Crianças e jovens de 11 a 14 anos podem participar do Clube da Leitura para Adolescentes, iniciativa da Biblioteca de São Paulo (BSP), que ocorre até o mês de novembro. Em três encontros serão debatidas obras da literatura infantojuvenil. O livro Os meninos da biblioteca, de autoria de João Luiz Marques, idealizador e mediador dessa edição do programa, foi abordado no primeiro encontro, em agosto. O intuito é que a criança ou o adolescente leia uma obra previamente escolhida pelo coordenador do Clube e troque ideias com o mediador. “Fiz a proposta à BSP de contemplar o público infantojuvenil e foi aceita. Quanto mais estímulo se dá ao público jovem, maiores são as probabilidades de ele se tornar um adulto leitor”, acredita Marques.

Obras ===  Um bolo no céu, de Gianni Rodari; Os meninos da Rua Paulo, de Ferenc Molnár; e O alienista, de Machado de Assis serão os próximas livros que Marques irá abordar com os participantes. “A adesão dessa faixa etária à literatura somente ocorre se houver o estímulo dos pais, professores ou de algum adulto. Queremos conquistar esse público para conversar sobre livros e leitura de livros”, diz o mediador. Para Pierre Andre Ruprecht, diretor-executivo da SP Leituras, o Clube de Leitura foi implementado  para atrair o público mais jovem aos centros culturais e às demais programações formatadas para essa faixa etária nas bibliotecas estaduais. “Com esse novo projeto, estamos também incentivando o gosto pela leitura. É recomendado que a criança ou o jovem leia o livro antes da participação no clube para aumentar a fruição no encontro.” Ruprecht é da opinião de que o cerne das bibliotecas não é o acervo ou o livro, mas sim as pessoas. “Esse é o mote de nossa agenda cultural, especialmente as destinadas ao público pré-adolescente e adolescente.”

Descobertas  ===  Estimular o participante a dar a sua opinião, falar o que pensa sobre uma obra e abrir a possibilidade para que perceba que existem muitas maneiras de se ver uma trama é fundamental para Marques. “O olhar do outro nos permite várias descobertas. É preciso despertar entusiasmo, pois isso vai levá-los a se interessar por outras histórias”, garante. Segundo o escritor, nesse tipo de atividade a transferência da experiência pessoal aos integrantes do grupo é enriquecedora.

Segundo Marques, no primeiro encontro metade dos jovens havia lido Os meninos da biblioteca. A trama tem como figura central Heitor, um garoto inteligente que descobre que uma biblioteca está para ser fechada e demolida. Descontente com a situação, ele e um grupo de amigos agitam manifestações de apoio (falam com autoridades e pensam em diversas estratégias para que o espaço não encerre suas atividades). Ao abraçar essa causa, conseguem reverter a situação e o local permanece aberto.

Curiosidade ===  Segundo Marques, o encontro realizado no mês de agosto foi positivo. Os participantes demonstraram bastante curiosidade sobre a história, as personagens e a autoria da trama. “Contei que eu era o autor do livro Os meninos da biblioteca. Fiz um panorama do texto, mostrando as características e contradições de cada personagem. Nessa faixa etá- ria, eles são muito espontâneos e falam exatamente o que pensam. Uma das crianças disse que não achava legal um fato que eu havia contado sobre a obra, mas, no final, após ouvir todos falarem, mudou de opinião”, relata. A BSP disponibiliza os títulos para as crianças e algumas editoras doam ou emprestam os livros.


Inscrições === Crianças e adolescentes interessados em participar devem se inscrever em agenda@bsp.org.br ou comparecer ao balcão de atendimento da BSP, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 18 horas

Próximos encontros, das 14h30 às 16h30:

Dias 30 de setembro (sábado) == Um bolo no céu, de Gianni Rodari

Dia 28 de outubro (sábado) == Os meninos da Rua Paulo, de Ferenc Molnár

Dia 25 de novembro (sábado) ==  O alienista, de Machado de Assis


Serviço

Clube de Leitura para Adolescentes – Biblioteca de São Paulo (BSP)

Av. Cruzeiro do Sul, 2.630  – esquina Av.Gal.Ataliba Leonel -Carandiru/Santana -SP

Estacionamento interno ( ao lado/atrás do ETEC ): PAGO

Metrô Carandiru — Informações/Telefone: (11) 2089-0800

——

 

 

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here