O Chocolate Day ou Dia Mundial do Chocolate é comemorado no dia 07 de julho.

Não existe um motivo concreto para a escolha da data, porém alguns historiadores associam a data à entrada do chocolate na Europa, na segunda metade do século XV. Os primeiros registros do chocolate datam das civilizações pré-colombianas. Maias e Astecas o utilizavam na forma de bebida.

A nutricionista Natália Ipaves lembra que “o  consumo saudável de chocolate não deve ultrapassar 30 gramas por dia, no caso dos adultos e  é que nessa quantidade que os benefícios do cacau são observados de forma mais intensa, mas vale lembrar que o chocolate recomendado é o chocolate 70% cacau, pois contém flavonóides, que exercem ação anti-inflamatória, antioxidante e cardioprotetora”.

Apesar dos benefícios, o chocolate amargo também precisa ser consumido com moderação, pois é um produto altamente calórico. Nesse sentido, tanto o amargo quanto o ao leite são parecidos: têm de 530 a 550 calorias a cada 100 gramas.

O chocolate branco é a pior opção: tem menos flavonóides e é mais calórico, chegando até 700 calorias/100 gramas. Adicionar ao chocolate  oleaginosas como: avelãs, castanhas e amêndoas, embora mais calóricos, os produtos se tornam mais saudáveis do ponto de vista nutricional, pois as oleaginosas possuem gorduras insaturadas que são cardioprotetoras, ou seja, benéficas ao coração.

 

Serviço:

Nutricionista Natália Ipaves

Contato: (11)  98654-5502

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora