da Redação DiárioZonaNorte ===

O Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG Jaçanã/Tremembé realizou na última 2ª feira (12/03/2018),  no salão da Paróquia São Luiz Gonzaga – no Jaçanã, sua reunião mensal.  Presidido por Sônia Maria Daniel, com o auxílio do vice-presidente Wiltone  David da Silva.  Nem mesmo  a forte chuva que atingiu São Paulo, horas antes da reunião — com enchentes, quedas de árvores e interrupção do fornecimento de energia elétrica em alguns pontos da região — ,  não impediu a presença de cerca de 68 pessoas na plateia — que normalmente recebe perto de 150 moradores. E foi uma noite especial, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Autoridades ===  Para formar a   mesa de autoridades foram convocados  o Capitão PM Daniel Palma – do 43º Batalhão da Policia Militar representando o Coronel  PM Homero di George Cerqueira, responsável pelo policiamento de toda a Zona Norte;    Tenente PM Alexandre Davi de Souza Guedes – Comandante interino da 1ª Cia. do 43º Batalhão da Policia Militar;  Vagner Mariano –  representante da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET);  Fábio Polilo – Coordenador de Obras da Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé representando o prefeito regional Alexandre Baptista Pires;  deputada estadual Clélia Gomes (Avante);  Guilherme de Lima – Chefe dos  Investigadores do  73º Distrito Policial; Aparecida de Fátima Almeida Retamero – da Assessoria de Articulação Comunitária da São Paulo Transportes (SPTrans);  Inspetor  Marcus José de Almeida – da Inspetoria da Guarda Civil Metropolitana (GCM) Jaçanã/Tremembé;  Eliana Guarda – Assuntos Comunitários da Sabesp e  a advogada Dra. Ieda Mascarenhas de Souza.

Convidados === Na platéia, Iara Ferreira (Supervisora da UVIS Jaçanã/Tremembé), Jacira Reis (presidente do  Instituto de Defesa e Apoio a Mulher –  IDEAM ); membros do Moto Clube Trem das Onze; Nelson Ferreira Filho (líder comunitário e diretor da Sociedade Amigos do Parque Edu Chaves – SAPEC), Rafael de Souza (supervisor de  Cultura Jaçanã/Tremembé), Lucimara Cordeiro (Supervisão Técnica de Limpeza Pública) e a assessora parlamentar Carmem Carmo.

Terminada a  execução do Hino Nacional,   a presidente   e os membros da mesa, tomaram conhecimento das  demandas da plateia encaminhadas  através de formulários  e dava a palavra ao reclamante. Como sempre, as autoridades presentes já respondiam e davam encaminhamento aos assuntos.  Muitas das pessoas que fizeram o uso da fala, agradeciam o trabalho  desenvolvido pelas autoridades e pelo CONSEG Jaçanã/Tremembé.

Líderes Comunitários de Facebook  ===  Nelson Ferreira Filho  fez uso da palavra para falar sobre problemas específicos do Parque Edu Chaves, entre eles a realização das chamadas HP (House Party) realizadas no bairro.  As  HP são festas feitas no interior de casas particulares e tiram o sossego dos vizinhos, da mesma forma que um baile funk.   Sobre essas constantes festas em casas particulares, na região do Jardim Brasil, Ferreira informou que elas já foram mapeadas e terão um tratamento adequado ao  caso. Ele alertou também para os “lideres comunitários de Facebook”, pessoas que usam as redes sociais para protestar e esbravejar sem ter, contudo, uma ação prática — nem mesmo comparecem às reuniões do CONSEG, do CADES ou do Conselho Participativo Municipal. E ele lembrou a platéia que as ações práticas são necessárias para a solução dos problemas da região e da cidade.

Dirigindo-se à deputada Clélia Gomes, o líder comunitário Nélson Ferreira, solicitou que em uma próxima reunião, a parlamentar apresentasse ao CONSEG Jaçanã/Tremembé um balanço da lei que regulamenta  o som alto, se foi efetivamente implementada ou não. E também lembrou que, em ano de eleições, “vários candidatos virão até aqui e que isso é bom… assim poderemos apresentar nossas necessidades e cobrá-los caso sejam eleitos”. Após a colocação do líder comunitário, a deputada Clélia Gomes comprometeu-se a trazer para a próxima reunião o que foi pedido.

Homenagens ===   A segunda parte da reunião foi dedicada às homenagens para as mulheres que “fazem a diferença”, com o seu trabalho, em nossa região.  A presidente Sonia Maria agradeceu à Jacira Reis, por sua participação no programa “Mulheres em Questão” – da Rádio Elyte, na 5ª feira (08/03/2018) e em seguida, convidou os presentes a ouvirem uma  mensagem sonora, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Na mensagem, foi exaltada a  “força da mulher filha, mãe, avó, esposa, namorada, profissional”  e, como símbolo do  trabalho feminino, foram chamadas à frente as Policiais Militares, Policiais Civis e Guardas Civis Metropolitanas, que receberam os aplausos da platéia e foram presenteadas por botões de rosa.

Mais rosas === Todas as mulheres da platéia receberam um botão de rosa, ofertado pela Deputada Clelia Gomes,  que em suas palavras falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas mulheres, no trabalho, na vida e na sociedade. E agradeceu ao trabalho realizado por todas as policiais ali presentes.

Final com bolo === A deputada recebeu um buque de rosas, das mãos da presidente Sonia Daniel.   Em seguida, todos foram convidados para provar um pedaço do  bolo presenteado pela presidente do Ideam – Jacira Reis.  A próxima reunião deverá acontecer no dia 09 de abril (sempre a segunda 2ª feira do mês), no mesmo local.

Veja a cobertura fotográfica completa da reunião, clicando aqui

 

 

Ferias2018

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora