Na primeira reunião do ano do Conselho Comunitário de Segurança – CONSEG de Vila Maria, na 5ª feira (23/02/2017), a  grande surpresa foi a plateia. Cerca de 40 pessoas apinhadas em uma saleta no prédio administrativo da Igreja Nossa Senhora da Candelária. Até o presidente do CONSEG, Otacílio Montagner, comentaria mais tarde que ficou emocionado ao ver tanta gente.

Sem o uso de microfone, as autoridades foram convocadas para a mesa: Dr. Paulo Roberto Nascimento de Oliveira, o novo delegado titular do 19º Distrito Policial (Rua Amambaí, 1181 – Vila Maria, São Paulo – fone 2954-2868); o prefeito regional de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Dário José Barreto; o Comandante da Guarda Civil Metropolitana da região Vila Maria/Vila Guilherme, Inspetor Geovane dos Santos Basilio; e o novo Diretor de Divisão Técnica do Distrito de Saúde da região, Antonio Augusto  A. Leporace –  que Andes era Coordenadoria de Saúde.

Sem explicações, foi notada a ausência do Comandante da 2ª Cia do 5ª Batalhão da Policia Militar, que não enviou representante por ser membro nato. E também não se registrou o comparecimento de representantes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), SP Trans, Sabesp, Conselho Tutelar, Ilume e outros – o que está acontecendo também nas demais reuniões dos CONSEGs da região.

Na plateia, o destaque para as presenças do Padre Eloi Schons (da Igreja Nossa Senhora Candelária), de Lúcio Grosso (administrador do Clube Escola   Thomaz Mazzoni) e Nelson Marques (Coordenador do Conselho Participativo Municipal da região) – entre outros.

Com o apoio de Beto Freire (vice-presidente), o presidente Otacílio Montagner  deu início à reunião lembrando que,  nos próximos meses, os  CONSEGs deverão estar no processo de renovação de diretorias.

Sendo assim, ele deu início ao rito eleitoral para o  CONSEG Vila Maria. As  chapas deverão se apresentar  até o próximo mês de março, com eleições marcadas para abril e a posse da nova diretoria em maio.

Conforme explicado pelo Sr Otacílio,  as regras da Coordenadoria dos CONSEGs são rígidas e os interessados devem protocolar  os registros junto ao Comandante da Policia Militar e do Delegado do Distrito Policial, seguindo os requisitos das normas eleitorais. << Saiba mais sobre as eleições acessando a página da Coordenadoria dos CONSEGs: http://www.conseg.sp.gov.br/ >>

O Lúcio Grosso, gestor do  Clube Escola Educacional Thomaz Mazzoni, relatou o aumento de furtos nas dependências do equipamento e  no comércio no entorno do clube.   Ele acredita que a solução, seria a transferência da base da Inspetoria Maria/Guilherme da GCM para a área do clube.  O Clube atende hoje cerca de 400 crianças, divididas na prática de diversas modalidades esportivas.  De acordo com o gestor,  comunidade fez um abaixo assinado manifestando o desejo.

O Inspetor  Geovane dos Santos Basilio confirmou o recebimento do abaixo assinado pelo Comando Norte da CGM e lembrou que, o principal problema da Guarda é a  ampliação do quadro de pessoal.  Os homens que anteriormente ficavam no Thomaz Mazzoni foram realocados para a Ronda  Escolar.  De acordo com ele, pela primeira vez, um prefeito tem um trato diferenciado com a Guarda Civil e por isso acredita que, com o tempo as condições de trabalho serão revistas.

Sobre o  último concurso comentou que  foram convocados dois mil  homens e mulheres, sendo que apenas 500 ingressaram de fato na academia da CGM  (o processo de formação, após aprovação em um concurso é de cerca de seis a sete meses).  Destes 500, apenas 390 completaram o treinamento e hoje,  apenas 150 permanecem na ativa.  No próximo mês de abril, mais 500 serão formados. Sendo que “se minha Inspetoria receber dois será muito”.   Ainda sobre a situação do Thomaz Mazzoni,  o Inspetor Basílio verificará a possibilidade de montar um Posto Avançado da GCM no local

Um  outro  assunto que mereceu destaque  e será tema de uma reportagem especial no DiárioZonaNorte, foi a liberação de uma verba de  cerca de  R$ 4,7 milhões  para a construção de um muro de arrimo no quadrilátero das ruas Belchior  de Ordas,  Rua Ciro, Travessa  Polimestror e Travessa João Rangel.

Em 2011, ocorreu um desabamento  provavelmente provocado pela obra que construiria um prédio na Rua Belchior de Ordas, pelas  fortes chuvas naturais do período de janeiro e fevereiro e a declividade do terreno.  Na época, o  então  Regional subprefeito  Antônio de Pádua Perosa  embargou a obra e a Defesa Civil interditou  26 imóveis, entre eles, a Capela Nossa Senhora de Fátima, localizada na Rua Ciro.

O padre Eloi lembrou que a “Igreja está fechada há seis anos, sendo impossível qualquer celebração”, já que a área onde a igreja foi construída é de risco (nos pés da encosta)  e sem a obra o local permanecerá interditado.

A obra foi licitada e a verba liberada. Como uma das empresas concorrentes questionou o resultado na justiça e a decisão tomou um tempo maior que o normal, a Prefeitura perde o prazo e a verba foi devolvida ao Tesouro Municipal em 30 de dezembro de 2016.  Agora, ela se encontra congelada e se não for liberada até a próxima 6ª feira (03/03/2017) ela será cancelada.  O prefeito regional Dário J. Barreto está fazendo todos os esforços possíveis pela liberação da mesma e está em contato direto com a Secretaria Municipal da Fazenda.

O presidente Montagner foi direto ao perguntar aos assessores de vereadores presentes (Rodrigo Gomes – PHS, Aline Cardoso – PSDB, Conte Lopes – PP) de que forma seus legisladores poderiam efetivamente auxiliar na questão do descongelamento da verba. Todos se comprometeram a encaminhar a demanda.

O prefeito Barreto também convidou todos os presentes e solicitou apoio do CONSEG Vila Maria para o  mutirão de ajuda ao Parque da Vila Guilherme/Trote, que pretende reunir a comunidade, empresas e entidades da região para uma ação emergencial no parque.  Marcado inicialmente para o dias  25 e 26 de março (sábado e domingo).    O prefeito também lembrou que decreto assinado pelo  prefeito João Dória Júnior em 21 de janeiro de 2017,  desburocratizou o processo de adoção de praças públicas para pessoas físicas e jurídicas.

A próxima reunião do CONSEG Vila Maria acontecerá na Casa Dom Macário (Rua Amambaí n. 1415 – Vila Maria ) no próximo dia 30 de março (19h30).

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here