A única forma de tornar o mundo um lugar melhor para se viver é o voluntariado. Qualquer pessoa pode ser voluntária. Rico ou pobre, jovem ou idoso, com ou muita instrução.    O requisito básico é a boa vontade.

Com o intuito de  estimular pessoas a se envolverem com causas de voluntariado,  até do dia 13 de agosto  o  Shopping Center Norte promove  a primeira edição do Conecta ZN.   O evento  é uma parceria com o Atados, uma plataforma social que liga pessoas e entidades,  oferecendo oportunidades de voluntariado.

O voluntariado está no DNA da Cidade Center Norte. Em 2002 foi criado o Instituto Center Norte, que há 15 anos promove ações de responsabilidade social com as comunidades no entorno dos empreendimentos da Cidade Center Norte (Shopping Center Norte, Shopping Lar Center, Expo  Center Norte e Novotel Center Norte).

Instituto Center Norte === Uma das marcas registradas do Instituto Center Norte eram os leilões de guirlandas de Natal organizados por Dona Gloria Baumgart. As guirlandas eram confeccionadas  por pessoas famosas  do país inteiro e o dinheiro arrecadado, doado para a caridade.

Em parceria com entidades locais, o Instituto Center Norte realiza e incentiva projetos educacionais focados na cultura, esporte e capacitação profissional, a fim de inspirar, incentivar, contribuir e impactar positivamente na formação cidadã de crianças e jovens.  O trabalho desenvolvido com as mulheres, foca em projetos de  geração de renda.

O Conecta ZN tem  como  objetivo  incentivar as pessoas a  descobrirem afinidades com alguma causa e participarem de ações voluntárias e é um  espaço para que  as ONGs convidadas  apresentem  ideias, compartilhem  conhecimentos e contribuam para um mundo mais solidário por meio da realização de oficinas, que acontecem de sexta a domingo (das 12hs às 19h30).

Oficinas de Voluntariado === Cada oficina tem a duração de 45 minutos, com capacidade para 10 participantes. A idade mínima para participar das ações é de 7 anos (acompanhados do responsável).  Maiores de 10 anos podem participar sem supervisão de responsáveis.

O Instituto Flor Gentil,  faz um trabalho com r flores descartadas em eventos. Elas são restauradas e depois doadas.  Na oficina, os participantes vã aprender como dar uma cara nova aos arranjos e tudo que for produzido será doado a instituições  atendidas pelo Instituto Center Norte.

A ONG Abraço Cultural é  uma escola de idiomas e de experiências culturais formada por professores refugiados. Em sua oficina  ensinará a caligrafia árabe.  Os  caracteres árabes, fazem parte integrante de duas artes importantes de que se orgulha a civilização árabe-islâmica: o arabesco e a arte de formar as letras.   Você também vai aprender a produzir turbantes e fazer lindas tatuagens de rena.

O  Desguarda Roupa  tem o propósito de repensar a moda e seu consumo, tornandoa  mais humana. Os participantes vão aprender a  a reformar roupas que, serão posteriormente doadas para instituições do entorno do empreendimento, atendidas pelo Instituto Center Norte.

O Atados promove  um quiz que identificará qual a causa tem mais a ver com você, para que se torne um  voluntário.

Exposições ===  Além das oficinas, o  Conecta ZN tem  duas exposições super bacanas sobre voluntariado, que permanecerão  durante todo o período do evento (sempre das 12h às 21h)

A exposição “Efeitos do Voluntariado”, apresenta depoimentos de pessoas que  tiveram suas vidas modificadas pelo voluntariado.

Já a exposição da ONG “Meu Sonho Não Tem Fim”, que tem como objetivo transmitir ideais, pensamentos e ensinamentos de grandes exemplos de vida, apresentando painéis fotográficos de personalidades como Chico Xavier, Zilda Arns, Ayrton Senna entre outros.

A força dos catadores === Uma  outra grande atração é o  Pimp My Carroça, um movimento que luta para tirar catadores de materiais recicláveis da invisibilidade. Eles mediarão palestras de catadores sobre a importância desse trabalho para a limpeza da cidade e sobre a conscientização da sociedade a respeito. As palestras acontecem aos sábados e domingos, às 18hs

Serviço:

Conecta ZN

Até dia 13 de agosto (12h às 21h)

Praça de Eventos do Shopping Center Norte;

Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme.

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora