Um ano de governo municipal. Aproveitando esse momento, e a pedido especial do DiárioZonaNorte, os prefeitos regionais da Zona Norte (Nordeste e Noroeste) prepararam comentários sobre o primeiro ano  de suas administrações e um balanço do que aconteceu neste período, com perspectivas de novas realizações para 2018.

Quem abre a série “exclusiva” é o advogado Dário José Barreto, da Prefeitura Regional da V.Maria/V.Guilherme/V.Medeiros. E, em seguida, os  comentários de  Alexandre Baptista Pires (Jaçanã/Tremembé); Luciana Torralles Ferreira (Perus/Anhanguera), Roberto Godoi (Freguesia do Ó/Brasilândia), Ivan Renato Lima (Pirituba/Jaraguá/São Domingos) e Rosmary Corrêa (Santana/Tucuruvi/Mandaqui) –– menos o balanço de governo do prefeito regional de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, Paulo Cahim, que deixou o cargo em novembro.


 

Ano de muito mapeamento de nossa região, conhecimento de nossas necessidades e muito trabalho – (por Dário José Barreto *) ==  Chegamos ao final do primeiro ano de gestão e após muitos trabalhos realizados podemos apresentar números e apontamentos das ações que nortearam as intervenções e as urgências da região de nossos três distritos: Vila Maria / Vila Guilherme / Vila Medeiros. Foi sem dúvida um ano em que se destacaram o empenho em integrar a comunidade na tarefa de zelar pela cidade, como também foi um ano em que melhorar os atendimentos às demandas dos munícipes foi tratada como prioridade.

Mutirões de zeladoria ===  Para ilustrar os exemplos citados acima aponto os mutirões de zeladoria, que envolveram comunidades, instituições e diversos munícipes, bem como a força tarefa para “zerar” as reclamações de buracos nas vias de nosso distrito. Os mutirões do programa Bairro Lindo trouxeram melhorias para o bairro e integraram os munícipes em trabalhos de varrição, capinação, plantio, pintura de guias, remoção de propaganda irregular em postes, enfim, uma série de intervenções que conferiram  sentimento de pertencimento e zeladoria na população e tem como resultado ganhos como a conscientização cidadã, proximidade de relacionamento entre o poder público e população, engajamento na causa coletiva.

Tapa-buracos === No outro destaque, apresento o exemplo do intenso trabalho realizado nos meses de agosto, setembro e princípio de outubro para atender todos os pedidos de Tapa Buracos contidos em sua rede de SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). O empenho das equipes resolveu o problema de 512 solicitações que foram apontados por munícipes nos canais de reclamação da PR-MG. Além deste número, a quantidade de buracos efetivamente tapados nos meses de agosto e setembro/17, chegou a 1656. Como nossas equipes se dedicam a sanar as reclamações dos munícipes, assim como também está atenta no reconhecimento dos buracos da região, fechamos o número de janeiro até o princípio de dezembro com 7.280 buracos.

Serviços ocultos === Apresentar números pode passar uma visão técnica e quantitativa dos trabalhos realizados, no entanto, é fundamental expor tais resultados com a explicação da importância que expressam, como é o caso do trabalho de limpeza de galerias e intervenções em bocas de lobo e poços de visitas e manutenção dos córregos. São ações interdependentes, pois fazem parte de um sistema integrado que serve ao munícipe.

A limpeza de galerias e ramais é um trabalho de prevenção, tais ações conferem melhor fluxo das águas pluviais, dando proteção contra enchentes, juntamente com estas demandas, está o trabalho de limpeza de bocas de lobo e poços de visitas. Fechamos o ano com cerca de 11.775 mt de intervenções em galerias e 5.969 limpezas em bocas de lobo e poços de visita.

É preciso conscientizar a população que a sujeira dispensada na sarjeta, vai para uma boca de lobo, que por sua vez, jogará na galeria, que encaminhará a um córrego. Trata-se de um sistema que depende de todas as suas etapas para o escoamento da água, para evitar as enchentes.

Lixo irregular === Na parte da zeladoria, também dedicamos muita energia e trabalho no combate ao descarte irregular de lixo. Inúmeras ruas ganharam reforço constante na vigilância para que esta prática nociva a toda cidade fosse abolida. Em muitas vias de nossos distritos, adotamos com certo êxito, a estratégia de colocar jardinagem onde antes eram só entulhos ou os mais variados descartes.

Apoio em cursos === Uma experiência que ocorreu este ano ao qual foi muito gratificante ver o resultado final depois de muito esforço parta sua viabilização foram os cursos de Mecânicas de Motos e de Jardinagem que foi oferecido aqui na Prefeitura. O Programa foi uma parceria que fizemos com a Secretaria Municipal de Relações Sociais e com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. O curso, chamado Profissão Cidadão, foi ministrado pelo Programa Via Rápida, através do Centro Paula Souza formou 25 alunos de jardinagem e 57 de mecânicas de moto. São 82 pessoas que agora tem uma reconhecida qualificação para o mercado de trabalho.

O público alvo dos cursos profissionalizantes foi pessoas residentes na área da Prefeitura Regional de Vila Maria / Vila Guilherme que buscam oportunidade no mercado de trabalho. Foram priorizados desempregados, maiores de idade com baixa escolaridade e mulheres arrimo de família.

Aprendizagem e boas perspectivas === Primeiro ano de gestão, período de conhecimento, mapeamento e de norteamento de ações. Agora, a tarefa é aproveitar os caminhos construídos nestes 12 meses e trabalhar pela continuidade das ações que trouxeram melhorias na assistência das pessoas de nossa região, bem como no papel importante e sempre presente dos distritos de Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros no cotidiano de São Paulo.

Exemplo desta continuidade é a segunda fase do Programa Asfalto Novo, que chega em nossa região nas próximas semanas. Em outubro deste ano o Programa esteve na rua Padre Saboia de Medeiros recapeando 1.800 mts. Na segunda etapa, será contemplada a Avenida Julio Buono com cerca de 2,5km de asfalto novo. Começaremos 2018 nos dedicando a esta ação que entre suas características positivas tem o fato de ser a primeira vez que a Prefeitura de São Paulo destina os fundos de multas para melhorar as vias das cidades.

Agora, mais do que nunca, é não cruzar os braços e aguardar um ano cheio de perspectivas, realizações e um futuro melhor para todos na região.


 

(* Dário José Barreto) – Prefeito Regional da Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros — brasileiro, casado, advogado, corretor de imóveis, empresário do setor imobiliário, pós-graduado em direito civil constitucional. Tem histórico de atuação comunitária local. Foi Delegado Distrital do CRECI/SP e Membro licenciado da Comissão de Ética e Fiscalização do mesmo Conselho. Ex-membro da Quarta Turma Disciplinar e  Ex-membro da Comissão Especial de Direito Notarial e Registros Públicos da Ordem dos Advogados do Brasil, seção de São Paulo.

Equipe de TrabalhoSamuel Renato Machado ( Chefe de Gabinete ), Rafael Leitão ( Assessor Executivo de Comunicação ), Silvana Augusto Alho ( Coordenadoria de Administração e Finanças ), José Paulo Martins Ruano ( Coordenadoria de projetos e obras – CPO ), Adria Giaccheri  ( Coordenadoria Planejamento e Desenvolvimento Urbano – CPDU ),  Antonio Augusto F. Leporace  (  Diretor de Distrito de Saúde ),  Natanael Aparecido de Souza ( Supervisão da Defesa Cívil ),  Sonia Maria Rodrigues de Lima  (Gerencia  da  Praça  de  Atendimento),  Waldir  Mazzei  de Carvalho  ( Assessor  Jurídico), Gilvan Barroso de Carvalho  (Assessor de Eventos), Nelson Marques ( Supervisor de Esportes e Lazer ), Luciana Mauzer  ( Supervisora de Cultura ) e Antonio Araujo Nascimento ( Supervisor de Habitação ).

Prefeitura Regional Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros – Rua General Mendes, 111 – Vila Maria Alta – Telefone: 2967.8100 – Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira – das 09h00 às 18h00 –  vilamaria@prefeitura.sp.gov.br

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora