Dia 02 de julho é comemorado o “Dia do Bombeiro Brasileiro”.  A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte  (CPBC), datado de 02 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Antes da criação do CPBC, por meio do Decreto Imperial n. 1.775 assinado por  D. Pedro II,  o badalar dos sinos da igreja avisava o incêndio e  a população era encarregada de pagar  os incêndios contando com a ajuda de vizinhos e amigos  e com a sorte,  já que nem sempre havia água em abundância no local.

Baldes eram passados de  mão em mão, até chegaram ao local do incêndio, de forma bem simples e arriscada, podendo causar maiores danos, em razão da falta de preparo das pessoas.

Reconhecimento === A data é um reconhecimento aos homens e mulheres que arriscam suas vidas para proteger pessoas, cidades e  florestas do risco de incêndios. Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress que colocam vidas sob risco de morte, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Além de atividades de salvamento e combate a  incêndios, os bombeiros também fiscalizam prédios,  empresas e eventos  em um trabalho preventivo e   realizam diversos projetos sociais e educativos de prevenção e melhora de qualidade de vida da população.

Midias sociais e prevenção === A  internet se tornou uma importante ferramenta no combate a incêndios e prevenção de acidentes. Canais como o do bombeiro Ariel Trovatti ensinam, através de vídeos didáticos, preciosas dicas de primeiros socorros e prevenção de incêndios.  Os vídeos acabam sendo utilizados por escolas para trabalhos didáticos e por  empresas para treinamento.  Para acessar a página no Facebook clique aqui  e para o canal no Youtube clique aqui

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto de lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Como se candidatar === Para ingressar no Corpo de Bombeiros de São Paulo é necessário antes prestar o concurso público para a Polícia Militar ou o vestibular para o curso de formação de oficiais da Academia do Barro Branco. Dependendo dos termos do edital, o candidato a soldado pode escolher por ingressar no Corpo Policial ou direto no Corpo de Bombeiros.

Já o candidato a oficial deve necessariamente fazer antes o curso na Academia do Barro Branco. Após o curso de quatro anos de aspirante a oficial, é possível fazer um concurso interno para ingressar na Escola Oficial do Corpo de Bombeiros.

A qualquer momento da carreira, tanto o soldado como o oficial podem optar pela carreira de bombeiro, bastando para isso aguardar a oportunidade para prestar o concurso interno.

Os interessados em prestar o concurso público para a Polícia Militar precisam acompanhar periodicamente a abertura das inscrições nos seguintes sites oficiais: www.imprensaoficial.com.brwww.policiamilitar.sp.gov.br e www.vunesp.com.br

O concurso público para o ingresso como soldado é composto por provas teóricas de matemática, português e conhecimentos gerais, atualidades e uma redação. Os aprovados na prova teórica passam em seguida por prova de condicionamento físico e exames de saúde. É necessário ainda apresentar os documentos que comprovem sua idoneidade.

A altura mínima para ingressar na PM é de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens). A formação do oficial se dá pela Academia do Barro Branco. Para ingressar é necessário possuir o Ensino Médio completo e idade mínima de 17 anos.

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora