Dia 06 de janeiro é  Dia de Reis. Dia de desmontar a árvore e presépio. Para os cristãos ortodoxos, a data é mais importante que o Natal e comemora a visita de “reis magos” a Jesus, oferecendo-lhe presentes (nos países de cultura hispânica hoje é dia de troca de presentes). Dos presentes dos Reis Magos é que surge a tradição de troca de presentes no Natal.

Os textos bíblicos não fazem referência a “reis” mas a magos e também não diz quem eram, mas o tempo encarregou-se de afiançar que eram Belchior, Gaspar e Baltazar, que algumas culturas têm a mesma representatividade do que o “Papai Noel”, que ao invés de renas usavam camelos.

Diz a lenda, que o africano Baltazar, o asiático Gaspar e o europeu Belchior, foram os primeiros a visitar o menino Jesus. Os reis magos representavam os reis dos três continentes conhecidos na época (Africa, Ásia e Europa) e seus nomes representavam a importância do nascimento de Jesus: Gaspar significa “aquele que vai inspecionar”, Belchior, “meu rei é luz”, e Baltazar, “Deus manifesta o rei”.

Jesus recebeu dos três reis magos presentes: ouro, incenso e mirra. O ouro simbolizava as riquezas e poder material; o incenso representava fé, espiritualidade e religião; e a mirra a purificação do espírito.

SIMPATIAS == Dia de Reis também é dia de fazer simpatias, para atrair dinheiro, saúde e paz. No Dia de Reis e escreva com lápis, no batente superior da porta da entrada de casa, os nomes dos Reis Magos (Baltazar, Gaspar e Belchior), um ao lado do outro e ore pedindo proteção: “Assim como trouxeram luz para Jesus, que tragam boas energias para a minha casa, protegendo os meus familiares. Amém”.

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here