A mulher é um símbolo de conquistas, desde gestar uma vida a vencer um câncer de mama. O Dia Internacional da Mulher preza a reflexão da luta feminina durante anos. Março é feito para promover eventos sociais para todas as mulheres.

A Coordenadoria Regional de Saúde Norte (CRS-Norte) organizou junto com os seis distritos de saúde da região, uma programação para homenagear o mês da mulher. Um evento que está recheado de atividades na área de saúde especialmente para elas.

Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão orientações sobre prevenção de doenças, mutirão de coleta de Papanicolaou, a solicitação de Mamografia, informações de métodos contraceptivos, o manejo para Auto-exame de Mama, teste rápido de HIV e sífilis, entre outros.

A campanha do “Exame Preventivo do Câncer do Colo Uterino”, convida mulheres a partir de 25 anos a fazerem o exame, e também trazerem parentas e amigas para também realizarem a prevenção. E alerta as mulheres que nunca fizeram ou que não fazem há mais de 3 anos o exame preventivo, correm um maior risco.

Para elas sentirem mais bonitas, acontecerá o Dia de Beleza, que contará com corte de cabelo, escova, manicure, limpeza de pele, massagem e desenho de sobrancelhas. A programação também abordará sobre uma vida mais saudável, com atividades práticas, como aula de zumba, dança do ventre, alongamentos, caminhadas e a prática corporal Lien Ch’i.

As unidades também terão inúmeras palestras sobre violência contra mulher, os desafios da mulher nos dias de hoje, o câncer de colo uterino e de mama, prevenção de DST e incentivo ao Planejamento Familiar. Além disso, acontecerão debates e rodas de conversas sobre a saúde da mulher e o empoderamento feminino.

Programação até o fim do mês:

Pirituba == A UBS Vila Mangalot, que fica em Pirituba, terá programações até o fim de março. Entre elas estão: Acolhimento com escuta qualificada para as mulheres que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento as mulheres acompanhadas nas fichas siscolo e sismama e Palestras com temas voltados a prevenção do câncer de mama e de colo de útero.

Vila Guilherme == O Centro de Convivência e Coperativa (CECCO)-Trote, na Vila Guilherme, terá o evento “A saúde emocional da mulher”, para encerrar sua programação do mês das mulheres (17/03). O psicoterapeuta Valdemar Augusto Angerami irá falar sobre a saúde emocional, violência contra mulheres e a dificuldade em buscar ajuda especializada.  <<Informações/Fonte: Assessoria de Comunicação-CRS/Norte – texto: Isabella Jarrusso e Aline Oliveira>>

 

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here