Inspirada no romance homônimo de Milton Hatoum, Dois Irmãos é uma minissérie de 10 capítulos, escrita por Maria Camargo e dirigida por Luiz Fernando Carvalho, com estréia prevista para o dia 09 de janeiro de 2017.

Conta a história de uma família de imigrantes libaneses na Amazônia do início século 20 e tem como conflito central a difícil relação entre dois irmãos gêmeos, Omar e Yakub (Enrico Rocha/ Lorenzo Rocha/ Matheus Abreu/ Cauã Reymond).

Na trama, os dois são diferenciados pela própria mãe Zana (Gabriella Mustafá/ Juliana Paes/ Eliane Giardini) uma mulher controladora que dita as regras da casa e determina as atitudes do marido Halim (Bruno Anacleto/ Antonio Calloni/ Antonio Fagundes).

Zana não esconde a preferência por Omar, o gêmeo caçula, que nasceu três minutos depois que Yaqub. Ainda jovem, Halim era mascate nas ruas de Manaus e só melhorou de vida após se casar com Zana.

Porém, com o nascimento de Omar, sua relação com a mulher foi perdendo espaço. As brigas e conflitos entre pai e filho, os desentendimentos entre os irmãos, além do amor doentio da mãe pelo rapaz são o ponto forte da trama.

Omar cresce sem rédeas e faz o estilo bon-vivant, já que desde a infância foi superprotegido e conta com a ajuda financeira da família. Já o irmão, Yaqub, é formado em engenharia e volta ao Brasil após os pais o mandarem para o Líbano na tentativa separá-lo do “caçula”.

Em um período em que a capital amazonense passa por significativas transformações, surge o amor de Halim e Zana. Mascate, ele é mais um dos estrangeiros, entre libaneses, sírios e judeus marroquinos, que frequentam o restaurante do pai dela, Galib (Mounir Maasri). Após criar coragem, o jovem se declara e conquista o coração da bela, que sonha em ter filhos. “Pelo menos três”, exige.

A contrariedade de Halim em gerar herdeiros vem do medo que ele tem de perder os momentos deliciosos que passa ao lado da esposa. E ele tinha razão. Logo na primeira gravidez, Zana dá à luz gêmeos e tudo muda. O caçula dos meninos nasce com problemas respiratórios e acaba se tornando alvo do carinho desmedido da mãe, que acredita em uma suposta fragilidade da criança. Sem perceber, Zana cria uma verdadeira obsessão pelo filho, plantando, assim, o rancor no coração do outro, Yaqub.

A partir daí, uma série de escolhas da matriarca acaba por afastar ainda mais os rebentos. Tempos depois, nasce Rânia (Letícia Almeida/ Bruna Caram), condenada a viver à sombra dos irmãos. Halim não se conforma com a predileção da esposa por Omar, mas também não consegue enfrentar a personalidade forte da amada.

Uma grande tragédia, no entanto, mudará para sempre a relação dessa família. Tomado de ciúme ao ver o irmão aos beijos com Lívia (Monique Bourscheid/ Bárbara Evans), durante uma sessão de cinematógrafo na casa de Estelita (Maria Fernanda Cândido/ Carmem Verônica) e Abelardo (Emilio Orciollo Netto/ Ary Fontoura), Omar quebra uma garrafa e corta o rosto do irmão. Eles param de se falar.

Decidido a fazer os filhos selarem as pazes, Halim resolve enviá-los para o Líbano, em meio à Segunda Guerra Mundial. Zana, porém, se mostra relutante até o último segundo. E, ao chegar ao porto, no momento do embarque, solta a mão de Yaqub, mas não consegue se desprender de Omar.

Yaqub, então, viaja sozinho, e o período longe de casa o transformará de maneira irreversível. O retorno para casa, no pós-guerra, terá consequências inimagináveis.

Dois Irmãos é um épico familiar, um drama de enormes proporções emocionais, capaz de gerar um álbum de família que espelha a própria história do Brasil, suas alegrias e seus retrocessos. É uma obra com camadas sociológicas, antropológicas e históricas, tudo isso rebatido na mesa de jantar de uma família de imigrantes libaneses, no odor dos quartos, na sensualidade de uma mãe, no afeto desmedido por um de seus filhos, nos ciúmes dos outros membros da família e nas perdas que o tempo nos revelam. É um Brasil em formação, composto pelos sonhos, mas também pela força de trabalho dos imigrantes”, explica o diretor artístico Luiz Fernando Carvalho.

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here