da Redação do DiárioZonaNorte 

<< Exclusivo >> == Depois de várias reuniões, conversas, telefonemas, conchavos, levantamentos e checagens de locais, a Secretaria Estadual da Cultura está batendo o martelo para a realização do retorno do Festival de Cultura “Revelando São Paulo” no Parque do Trote/Mart Center, na Vila Guilherme (Zona Norte/Nordeste).  O período será mais curto, com cinco dias, e não nos 10 dias como aconteceram nos eventos anteriores. E deve ser realizado  a partir  do dia 15 de novembro (feriado da Proclamação da República), na 4ª feira, até 19 de novembro (domingo),  provavelmente no horário das 12/13 às 22 horas – ainda falta uma definição final.

A intenção do Secretário Estadual da Cultura, José Luiz Penna, e do Secretário-adjunto Romildo Campello, e dos organizadores, era dar um presente de aniversário à Vila Guilherme, que comemora 105 anos de sua fundação nesta 3ª feira (12/09/2017) – quando, mais uma vez, o governo municipal não preparou oficialmente nenhum evento comemorativo. ”Ainda há alguns pequenos entraves burocráticos para acertos, que mexe com o orçamento,  incluindo o suporte para alguns serviços especiais — como transporte, cuidados veterinários e manutenção dos animais”, segundo uma fonte ouvida por este jornal. Somente depois, ”será possível sentar com o curador (Toninho Macedo) para discutir o formato deste Revelando São Paulo”, o que deve acontecer nos próximos dias.  Mas o anúncio oficial deverá ser feito na próxima 5ª feira (15/09/2017), a serem definidos local e horário.

AS OPÇÕES === Os outros locais como o espaço do Chácara do Jockey,  Parque da Água Branca e até o Anhembi foram analisados e estudados para o retorno, mas não tiveram plena aprovação por motivos de localização, espaço pequeno ou até por causa de processo de privatização. Segundo informações, uma quantidade muito grande de e-mails e outras manifestações de moradores da Vila Guilherme e Zona Norte também pode ter influenciado a decisão de negociar o Parque do Trote (que já tinha até a concordância do ex-secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini) e dos controladores do terreno particular do MartCenter – que vem sendo usado principalmente para estacionamento de caminhões de cargas – e que, neste acordo, cederá o espaço em contrapartida na exploração do estacionamento durante o evento – sem a participação da organização do Revelando São Paulo.

INFRAESTRUTURA E ACERTOS === Como o MartCenter sofreu demolições internas — principalmente onde era o shopping com as várias lojas e corredores — , o espaço que poderia ser usado como alojamento dos expositores do interior e das comunidades indígenas, será reformado em outras áreas de galpões internos.

A água poderá ser religada pela Sabesp  (como nas vezes anteriores) somente para o período do evento; como também a energia elétrica em acordo com a Eletropaulo – apesar de parte ser usado  através de potentes geradores.

OS RECADOS === Mas em sua página no Facebook, a Abaçai-Revelando São Paulo ainda mantinha o aviso de 16 de agosto de 2017: “Informação Oficial: O idealizador e diretor artístico Toninho Macedo do Revelando São Paulo esta em diálogo com o gabinete da Secretaria de Estado da Cultura para a viabilização da data e local do próximo festival. Assim que definido as informações serão compartilhadas por esta page e pela da Secretaria de Estado da Cultura”. Em contraponto, o Secretário-Adjunto do Estado da Cultura, Romildo Campello, mantém  o vídeo de 14 de agosto de 2017 (link:  http://bit.ly/2gsdanG )  onde  fez o anúncio dos acertos para a volta do evento e informando que Toninho Macedo será o “curador” do evento, ficando a execução do programa à cargo da  Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), que venceu o chamamento  para a produção do Revelando São Paulo.

AS NEGOCIAÇÕES === O “DiárioZonaNorte” vem acompanhando o assunto há vários meses e, no período mais recente, buscou vários contatos com a Secretaria Estadual da Cultura, inclusive no envio de um e-mail ao Secretário Adjunto Romildo Campello, na 6ª feira passada (08/09/2017), sem retorno.

Mas várias fontes ouvidas por este jornal, confirmaram as informações aqui registradas, como algumas visitas  técnicas ao Parque do Trote – mantendo contato com a Gestora Karen Gonçalves Ikuta –; com os responsáveis pelo MartCenter; no Parque da Água Branca;  no Jockey; na Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente; na Secretaria Municipal de Cultura com André Sturm (em pauta a utilização de espaço na Casa de Cultura Vila Guilherme – o Casarão – para ensaios do Balé da Abaçai); e até com o prefeito regional Dário José Barreto – entre outros contatos.

O evento tem sua tradição e identificação com a Vila Guilherme e foi sempre convocado pelos moradores. Estudou-se pelo retorno do “Revelando São Paulo”, começando por São José dos Campos (Parque Municipal Burle Marx) em novembro deste ano e a edição da capital ficaria para o ano que vem, com mais tempo para buscar sua localização. O que, agora, os planos foram reformulados! O último evento na Zona Norte ocorreu em 2014, depois de quatro edições no Parque do Trote/MartCenter.

QUEM É APAA – ASSOCIAÇÃO PAULISTA DOS AMIGOS DA ARTE === No seu institucional, a APAA informa que é  uma Organização Social de Cultura que presta serviços ao Governo do Estado de São Paulo desde 2004. Tem como missão levar produtos culturais de qualidade a diferentes plateias, no litoral, na capital e no interior do estado, e administrar e programar teatros e espaços culturais.

Música, Literatura, Dança, Teatro e Circo fazem parte da produção cultural que a APAA leva ao grande público por meio de festivais, programas continuados e da programação do Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, e do Teatro Estadual de Araras, a 170 quilômetros da capital paulista. A APAA é responsável ainda pelo Museu da Diversidade Sexual, localizado na estação República do metrô, em São Paulo.

Além dos projetos realizados para o Governo do Estado de São Paulo, a APAA viabiliza projetos culturais para marcas e investidores. Entre os objetivos da APAA estão a difusão e desenvolvimento das artes com alto nível técnico; a descentralização das atividades culturais, levando programação de qualidade para todo o Estado de São Paulo; a criação de espaços para debates, visando o aperfeiçoamento dos profissionais das várias áreas artísticas e culturais; e a contribuição nas políticas culturais, visando a ampliação do acesso público.


Natal 2017 CN

5 COMENTÁRIOS

  1. Fico muito feliz pelo retorno do Revelando SP no Pq do Trote, mas a data 15/11 não ajuda por ser um feriado, muitas pessoas deixam SP para curtirem o feriado e tbem a diminuição de tempo do Evento desse porte.

  2. Estou muito feliz com a volta do revela são Paulo no parque do trote é muito bom e maravilhoso são dias de muita alegria

  3. Que excelente notícia!!
    Estava acompanhando as negociações e nada mais justo que continuar valorizando a cultura do nosso povo…eles merecem!!!

  4. Noooooossa quanta alegria, em saber que esse encontro tão importante para nossa Cultura estará de volta!!! Muito felizes por isso. Agradecidos ao Secretario Estadual da Cultura. Rosemeire, família e amigos!!!

  5. muito pouco tempo, um evento muito lindo retrata o interior com apresentação culturais e comidas deliciosas

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here