Comprometido com a promoção e a prevenção da saúde da população, o Centro de Convivência e Cooperativa (CECCO)  de Perus (Rua Fiorelli Peccicaco, 510 – Fone: 11-3915.6100 – 2ª a 6ª feira – 07 às 17 hs), da Coordenadoria Regional de Saúde Norte, oferece oficinas terapêuticas, esportes, atividades artísticas e culturais que proporcionam benefícios ao corpo e ao espírito e a inclusão dos participantes.

As oficinas, com suas diferentes linguagens, buscam abarcar a diversidade e o vínculo entre os indivíduos como eixo estruturador de redes de convivência. “Percebemos no CECCO e no nosso trabalho a diversidade sendo vivenciada como um todo, assim como preconizado na diretriz Universalidade do SUS”, diz Juelaine Santana, assistente social e gerente da unidade.

Ao longo do ano são realizados eventos que geram debate entre o público, como o Bate-Papo sobre sexualidade, que aconteceu em abril deste ano, com a participação de Bia Nascimento, educadora sexual. Além disso, as datas comemorativas (Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Pais, Saúde do Idoso, Carnaval, etc.) são celebradas com programações especiais.

As oficinas terapêuticas, como a de capoterapia, por exemplo, promovem a saúde física e psíquica, o autocuidado, a autovalorização e a consciência corporal dos praticantes. A mais recente incluída no quadro de atividades é a de Dança Cigana. Ministrada pela enfermeira Juliana Alencar, da UBS Recanto dos Humildes, a atividade tem feito sucesso na unidade. Essa prática ajuda a elevar a autoestima, a combater o estresse e a controlar a ansiedade, entre outros. “Muitas pessoas com problemas nervosos podem ser beneficiadas por essa dança que trabalha desde os movimentos dos braços até os dos quadris e que também nos alegra”, garante a presidente do Conselho Gestor do CECCO Perus, Marili Molon, que sugeriu a implantação da oficina no centro. << Com o apoio de informações/fonte: Coordenadoria Regional de Saúde-CRS-Norte/Repórter: Aline Oliveira >>

Organicos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora