19.8 C
Sao Paulo
quinta-feira, 26 Abril, 2018
CN Institucional
Home Cidade Saúde Cães da GCM auxiliam no tratamento de idosos em hospital

Cães da GCM auxiliam no tratamento de idosos em hospital

290
0

Em geral, os hospitais utilizam cães para esse tipo de técnica terapêutica por serem mais adaptáveis, por sua afeição natural pelas pessoas, sua maior interação com os doentes, motivarem e melhorarem o humor, a saúde e o bem-estar dos pacientes, entre outras características.

As atividades de cinoterapia do HSPM acontecem na recepção da enfermaria de geriatria, com o animal sendo conduzido por um profissional do canil da corporação. A cada ação, que ocorre quinzenalmente e às terças-feira, são visitados cerca de cinco pacientes.

“Para o HSPM a Cinoterapia é mais uma terapia que vem trazer benefícios aos pacientes que encontram-se internados. Nossa ideia é ampliar esse projeto para outras clínicas, sendo essa mais uma das ações do programa de Humanização desta instituição”, declara Antonio Célio Camargo Moreno, superintendente do HSPM.

“Médico” de quatro patas ===  Os benefícios da cinoterapia são inúmeros e estão relacionados a vários aspectos físicos, mentais, educacionais e fisiológicos. Possibilita a mobilização precoce do paciente, facilitando sua saída do leito, seja em cadeiras de rodas, seja com a ajuda de andadores ou de terceiros. Aumenta a comunicação verbal e não verbal entre os pacientes e os membros da equipe médica, melhora a capacidade de concentração e atenção, encoraja o contato social e as atividades de lazer, aumenta a autoestima, combate a solidão, a ansiedade e a depressão dos pacientes, entre outros efeitos.

Além disso, a presença do animal em hospitais ameniza o ambiente e favorece as relações e a comunicação entre familiares e amigos dos doentes, inclusive entre os profissionais de saúde. << Com apoio de informações/fonte: Secretaria Municipal de Saúde/Secom-PMSP >>

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora