da Redação DiárioZonaNorte  ====

O dia 19 de março é Dia de São José. Também conhecido como José de Nazaré — ou José, o Carpinteiro. Ele é celebrado como padroeiro dos trabalhadores e das famílias.

Na Itália, o dia é comemorado com deliciosos “Zepolles di San Giuseppe”, delicadas rosquinhas fritas ou assadas. Pela tradição popular, São José, esposo da Virgem Maria, é o Santo protetor dos pobres e oprimidos.

Nesse dia lembramos as dificuldades do sagrado casal de jovens, que, num país estrangeiro e esperando uma criança, vê recusados os pedidos por um lugar adequado para a realização do parto. Esse ato, que viola dois sagrados sentimentos: a Hospitalidade e o Amor Familiar, é recordado com a realização de um banquete especial onde os Zepolles são servidos; dessa forma em algumas regiões da Itália, no dia 19 de março de cada ano, se usa convidar os pobres ao banquete de São José. Nessas ocasiões um sacerdote abençoa a mesa, e os pobres são servidos pelos donos da casa.

No Brasil, principalmente nos estados do Nordeste, diz a tradição que se chover no dia de São José a colheita será farta.

Para quem está longe da Itália, o DiárioZonaNorte  replica a receita da incrível Sônia Peronaci, dona do site italiano  de receitas   Sonia Peronaci  , com o passo a passo para  fazer a receita. Leia com atenção, vejas as fotos. Não é difícil.

Zeppole di San Giuseppe

Ingredientes:

Creme:
500 ml de leite
04 gemas
01 colher de sopa de amido de milho
01 colhe de sopa de farinha de trigo
110 gramas de açúcar
60 gramas de manteiga (não use margarina – dá diferença no sabor)
01 colher de café de essência de baunilha

Massa:
500 ml de água
100 gramas de manteiga
500ml de água
100g de manteiga
500g de Farinha de Trigo
7 ou 8 ovos (depende do tamanho – se forem pequenos, coloque 8).
Raspas de limão Siciliano (ele é maior que o Taiti e de cor amarela).
Cereja
Açúcar

Modo de fazer:

Faça primeiro o creme pelo creme: Coloque o leite, metade do açúcar e leve ao fogo. Enquanto isso, junto o amido, a farinha e o açúcar, e misture (para não empelotar).

Coloque metade da fava e coloque no leite. Acrescente a mistura feita antes com o amido, farinha e açúcar. Coloque as 4 gemas e mexa até ferver. Deixe esfriar em um refratário, coberto por filme plástico (assim não cria película).

Para a massa: Coloque a água e a manteiga e leve ao fogo. Quando ferver acrescente a farinha. Cozinhe por 5 minutos. Leve para a Batedeira. Coloque um ovo por vez, incorpore na massa e só depois coloque o outro. Depois, aumente a velocidade. Bata até ficar uma massa lisa, e soltar das laterais da batedeira. Acrescente as raspas de limão. Bata para encorporar.

Coloque a massa no saco de confeitar e faça círculos com ela, em uma assadeira coberta com papel manteiga. Asse até ficarem douradas. Coloque o creme na tigela da batedeira, bata até ficar liso novamente. Coloque em um saco de confeitar.

Corte as rosquinhas ao meio e coloque o recheio com o creme e feche novamente. Se quiser decore com creme em cima e a cereja.

É tão bom, que você vai virar devoto de São José.

 

sicredi_institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora