Você sabia que algumas multas aplicadas pelo Detran.SP podem ser convertidas em advertência por escrito? Isso é possível, desde que a infração seja de natureza leve ou média e que o condutor não seja reincidente nos últimos 12 meses. Quando concedida, a advertência livra o motorista de pagar multa e retira os pontos da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas a principal novidade é que o portal do Detran.SP (clique aqui) oferece a comodidade de realizar o pedido de forma 100% on-line . O prazo para isso é de 30 dias corridos após o recebimento da notificação.

O procedimento é simples. Basta realizar um rápido cadastro para obtenção de  login e senha de acesso pessoal, clicar em “Serviços On-line”, selecionar a opção “Solicitar e acompanhar recurso de penalidade”, na área de “Infrações”, e seguir as instruções. Na sequência, o condutor terá de digitalizar o formulário (por meio de escâner ou foto) e fazer o upload, anexando outros documentos necessários, listados na página, para possibilitar a análise.

O acompanhamento do processo pode ser feito também pelo portal. No caso de autuação por outro órgão de trânsito (como prefeituras e os rodoviários), o motorista deverá encaminhar o requerimento ao órgão que o autuou (consta na notificação), junto com o histórico do seu prontuário, que também se encontra no portal do Detran.SP.

Mais informações: capital e municípios com DDD 11: 3322-3333; demais localidades: 0300-101-3333 (de 2ª a 6ª feira, das 7 às 19 horas; aos sábados, das 7 às 13 horas), www.detran.sp.gov.br .  <<Com apoio de informações/fonte:  Imprensa Oficial – Conteúdo Editorial/Governo de SP e  Assessoria de Imprensa do Detran.SP>>

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora