Por  Redação DiárioZonaNorte

No primeiro dia de outubro,  um domingo, a partir das 7 horas da manhã, a Zona Norte recebe, pela primeira vez, mais uma tradicional Corrida de Rua, que acontecerá no Campo de Marte, em Santana.  Será a 56º Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama em São Paulo, abrindo a campanha de conscientização “Outubro Rosa”, com o apoio do Instituto Brasileiro de Combate ao Câncer (IBCC), que acontece há 18 anos (1999). Antes, em São Paulo, as corridas eram realizadas no Parque do Ibirapuera.

Desta vez, o evento tem previsão de adesão de 5 mil inscritos. Como sempre aconteceu, o que for arrecadado será revertido para a Campanha “O Câncer de Mama no Alvo da Moda”, que existe há 22 anos (desde 1995). O evento é organizado pela Life Sports com apoio da Prefeitura de São Paulo. As inscrições podem ser realizadas diretamente no site www.corridaibcc.com.br . A taxa de adesão é de 95 reais (segundo lote) e o participante recebe um kit com duas camisetas com a marca-simbolo do alvo-azul da Campanha, sendo uma de poliamida e outra finisher, mais uma medalha e uma sacochila. 

COMO SERÁ === Além dos tradicionais 3,5 e 5 quilômetros nos percursos, neste ano a novidade será o de 10 quilômetros, divididos entre caminhada e corrida para mulheres e homens. A concentração será na área interna do Parque Aéreo de Material Aeronáutico – PAMA, ao lado do Anhembi, com percursos saindo à Avenida Santos Dumont – ao lado da Praça Heróis da Força Expedicionária Brasileira – FEB, sendo a de 10 quilômetros percorrendo a Avenida Braz Leme até a Ponte da Casa Verde, com o retorno em sentido inverso da avenida.  A programação da Corrida prevê o bloqueio do percurso das 05h30 às 09 horas; alongamento às 06h30;  a largada às 7 horas; e a premiação às 08h30 – sendo calculada 01h30 o tempo do evento.

O OBJETIVO E A CAUSA === Já são 55 edições do evento realizadas pelo IBCC,  em mais de 10 cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Cuiabá, Blumenau, Brasília, Curitiba, Recife, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, Florianópolis e Porto Alegre.  Com os  percursos mais longos, a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama é uma forma de expressar a luta social contra a doença, quebrando tabus e mostrando a prevenção e detecção precoce como fator de superação. Quem participa da Corrida e Caminhada, mais do que lutar pelo pódio de chegada, luta pela conscientização sobre o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce do tipo de câncer que mais mata as mulheres no país através do autoexame e da mamografia. A cada ano, mais de 50 mil novos casos surgem no Brasil. A  prevenção e detecção precoce da doença pode ser curada em mais de 90% dos casos se diagnosticada em fase inicial.

O QUE FAZ O  IBCC ===  O Hospital IBCC é uma rede de serviços hospitalares especializada em oncologia. Há 49 anos o IBCC é uma instituição privada, Beneficente de Assistência Social. É pioneiro no combate ao Câncer de Mama, tendo instalado o primeiro mamógrafo do Brasil em 1971. Investe continuamente em pesquisa, educação, novas tecnologias e procedimentos complexos, sendo expoente em transplante de células tronco hematopoiéticas (transplante de medula óssea). Se orgulha de ter um Atendimento Humanizado diferenciado tanto para seus pacientes de operadoras de saúde quanto para pacientes do SUS.  São mais de 200 leitos ativos, tendo como tratamentos: cirúrgicos, quimioterápicos, radioterápicos e no acompanhamento clínico, além da referência em Onco-hematologia sendo um dos maiores Centros de Transplante de Medula Óssea da América Latina.

A ORIGEM DA CAMPANHA ===  A Campanha O Câncer de Mama no Alvo da Moda foi idealizada em 1994 por Ralph Lauren, que após acompanhar a luta de sua amiga e jornalista Nina Hyde contra o câncer de mama, decidiu que precisava usar a moda para falar com as mulheres sobre esse assunto. Criador do alvo azul, ele fez muito mais do que isso. Sua campanha, abraçada pelos seus colegas do Council of Fashion Designers of America (CFDA), fez sucesso nos EUA e chegou ao Brasil em 1995, com a escolha do IBCC como detentor exclusivo da marca. Há 27 anos, os recursos arrecadados pela Campanha têm sido utilizados na melhoria do atendimento aos pacientes e na conscientização da população em geral com relação à importância da prevenção e da detecção precoce da doença.

 

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here