Da Redação DiárioZonaNorte  == 

Trick-or-treat? Travessuras ou gostosuras? Não tem jeito. O Halloween, conhecido como Dia das Bruxas, foi incorporado na cultura dos grandes centros urbanos.  Para entrar na brincadeira, o  Shopping Center Norte  criou uma atividade tecnológica, similar ao game Pokemon Go., que foi batizada como  ‘Caçada de Halloween’.

A ação acontecerá até o dia  31 de outubro e é um jogo é interativo que proporcionará os mais variados brindes a quem aderir à brincadeira.

Corredores invadidos por monstrinhos === A Caçada de Halloween é um jogo promete ser divertido e consiste na busca por personagens divertidos  pertencentes ao universo  fictício do Dia das Bruxas pelos corredores do shopping, por meio da realidade aumentada.

Dentro de cada personagem  virtual há uma oferta ou brinde diferente oferecida por uma das lojas do shopping. A cada três monstrinhos encontrados, o cliente terá direito a um copo temático (trick or treat). Mas atenção, será distribuído um copo por CPF.

Como jogar === Para participar, o cliente deverá baixar gratuitamente o aplicativo da promoção (GTou) nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store, clicar na promoção Caçada de Halloween e se logar no Facebook que a brincadeira estará ativa. Dentro da timeline há diversas ofertas oferecidas pelos lojistas. Para retirar o prêmio, o cliente terá de se dirigir diretamente à loja que corresponde à oferta.

Sobre o Halloween === O Halloween é fruto do sincretismo religioso entre o  paganismo europeu e o cristianismo. Sua origem remonta às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C.

A palavra Hallowen deriva de  “All Hallows’ Eve”.  “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro e véspera do Dia de Finados.

A festa chegou nos Estados Unidos, por meio dos imigrantes irlandeses. Na Irlanda, a festa faz parte do calendário celta e era chamada Samhaim e também marcava o  fim do verão. A celebração acontecia entre os dias  30 de outubro e 2 de novembro.

As abóboras esculpidas e a famosa frase trick-or-treat (gostosuras ou travessuras), dita pelas crianças ao bater nas casas para pedir doces, são coisas recentes.  Outra característica é que em relação  aos mortos, restou apenas uma alusão em tom de brincadeira.

Dia do Saci ===  O Dia do Saci é um projeto de lei  federal nº 2.762 de 2003 de autoria dos então deputados federais  Chico Alencar (PSOL RJ)  e Angela Guadagnin (PT  SP) – sim é aquela da dancinha da pizza no Congresso Nacional -,  e teria como função resgatar o folclore brasileiro e combater o “Dia das Bruxas” ou Halloween.

A origem da lenda do Saci Pererê  se originou no  sul do Brasil, há cerca de  250 anos,  e se espalhou todo o país. Sincretismo da cultura africana com a mitologia greco-romana, a entidade é considera por vezes maléfica ou apenas brincalhona. Quem conseguisse capturar um saci, dentro de uma garrafa, teria poderes mágicos.

Serviço:

O que: Caçada de Halloween

Data do evento: De 20 a 31 de outubro

Preços: Aplicativo gratuito

Onde: Shopping Center Norte

Endereço: Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme

 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora