da Redação DiárioZonaNorte

=== Na véspera do início da Primavera, 21/09/2017, uma 5ª feira normal de trabalho, beirando os 28 graus logo pela manhã, por volta das 9 horas. Mais de 120 convidados acomodados  em cadeiras de marfinite  brancas, dispostas  um mezzanino, ao lado do teatro e das salas de cinema,  com seus cartazes de exibições espalhados pelo 4º piso do Santana Parque Shopping, no Lauzane Paulista (Zona Norte/Nordeste).

Um local inédito, escolhido para a apresentação do movimento  “Corrente do Bem”, um encontro com o objetivo de aproximar políticos, entidades representativas, instituições, empresários e lideranças civis, militares e comunitárias da Zona Norte.

A promoção e realização foi da Associação dos Lojistas do Santana Parque Shopping e Ordem dos Advogados do Brasil-OAB /Subseção de  Santana, com o apoio do jornalista e editor do jornal “SP Norte”, Samir Mohamed Trad.

OS OBJETIVOS ==  Logo na abertura,  após a execução mecânica e solene do Hino Nacional,  o mestre de cerimônia Michel Wiazowski Rocha (empresário e ex-Superintendente da Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo) destacou a razão do encontro, “os relacionamentos e o estreitamento de ações contribuem — e muito — ao nosso dia a dia, principalmente quando buscamos soluções para o meio que vivemos”.

E acrescentou de seu roteiro: ”Com isso, trazemos a proposta de que, cada um aqui presente, possa contribuir de alguma forma com a Zona Norte, opinando e fundamentando reivindicações do que nossa região necessita. Do que é urgente realizar, e do que se é fundamental concretizar, para benefício de todos, até mesmo nas mais antigas necessidades que ainda não saíram do papel, até mesmo aquelas que direcionem nossa Zona Norte ao futuro, de forma organizada e sustentável”.

QUEM ESTAVA PRESENTE ==  Com o tema “Planejamento e Gestão”, foram convidados o deputado estadual Cauê Macris, presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), e o vereador João Jorge – que, por coincidência, são “filhos da cidade interiorana de Americana”, aqui próxima da capital.

Ao lado deles, os anfitriões na mesa dos trabalhos, Roberto Rahal (presidente da Associação dos Lojistas do Santana Parque Shopping), Carlos Santos (Superintendente do mesmo Shopping) e Dr. Claudio Moreira do Nascimento (presidente da Ordem dos Advogados do Brasil-OAB-Subseção Santana).

Estes últimos tiveram a palavra e enfatizaram a importância da Zona Norte, como fator social e econômico para a cidade. Além referências e argumentos da contribuição efetiva dos shoppings centers no desenvolvimento da economia e na geração de empregos.

OS PREFEITOS REGIONAIS === Em uma segunda mesa, na lateral, sentaram-se os prefeitos regionais da Zona Norte: Rosmary Corrêa (Santana/Tucuruvi/Mandaqui), Alexandre Baptista Pires (Jaçanã/Tremembé), Dário José Barreto (Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros), Jânio Pires (Assessor de Comunicação representando Paulo Cahim, da Casa Verde/Cachoeirinha/Limão) e o espaço vago na ausência de Roberto Godoi, da Freguesia do Ó/Brasilândia, que também teve problemas administrativos e de governo de última hora.  Depois, o espaço foi complementado com o oficial da reserva Coronel PM Antonio Galindo e o Comandante Adjunto Operacional Norte da Guarda Civil Metropolitana, Inspetor José Eugênio.

SOMENTE PARA OUVIR  === A prefeita regional Rosmary Corrêa,  cuja área administrativo da região do shopping está sob sua jurisdição, foi a representante de seus colegas e mostrou a importância da Zona Norte e o que o governo municipal está realizando em várias áreas. Em sua fala, a prefeita regional pediu que o deputado estadual Cauê Macris seja o padrinho da vinda do Fórum de Santana, para o Parque da Juventude — que hoje mantém o nome, mas está localizado distante, no bairro do Limão. Como realçai de imediato, a prefeita regional foi muito aplaudida.

Já os prefeitos regionais de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Dário José Barreto, e de Jaçanã/Tremembé, Alexandre Baptista Pires – bem como o representante de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, Jânio Pires –, permaneceram  como entraram, calados e nem mesmo se apresentaram à  platéia.

DE OLHO NA ZONA NORTE == O vereador João Jorge (PSDB) já puxou o assunto na sua área de atuação, falando sobre os problemas da cidade, lembrando que ele veio do interior. Mostrou também a importância socioeconômica da Zona Norte e que é “necessário um novo olhar de melhorias” . Lembrou sua atuação como “edil”  e que pode ajudar no encaminhamento para soluções. E deixou seus contatos, “de portas abertas”, principalmente pelo seu representante na Zona Norte, o Assessor Parlamentar Rodney de Souza.

UM NOVO TEMPO ===  Com o tema  “ Perspectivas do Novo  Estado  Brasileiro”, que ficou o tempo todo estampado no telão do power-point, o deputado estadual Cauê Macris (PSDB), presidente da Assembléia Legislativa do Estado de São  Paulo, abriu sua palestra para uma “Reflexão do Momento Atual”, que é único e que nunca se imaginava chegar um dia, com as investigações de empresários  e prisões até de ex-presidentes, que é a nova política protagonizada por uma avalanche de escândalos – “o fim da chapa branca”. E fez uma rápida radiografia da situação socioeconômica do país, lembrando da alta carga tributária comparada com outros países. E deu uma passada pelas análises das reformas trabalhista, fiscal, política e previdenciária.

MAIS AUSTERIDADE ==  O deputado foi muito duro ao lembrar da necessidade dos controles dos gastos dos governos federal e estaduais. E afirmou que em sua gestão como presidente da Assembleia Legislativa, conduz com mais austeridade “no trato do dinheiro público”, com muitos cortes em despesas – até na iluminação desnecessária no prédio da Assembléia Legislativa, que ficava ligada durante a noite – com o prédio fechado.

Ao mesmo tempo, abriu as portas do prédio da Assembléia Legislativa  para a população, disponibilizando  com a sessão de espaço para novos serviços de  interesse público tais como  posto do Detran, curso pré-vestibular, além de abrir a  Biblioteca para a população.

E encerrou falando  da transparência dos salários dos servidores, das despesas, das sessões e a disponibilidade  com o lançamento de um aplicativo “Fiscaliza Cidadão” –((Veja matéria sobre o lançamento do aplicativo – link: http://bit.ly/2wMHJKV ) –– lembrando que o cidadão pode descobrir em segundos a quem pertence o carro oficial passeando pela cidade. Ponto final!

Já chegando a duas horas e aproximando-se do almoço, o mestre de cerimônias deu por encerrado o encontro. Cumprimentos e abraços dos participantes, no momento das fotos e selfies, troca de cartões e recadinhos.  E não aconteceu a participação da plateia com perguntas ao vereador e ao deputado estadual.

O que ficaram foram as filipetas distribuídas, logo no início, solicitanto sugestões, propostas, reivindicações, críticas, denúncias e outras que possam contribuir com o desenvolvimento da Zona Norte. Segundo observação impressa, “o objetivo é reunir informações e consolidar propostas para posteriormente serem discutidas e encaminhadas às autoridades e órgãos competentes”. E para isto disponibiliza-se o e-mail: correntedobemzn@gmail.com. Boa tarde! e até o próximo encontro — que ainda não ficou definido. E o calor lá fora do shopping já passava dos 30 graus para uma 5ª feira de muito trabalho na Zona Norte da cidade.

Além da galeria de fotos publicadas abaixo, veja a cobertura fotográfica completa aqui

 

 

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here