O banho do bebê não é apenas uma das necessidades higiênicas básicas, trata-se também de um momento de relaxamento importante para a criança. Pesquisas mostram que a rotina do toque pode colaborar com um melhor desenvolvimento fisiológico, cognitivo, emocional e social do bebê. As fragrâncias dos shampoos para bebês e sabonetes líquidos para bebês também podem contribuir na melhora do humor, sensação de calma e atenção da criança.

Na hora do banho do bebê é preciso esquecer qualquer outro compromisso e se concentrar unicamente nesse momento. Segundo algumas pesquisas, o número de acidentes com bebês durante o banho é muito alto. Por esse motivo, é vital que o responsável pelo banho do bebê esteja inteiramente concentrado enquanto estiver realizando essa atividade.

A maioria dos pediatras e enfermeiros recomenda que o banho do bebê seja dado diariamente, o procedimento pode ser feito em banheiras ou bacias, evitando o uso de esponja. A temperatura ideal da água fica entre 35 e 36 graus. Deve ser utilizado sabonete líquido para bebê suave para ensaboar e logo após deve ser realizado o enxague. O indicado é que a duração total do banho seja entre cinco a dez minutos.

Antes de colocar o bebê na banheira ou bacia, é importante limpar o bumbum cuidadosamente para que o local do banho não se transforme em um foco de infecção. Depois desse procedimento, o responsável pelo banho do bebê deve lavar o cabelo, em seguida o corpo, e não se esquecer das axilas e das pequenas dobras.

Higienização == Para higienizar a cabeça, pediatras indicam o uso de um shampoo para bebê suave, sem deixar de verificar se o produto é testado dermatologicamente e se o mesmo não causa ardência nos olhos. O corpo também deve ser higienizado com um sabonete líquido para bebê, suave e com PH neutro. De acordo com especialistas, a higiene íntima do bebê deve ser diferenciada. É preciso limpar de forma delicada, mas sem ter medo de eliminar toda a sujeira. A falta de limpeza, ou fazer a higienização sem os devidos cuidados pode provocar processos inflamatórios locais que, além de serem muito doloridos, podem evoluir para infecções.

Cordão umbilical == O cordão umbilical também precisa de cuidados especiais depois do banho do bebê. Antes de limpar o cordão umbilical do seu bebê, é importante vesti-lo para mantê-lo aquecido. Segundo pediatras, os pais devem evitar cobrir o cordão com a fralda, pois essa região deve ser mantida sempre seca e limpa. A higienização deve ser feita em volta e na base do cordão umbilical com um algodão e álcool 70%.

Os cuidados básicos na hora do banho do bebê são essenciais para a saúde e bem-estar do neném. Encontrar os produtos certos também é muito importante para que o bebê tenha segurança durante esse momento. De acordo com especialistas, usar marcas que são comprometidas com a delicadeza e a fragilidade dos bebês é fundamental para não afetar a higiene do neném.

No mercado existem algumas marcas com linhas dedicadas exclusivamente ao asseio do bebê, como é o caso da Fiorucci, que lançou a linha I Love Baby com produtos desenvolvidos especialmente para o banho do bebê e cuidados diários.   Todos os produtos da linha Fiorucci I Love Baby foram testados dermatologicamente no laboratório Ipclin, credenciado e aprovado pela ANVISA. O shampoo para bebê, talco em creme, sabonete líquido para bebê e em barra, colônia para bebê e kits de cuidados, possuem perfume único e suave. A linha inteira contém em sua formulação o extrato de camomila que acalma o bebê e a glicerina vegetal que possui ação umectante.

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here