Uma reunião atípica, fugindo do cardápio mensal do Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG de Vila Gustavo (* que abrange Vila Constança, Parque Vitória, Parada Inglesa, Vila Ede, Jardim Brasil e Vila Medeiros ), que aconteceu nesta 4ª feira (28/06/2017). Inicialmente, notou-se a ausência do presidente do CONSEG, Antonio Henrique Fernandes, que é rigoroso em seus compromissos – que, desta vez, foi obrigado a realizar uma viagem de negócios (* veja um pouco de seu perfil aqui).  E ele foi substituído pela vice-presidente, a Professora Maria Cândida Costa Gaspar, que também caminha passo a passo ao lado do Sr. Fernandes, nos 32 anos de ações comunitárias. Como diz o presidente: “Minha fiel escudeira em todos os momentos”.

QUEM ESTAVA PRESENTE === Houve somente parte da solenidade costumeira: a primeira estrofe do Hino à Bandeira a capela, todos em pé e com respeito. Fugindo também à regra, a presidente em exercício leu a “Oração pelo Brasil” e, logo em seguida, passou a palavra para a 1ª  Secretária, a Professora Elizabeth Cardoso de Menezes, que anunciou os membros natos: o novo Comandante da 3ª Companhia do 5º Batalhão da Policia Militar, Capitão Renato Fernandes Santos, que substitui a Capitã Mônica Iwasaki Sales, transferida para outro Batalhão do Horto Florestal – e que estava presente; e o Delegado Titular Egidio Cobo, do 47º Distrito Policial. E complementou com as demais autoridades da mesa: Carlos Alberto Faria, representando o prefeito regional Dário José Barreto, da Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros; José Cândido de Freitas, representando a prefeita Rosmary Corrêa (Delegada Rose), de Santana/Tucuruvi/Mandaqui; os conselheiros tutelares de Santana/Tucuruvi/Mandaqui, Guarda Luizinho e Aparecido Brás; e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/Seção Santana, Dr. Negis Aguilar da Silva. Um pouco depois do início, chegou o Inspetor Queiróz, da Guarda Civil Metropolitana, representando o Inspetor Renato Sampaio, Comandante Regional Santana/Tucuruvi.

QUEM NÃO COMPARECEU === E, mais uma vez, notou-se as ausências importantes de representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET)/ São Paulo Transportes (SP Trans), do Departamento de Iluminação Pública (ILUME) e da Sabesp  — que não houve referências, apesar destas ausências sempre são duramente observadas pelo presidente do CONSEG Vila Gustavo.

MAIS REPRESENTANTES ===  Junto à plateia de cerca de 30 pessoas,  havia o assessor Murilo Campos que realiza trabalhos ao vereador Conte Lopes; Tadeu Marin (Conselho Participativo de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros e da Assoravim);  Comandante Vitória – hoje na reserva da Polícia Militar e próxima presidente do Lions Clube Tucuruvi; Iara Campanelli (supervisora de Habitação da Prefeitura Regional de Santana/Tucuruvi/Mandaqui); e Elpídio Ulian Jr (ambientalista).

E ainda houve a leitura dos nomes de toda a Diretoria do CONSEG, reeleita recentemente. Foi dispensada a leitura da íntegra da ata da reunião do mês passado – que normalmente consome até 45 minutos. E ainda o empresário e educador Olavo Araújo Tomas Júnior, diretor geral da Faculdade São Paulo (coligada à Uniesp), que no final falou sobre ações sociais e facilidade do ensino à distância  na Zona Norte.

O INÍCIO DA HOMENAGEM === Mudando o costumeiro roteiro, a palavra não foi aberta para as autoridades da mesa. Cândida comunicou que a reunião estava sendo modificada extraordinariamente por causa de uma importante homenagem a quatro policiais militares da 3ª Companhia do 5º Batalhão. “Eles são merecedores pela  ato humanitário no parto delicado realizado no começo do mês no Jardim Brasil”, anunciou. O DiárioZonaNorte  foi o único veículo a noticiar o evento na home (primeira página) de seu  Portal de Notícias (veja a matéria aqui) e levou a ideia ao CONSEG-Vila Gustavo para a homenagem aos policiais – que teve o apoio do Lions Tucuruvi e do Clube de Mães da entidade.

O QUE ACONTECEU === No dia 01/06/2017, uma 5ª feira, de madrugada, eis o relato emocionante do novato Soldado William Ferreira: “ Em pouco tempo de profissão infelizmente nos deparamos com situações ruins, situações complicadas e difíceis… Essas situações que muitas vezes já até esperamos que aconteça, mas nesta noite algo muito especial aconteceu. Foi uma emoção inexplicável, uma vida nascendo diante dos nossos olhos. Nascendo em nossas mãos. Nesta noite… eu, Matheus Henrique , Leonardo Belisario e nosso parceiro Oldembrock realizamos o parto e nascimento da pequena Ingrid. Foi um parto complicado,  pois ela estava virada ao contrário na barriga da mãe …  e, Graças a Deus!,  deu tudo certo e a criança passa bem , sob cuidados médicos…”. Essa mensagem foi recebida pela  Cabo Cardoso e retransmitida pela Soldado Evelyn à redação do Portal de Notícias DiárioZonaNorte.

CERTIFICADOS E ELOGIOS === Agora, com a presença da mãe Francisca Viviane e da recém-nascida Ingrid, os Soldados William Gomes Ferreira, Matheus Henrique Laselva, Leonardo Assis Belisário e Taween de Oliveira Oldembrock foram chamados à frente para as homenagens com a entrega dos certificados das mãos da Comandante Mônica Iwasaki Sales – que dedicou palavras de elogios e carinhos a cada um deles. Nos certificados, o resumo: “pelo seu valioso e incomparável compromisso de amor e serviço à comunidade e à Segurança Pública, sobretudo no parto da pequena Ingrid. Nossa gratidão e reconhecimento público pela nobre tarefa que exercem junto à Polícia Militar do Estado de São Paulo”.

Lembramos que na retaguarda da ação dos policiais, na ocorrência do parto da pequena Ingrid, estava o Sargento Nai, que recebeu o aviso dos policiais no local e passou as instruções — que estava presente no CONSEG Vila Gustavo, onde por algumas ocasiões substituiu a Comandante Mônica nas reuniões.

COMANDANTE MÔNICA NA HOMENAGEM === Aproveitando o momento, a despedida da Comandante Mônica Iwasaki Sales, que por quase três anos esteve à frente da 3ª Companhia do 5º Batalhão e também frequentando quase todas as reuniões do CONSEG Vila Gustavo, neste período. Através do reconhecimento e sugestão do “DiárioZonaNorte”, a Comandante também recebeu homenagens – que coincidiu com sua transferência de Batalhão – e ela recebeu o certificado das mãos do novo Comandante Renato Fernandes Santos, que a substitui. “Tenho a honra da homenagem à Comandante Mônica, que já tivemos  juntos no meu ingresso à carreira militar e da qual trago boas e importantes recordações”, comentou. Ele serviu na Zona Leste por longo período e também esteve na Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – ROTA, sendo que agora pretende ter uma boa atuação na Zona Norte.

A Comandante Mônica também fez um emocionante agradecimento aos seus ex-comandados, ao comandante e outros presentes, além do CONSEG, “onde terei sempre boas recordações e aprendi muito,  e sempre que puder, foi prestigiar com a presença na plateia”, resumiu. Foi uma importante homenagem e com muitas fotos (ver abaixo). Os policiais militares foram agraciados com lembranças do CONSEG e do Lions Vila Gustavo. A mãe e a pequena Ingrid também receberam as homenagens e lembranças.

ENCERRAMENTO ANTECIPADO === Diante de todas as homenagens, não houve muitas demandas. E as poucas que chegaram à mesa – mais com assuntos de zeladoria — foram lidas rapidamente, e encaminhadas para soluções de cada área, principalmente com os representantes das Prefeituras Regionais. Diante desta circunstância, o encerramento da reunião aconteceu bem antes do horário normal, às 21h10.  As atas de maio e junho serão lidas na próxima reunião marcada para 26 de julho (sempre na última 4ª feira do mês), no mesmo auditório do Lions Vila Gustavo (ao lado da Estação do Metrô Parada Inglesa), às 20 horas. 

UM NOVO PARTO DE EMERGÊNCIA === No dia anterior à reunião do CONSEG Vila Gustavo (27/06 – 3ª feira), a redação do DiárioZonaNorte recebeu novo comunicado da Cabo Cardoso, da Comunicação Social do 5º Batalhão da Polícia Militar: “ POLICIAIS DA FORÇA TÁTICA DO 5° BATALHÃO REALIZAM PARTO NA REGIÃO DA ZONA NORTE ==  Na noite de 27 de junho,  os Policiais Militares da Força Tática do 5° Batalhão Sargento PM Sandro dá Silva, Cabo  PM Rafael Paciência Marques e  Cabo PM Demétrius Maximiano Tibães Borsato,  atenderam a solicitação da equipe do Posto Policial do Jardim Brasil, onde informaram que havia uma parturiente a ser conduzida ao Pronto Socorro, pois encontrava- se com fortes contrações.

De imediato a viatura dá Força Tática M-05013 – que estava próxima do local em patrulhamento — prestou apoio,  para a condução da  parturiente. E não havendo tempo hábil para chegada ao hospital, o parto foi realizado dentro da viatura policial, sendo utilizado os procedimentos e as técnicas de pronto socorrismo. Pelas mãos desses gloriosos policiais veio ao mundo uma criança do sexo masculino, onde foi conduzido ao Pronto Socorro do Hospital São Luís Gonzaga juntamente com sua genitora”.

O fato foi citado na reunião do CONSEG, com as homenagens extensivas aos policiais da Força Tática, que demonstram e confirmam a presteza e solidariedade humana da Policia Militar. A todos, parabéns! (Abaixo as fotos deste segundo parto com os policiais da Força Tática)

 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora