O Instituto do Legislativo Paulista – ILP, da Assembleia Legislativa de São Paulo – Alesp ( Av. Sargento Mario Kozel Filho, 1 – Paraíso – Informações:  3886-6288 ) promoverá uma série de eventos abertos à população durante o mês de abril. Serão palestras, debates e seminários, todos relacionados à gestão pública ou a assuntos contemporâneos da sociedade.

Em 2/4, o tema de debate será o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSC) e o aprimoramento da Lei 13.019/2014. Segundo informações do ILP, o evento deverá contar com a participação do secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro, da assessora técnica do Tribunal de Contas do Estado, Daise Lins Difahi, da diretora da Escola de Desenvolvimento Social Maria Isabel Cunha Soares, da consultora em gestão pública Patrícia Landa, da assessora técnica do gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social Glaucia Lino de Oliveira Barbosa e do consultor em direito administrativo Guilherme Corona.

Dando continuidade ao Ciclo de Palestras Eleições 2018, em 4/4 o encontro do ILP abordará a Captação Ilícita de Sufrágio: compra de votos. Outras três palestras desse ciclo ocorrerão no mês. Em 11/4 o tema será Marketing Eleitoral: principais ferramentas nas redes sociais. Já em 18/4, o debate terá o tema: Pode e Não Pode nas Eleições. Por fim, no dia 25/4 o ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Tarcísio Vieira de Carvalho Neto tratará sobre as ações dentro do Processo Eleitoral.

No dia 6/4 a Assembleia receberá o curso Novos Desafios da Legisprudência. Pautando-se também na área do direito, do dia 9/4 ao 11/6 ocorrerá o evento Noções de Direito. Em 12/4 terá início um Ciclo de Conferências sobre as Constituições Federais. Serão 7 conferências, com previsão de encerramento no dia 24/5. A primeira delas tratará da Constituição Política do Império de 1824.

A parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o ILP retornará em 16/4. O tema será Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes, com os palestrantes Fábio Kon, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP), Danilo Camargo Igliori, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, Márcio Calixto Cabral, da empresa Scipopulis Desenvolvimento e Análise de Dados e Paulo Saldiva, do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Com o objetivo de analisar o impacto das fake news no mundo da comunicação, a palestra Fake News e Mídia Training – comunicação em tempos de eleição será realizada no dia 19/4. A fim de fomentar e discutir a formação do professor com foco no empreendedorismo, a Alesp acolherá também em 19/4 o 3º Encontro de Educação Empreendedora. Serão feitas apresentações pela psicóloga Mara Sampaio e pelo coordenador de Projetos do Departamento de Gestão e Negócios do Centro Paula Souza, professor G. Monteiro. No dia 30/4, o ILP voltará a receber o curso sobre Gestão Documental.

                          Confira a grade de programação:

  • 2/4 –   Palestra: O Marco Regulatório – Lei 13.019/2014 – das 8h30 às 14h; 200 vagas
  • 4/4 –   Ciclo de Palestras Eleições 2018: Captação Ilícita de Sufrágio – compra de votos             das 10h às 12h; 100 vagas
  •  6/4 –  Palestra: Novos Desafios da Legisprudência – das 13h às 15h; 100 vagas
  •  9/4 –  Palestra: Noções de Direito – das 19h às 20h30; 60 vagas
  • 11/4 – Palestra: Marketing Eleitoral – principais ferramentas nas redes sociais –                         das 10h  s 12h; 100 vagas
  • 12/4 – Ciclo de Conferências: 30 Anos da Constituição Federal e a História
  • 16/4 – Palestra: Mobilidade Urbana e Cidades Inteligentes – das 15h às 17h; 100 vagas
  • 18/4 – Ciclo de Palestras Eleições 2018: Pode e Não Pode nas Eleições – das 10h às                   12h; 100 vagas
  • 19/4 – 3º Encontro de Educação Empreendedora – das 10h às 13h; 70 vagas
  • 19/4 – Palestra: Fake News e Mídia Training – comunicação em tempos de eleição – das            15h às 17h; 70 vagas
  • 25/4 – Ciclo de Palestras Eleições 2018: Processo Eleitoral – ações – das 10h às 12h;                 100 vagas
  • 30/4 – Curso: Gestão Documental – das 15h às 17h   

Mais informações: https://www.al.sp.gov.br/ilP

Instituto do Legislativo Paulista – ILP  ===  criado pela resolução nº 821/2001 da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – ALESP -, tem por missão “Produzir, agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado de São Paulo”. Constitui, assim, um importante espaço de formação, produção de conhecimento multidisciplinar e troca de experiências entre a sociedade e o Poder Legislativo paulista, tendo como eixos estratégicos: ensino, espaço de capacitação e disseminação de conhecimento; pesquisa, oferecimento de subsídios de cunho técnico-científico para orientar a ação do Poder Público no Estado; cultura e educação para a cidadania, fornecimento à população do Estado de informação e instrumentos para o exercício consciente da cidadania; e comunicação institucional, divulgação de ações e programas do ILP, que buscam estabelecer uma interlocução entre o conhecimento produzido pela sociedade e o resultado obtido através do debate político. Além do eixos mencionados, o ILP tem o objetivo de avaliar os resultados obtidos pela aplicação dos índices paulistas de vulnerabilidade social (IPVS) e de responsabilidade social (IPRS), os quais são instrumentos de gestão pública para prefeitos e vereadores, que norteiam as diretrizes visando a troca de conhecimento, de capacitação dos agentes públicos e políticos, permitindo que as escolas dos parlamentos municipais se apropriem das informações geradas e que, além do aprimoramento social, também permita o exercício cada vez mais pleno da cidadania e da capacidade de reflexão e atuação política. << Com apoio de informações/fonte: Assessoria de Comunicação Alesp >>

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora