“Viva Bem”, esse é o nome do novo projeto do Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO) Perus, da Coordenadoria Regional de Saúde Norte – CRS/Norte, que visa despertar nos alunos um pensamento e atitudes mais sustentáveis. Sob a gerência de Juelaine Silva de Santana, assistente social, a ação teve sua primeira oficina realizada no dia 06/02, sendo mediada por Giseli Alves de Lima, Agente de Promoção Ambiental (PAVS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Caiuba.

“A ideia é trazer para o dia a dia dos participantes, práticas mais sustentáveis, troca de conhecimentos, mudança de hábitos e, aos poucos, construir uma consciência ambiental”, diz a agente Gisele sobre o propósito do programa.

O começo === Na aula inaugural, os usuários do CECCO aprenderam a importância de desenvolver uma mentalidade ecologicamente correta, para viver melhor e interagir de forma mais consciente com o planeta, respeitando e preservando a natureza, além de receberem orientação sobre como criar um ambiente mais sustentável e harmônico, por meio de procedimentos simples e diários, como não jogar lixo na rua, economizar água, reutilizar materiais que iriam para o lixo, descartar corretamente o lixo eletrônico e o óleo de cozinha, evitar o uso de copos descartáveis, entre outros. “A parceria também foi importante para despertar uma mudança de hábito dos próprios servidores do CECCO Perus”, diz a gerente Juelaine, que exemplifica: “percebo que estão usando suas canecas em vez de copos descartáveis, o que além de gerar menos resíduos reduz gastos”, orgulha-se ela.

“Tratar as questões socioambientais é fundamental para a promoção da saúde, pois elas têm impacto direto na saúde e qualidade de vida da população. Assim, a parceria com CECCO Perus é uma excelente oportunidade de ampliar essa discussão e levar mais informações às pessoas”, afirma Fábio Kinker Caliendo Benzi – Gestor Ambiental (Programa Ambientes Verdes e Saudáveis- PAVS).

Na prática === Transformar CDs em quadros decorativos foi a oficina ministrada no primeiro dia do curso. “Foi muito bom participar. Por mais que tenhamos uma experiência de vida sempre há coisas novas para se aprender e com as palestras fica mais fácil memorizar e praticar”, assegura Aldina Santos M. Faria, usuária do CECCO Perus.

Em tempo, toda terça-feira, o programa Viva Bem oferece oficinas para o desenvolvimento de práticas sustentáveis, visando elevar a qualidade de vida dos seus usuários. << Com apoio de informações/Fonte: Coordenadoria Regional de Saúde-CRS/Norte – por Luana Amorim >>

Serviço

Cecco Perus: Rua Fiorelli Peccicacco, 510 – Fone:  3915-6100

De 2ª a 6ª , das 7 às 17 horas

Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora