminal João Dias até a Av. Santo Amaro; e desde a Av. Santo Amaro até o cruzamento com a Av. dos Bandeirantes (7 km);

– Av. Interlagos: desde a Av. Washington Luiz até a Av. Atlântica (9 km)

– Estrada do M’Boi Mirim: Rua Ribeiralta e Rua Humberto Marçal, no Jd. Ângela (5 km)

– Av. Amador Bueno da Veiga (5 km)

– Av. Radial Leste: do Centro até o entroncamento com a Av. Aricanduva (7,9 km)

A Avenida do Estado, que não recebe recape desde 2012, é outra via escolhida e terá as obras realizadas com os recursos provenientes do financiamento junto ao Santander. Serão asfaltados 9,7 km no trecho entre a Pres. Castelo Branco-Marginal do Tietê e o Viaduto Grande São Paulo. A mesma avenida terá ainda mais 3 km recapeados em uma próxima etapa, totalizando 12,7 km.

“Algumas áreas recapeadas não viam asfalto novo há 35 anos. Esse é um compromisso da cidade de São Paulo e felizmente nós estamos cumprindo graças ao bom trabalho que vem sendo realizado”, disse o prefeito João Doria.

Todo o investimento da SPTrans será para obras de recuperação, manutenção e recapeamento de faixas e corredores exclusivos de ônibus na cidade. Os recursos vêm do Fundo Municipal de Desenvolvimento do Trânsito (FMDT).

“Começamos pela Zona Leste muito forte e também pela Zona Sul na primeira fase, principalmente nas regiões periféricas que tinham uma necessidade, e agora nós já estamos atendendo as 32 Prefeituras Regionais no maior programa de asfalto dos últimos anos”, ressalta o secretário das Prefeituras Regionais, Cláudio Carvalho.

Obras em andamento === A etapa anterior do programa Asfalto Novo, que teve início em novembro de 2017, foi dividida em dois lotes e beneficia 76 vias. O primeiro lote tem investimento de R$ 200 milhões em 147 km de ruas e avenidas. Já o segundo, com investimento de R$ 150 milhões, contempla 110 km de vias. O fim dos trabalhos desta etapa está previsto para 30 de março.

Do total de R$ 350 milhões desta etapa, R$ 210 milhões são do Fundo de Multas, R$ 100 milhões do Tesouro Municipal e os outros R$ 40 milhões investidos pela SPTrans no recape de corredores de ônibus. Foi a primeira vez que se utilizou recursos de multas para obras de asfaltamento.

O Asfalto Novo traz como grande novidade a qualidade superior do asfalto utilizado, que garante o dobro de durabilidade ao recapeamento. Numa exigência da licitação, o asfalto deve durar oito anos, ao contrário dos quatro exigidos anteriormente.

O controle da qualidade já começa na visita às usinas que fornecerão a matéria-prima. Além dos ensaios tecnológicos e laudos fornecidos pelas próprias empresas, a Prefeitura também fará a verificação por meio de uma empresa independente. Mas a durabilidade do asfalto também depende da adequação das guias e sarjetas, que devem estar em boas condições. Para isso, as empresas responsáveis pelo recapeamento terão de fazer sua requalificação e conservação sempre que necessária.

Prefeito visita Av. Braz Leme, na Zona Norte===  O prefeito João Doria estará no próximo sábado (10/02/2018), às 11 horas da manhã, bem próximo do Sambódromo — quando os desfiles estiverem no final. Mas o objetivo não é o Carnaval e sim a inauguração do asfalto novo da Avenida Braz Leme. Ao lado dele, o Secretário Municipal das Prefeituras Regionais, Claudio Carvalho, e outros secretários, autoridades e a prefeita regional de Santana/Tucuruvi/Mandaqui.  O prefeito estará no primeiro ponto no número 480 (em frente ao Charles Dog – na área da Casa Verde), deve passar pela moderno prédio da Totvs (nº. 1000 – na área da Casa Verde ) e segue depois em frente ao Posto da Shell (nº 1959 – na área de Santana). Deve ir até a Padaria Gran Royalle (no nº.  2335) para tomar um cafèzinho, também no território de Santana.

Corredores de ônibus == A Prefeitura também está negociando um financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 450 milhões. O processo de financiamento está em estágio avançado.  As secretarias de Serviços e Obras e de Mobilidade e Transportes estão à frente dos entendimentos com o BNDES para liberação dos recursos.

O financiamento vai viabilizar a revitalização completa de sete eixos de corredores de ônibus, vias, faixas e passeios importantes da cidade, incluindo as obras do novo Rapidão, na Zona Sul. Em alguns corredores, o piso asfáltico será substituído pelo piso rígido (concreto).

O Rapidão previsto no projeto é o corredor de ônibus que será implantado na Estrada de Itapecerica, entre o Terminal João Dias e o Terminal Capelinha, na Zona Sul, numa extensão de3,4 km. Ele vai utilizar tecnologia de última geração, com equipamentos e mobiliário para cobrança desembarcada em estações de pré-embarque, onde será realizado o pagamento das passagens. Este modelo mais rápido de embarque e desembarque pode economizar até 20 minutos no tempo de percurso. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Especial de Comunicação/Secom – PMSP >>

Assista reportagem de Filippo Mancuso no SPTV 1ª edição/Tv Globo (com apresentação e comentários de César Tralli) de 08/02/2018 – mostrando o “Asfalto Novo” na 1ª fase —    Clique:    http://bit.ly/2nN6Iw0

 

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