Em uma das inúmeras salas da Casa Dom Macário de quase 60 anos, instituição social e profissionalizante para adolescentes, acontece a cada dois meses reunião do Conselho Comunitário de Segurança-CONSEG da Vila Maria, sob comando do líder comunitário Otacílio Montagner —  na faixa de seus 80 anos de idade e 32 anos de CONSEG. Essas reuniões (sempre na última 5ª feira do mês, às 19h30) são revezadas mensalmente com o Centro Social da Igreja Nossa Senhora da Candelária – a próxima no dia 27 de abril será neste local.

AS AUTORIDADES NA MESA == Nesta  5ª feira (30/03/2017) não foi diferente, na acanhada sala de aulas com trabalhos escolares colados nas paredes, cerca de 40 pessoas estiveram reunidas para debater os problemas da região. Na mesa de autoridades, os membros natos da Policia Militar – representada pelo Major Renato de Natale Júnior (Subcomandante do 5º Batalhão) e Capitão José Milton Paula  Junior, Comandante da 2ª Cia. do 5º Batalhão;  e da Policia Civil – com o Dr. Paulo Roberto de Oliveira, delegado titular do 19º Distrito Policial. Ao lado deles, o Inspetor Comandante Regional da Vila Maria/Vila Guilherme, Inspetor Geovane dos Santos Basilio; e o representante da Prefeitura Regional de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, o chefe de gabinete Evandro Gilio, substituindo o prefeito regional Dário José Barreto – em reunião de emergência. E o convidado especial Rodrigo Gomes, vereador do PHS. Não houve as representações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Iluminação Pública-Ilume, Sabesp e Conselho Tutelar.

ELEIÇÕES NO CONSEG === A abertura da reunião foi sobre o andamento do processo eleitoral para a nova diretoria do CONSEG-Vila Maria. O presidente Otacílio Montagner explicou como está essa sequência, no momento, e como se pode formar e concorrer com outra chapa. Ele não poderá se reeleger no cargo, mas ficará como vice-presidente na única chapa inscrita oficialmente e dentro das normas da Coordenadoria dos CONSEGs, da Secretaria Estadual da Segurança Pública.

Nesta chapa está inscrita como nova presidente a moradora Shirley Suzuki.  Ainda há o Diretor Social e Assuntos Comunitários com Antonio Roberto (Beto) Freire – que atualmente é o vice-presidente e está no CONSEG há mais de 10 anos, além de três outros nomes de moradores que irão compor as vagas de 1º e 2º secretários – respectivamente, Aurora de Jesus Rodrigues e Fernando Luis Inocencio. Tendo ainda como Fiscal, a colaboradora Ester Violeta Moretti.  Não houve outra chapa para concorrer e foi homologada a chapa composta pelo Otacílio Montagner.

A eleição será na próxima reunião (27/04/2017) que acontecerá na Igreja N.S. da Candelária e a posse da nova diretoria está sendo agendada para 25 de maio, na Casa Dom Macário. <Mais adiante na reunião, o presidente Otacilio e o Delegado Dr. Paulo Roberto leram os documentos e ficou comunicado que haverá somente uma chapa para votação aberta, por aclamação>.

MAIS SEGURANÇA ==  Em seguida, o Major Renato de Natale Júnior, subcomandante do 5º Batalhão da Policia Militar, abriu a rodada de apresentações na mesa. Ele fez um rápida introdução e a importância de estar na reunião do CONSEG. O Capitão José Milton Paula  Junior, Comandante da 2ª Cia. do 5º Batalhão, também fez sua apresentação.

Já o Delegado Dr. Paulo Roberto de Oliveira, do 19º Distrito Policial, falou de ocorrências na região, com o aumento de furtos de veículos e em residências. Ele sugere que os moradores formem grupos com os vizinhos para criação da “Vigilância Solidária” – que tem o apoio da Policia Militar e da Policia Civil – abrindo maior segurança com avisos até via WhatsApp ou de outra forma. E aí ligando para a policia – “e que precisamos da ajuda da população para combater estes delitos”, acrescentou. E relatou um crime na região, mas que não ocorreu no seu 19º DP – conforme a Imprensa noticiou — e sim no 20º DP – que atendeu a ocorrência. Ele quis esclarecer que não houve ingerência de sua competência.

O Inspetor Basilio, da GCM, fez um balanço de sua gestão, ocorrências de baile funk e outros casos registrados no Parque Novo Mundo. E finalizando a rodada, falaram os representantes da Prefeitura Regional, Evandro Gilio; e o vereador Rodrigo Gomes – que disse que vai buscar leis de utilidade para a região e ajuda às periferias da cidade.

OS INFORMES E AS AUSÊNCIAS  == Com o apoio do voluntário Roberto Mota, chefe de um grupo de escoteiros na Vila Maria, posicionou-se como “mestre de cerimônias” , com a leitura dos informes. Ele lê de imediato um e-mail enviado  por Tânia Francisco de Paula, Coordenadora  do Núcleo de Relações Sociais do Departamento de Iluminação Pública – Ilume, que está subordinada à Secretaria Municipal de Serviços e Obras: “Em razão de mudanças internas que estão sendo instituídas pela nova gestão, o Departamento de Iluminação Pública – Ilume não poderá enviar representante à reunião do CONSEG. Solicitamos direcionar as demandas da Ilume para o representante da prefeitura regional”.<Houve reclamações da não presença da Ilume em outras reuniões de CONSEG e o assunto está sendo levado ao conhecimento do Secretário Municipal de Serviços e Obras-SMSO para rápida solução do caso>.

O mestre de cerimônias informa ainda de um programa especial do Antena Paulista, da Tv Globo, sobre os 100 anos da Vila Maria, que acontecerá em 9 de abril (domingo); o 9º Prêmio de Trânsito da CET; e fala de um encontro de lideranças da Zona Norte da OAB, que aconteceu no Santana Parque Shopping. <O presidente do Conseg compareceu e achou importante o encontro, que tem a promessa da OAB na realização de mais reuniões para debates sobre melhores ações na Zona Norte>.

ENCAMINHAMENTOS DAS DEMANDAS == Através do chefe de gabinete, Evandro Gilio, o prefeito regional Dário José Barreto fez chegar às mãos do presidente do CONSEG o Cadastro de Solicitação de demandas nas reuniões – como aconteceu no CONSEG de Vila Gustavo – que deverá ajudar nos encaminhamentos. É um formulário com os dados do solicitante, local da solicitação e dados da solicitação com descritivo, onde o munícipe incluirá o número do TID (Tramitação Interna de Documento) da Prefeitura, se houver, ou onde já foi feita a reclamação por outro meio. Desta forma,é mais fácil ter a localização do assunto e seu encaminhamento interno para outras providências e agilização do retorno.

MUITA FALA E ALGUMAS DEMANDAS == No final, as duas horas de reunião foram consumidas, na sua maior parte do tempo, em explicações e o processo das eleições no CONSEG de Vila Maria – e também tomada pelas autoridades da mesa em depoimentos e explicações. Mas houve comentários sobre barulho produzido por um bar da região, o que pode ser feito com Programa de Silêncio Urbano da Prefeitura – PSIU e das leis contra pancadões/bailes funk; blitz policiais nas ruas e referências aos bares próximos da Uninove; o uso do telefone 181 que mantém sigilo do denunciante; e outras questões de segurança.

Ainda houve destaque maior com a situação do CEE Thomaz Mazzoni-Clube Municipal Vila Maria, que foi invadido por marginais e situação interna está crítica, com abandono de frequentadores. < Na reunião passada, o coordenador Lúcio Grosso relatou a situação dramática e pediu ajuda> . Com a intervenção do Inspetor Basilio, da GCM, tomou-se conhecimento da provável mudança da unidade do Center Norte para o Thomaz Mazzoni. Segundo o inspetor, essa transferência poderá ocorrer nos próximos dias e a GCM poderá intervir no local com mais segurança. Comentou-se também que 10 policiais e uma viatura do Choque da Policia Militar estão fazendo a segurança das avenidas Guilherme Cotching e Alberto Byington, mais a Praça Nippon – locais que precisam de mais atenção.  E mais alguns comentários sobre ações policiais e a necessidade da colaboração da população nas denúncias e nos Boletins de Ocorrências.

O ENCERRAMENTO == Fechando a reunião, o coordenador Geral da Casa Dom Macário/Fundação Lar São Bento, Natal de Jesus Oliveira, chamou atenção para que a mesa de autoridades seja mais rápida nas colocações, abreviando as comentários e explicações, e que haja maior tempo para as demandas das pessoas que se encontram na plateia. E no encerramento  as despedidas e agradecimentos do presidente do CONSEG, abrindo um tempo para muitas conversas, fotos e selfies. E novo encontro em 27 de abril, na Candelária.

 

aniversario bergamini

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here