Hoje é   Dia Mundial do Macarrão.  A data foi criada em  25 de outubro de 1995, durante  o I World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão), que reuniu  em Roma os principais fabricantes em todo o mundo.  O  Brasil é hoje,  o terceiro maior produtor de macarrão do mundo, com 1,3 milhão de toneladas.  O nosso consumo anual é de  6,2 kg por pessoa.

O macarrão foi criado pelos  chineses e popularizado no mundo pelos italianos. Chegou no Brasil no século 19, com os primeiros colonos italianos.

Macarrão é saudável === O macarrão é uma fonte de  carboidrato,  nutriente responsável por gerar energia ao cérebro e ao corpo humano.  A  nutricionista Natália Ipaves,  explica que  “o macarrão tem baixos níveis glicêmicos, porque  leva maior  tempo para ser digerido pelo organismo. Cada tipo de massa tem seus ingredientes específicos na composição, ainda que seja basicamente água e farinha de trigo.  O macarrão, originalmente, não usa açucares ou gorduras na sua constituição e a versão com farinha integras, trás o benefício das fibras”.

Quando acompanhada de molho de tomate natural (sem produtos industrializados), o macarrão beneficia ainda mais a saúde, já que “vários estudos apontam que o licopeno, substância encontrada no  tomate, é um potente antioxidante e auxilia na prevenção do câncer  de próstata”,  explica Natália Ipaves.

Para comemorar, que tal uma receita super gostosa de espaguete com molho rústico de tomates.

INGREDIENTES

150 g de espaguete (ou outra massa longa de grano duro)

4 tomates maduros

2 dentes de alho

2 colheres (sopa) de azeite

3 galhos de manjericão

sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

queijo parmesão ralado a gosto para servir

MODO DE PREPARO

  1. Leve uma panela média com aproximadamente 2,5 litros de água ao fogo alto.
  2. Lave, seque, corte os tomates ao meio e descarte as sementes. Corte cada metade em 3 tiras e as tiras em cubos médios – se quiser, use uma faca de serra. Descasque e pique fino o alho. Lave, seque e retire as folhas dos galhos de manjericão.
  3. Assim que a água ferver, misture 1 colher (sopa) de sal e coloque o macarrão para cozinhar (conforme instrução na embalagem), para ficar al dente.
  4. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite, junte os tomates e deixe cozinhar por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o alho, as folhas de manjericão e refogue por apenas 1 minuto para perfumar. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
  5. Assim que der o tempo do macarrão, retire e reserve 1 xícara da água do cozimento. Escorra a massa.
  6. Junte o macarrão ao tomate na frigideira e misture bem. Se achar necessário, regue com a água do cozimento para deixar o molho mais fluido. Sirva a seguir com queijo parmesão ralado.

 

Organicos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora