por Alexandre Slivnik (*)

Todos os dias, os colaboradores de uma empresa  têm a oportunidade de criar valor para os clientes, mas eles não podem tomar todas as decisões sozinhos. Precisam de condução de um líder.

Certos de que esse é o melhor caminho para alcançar o resultado esperado, cada vez mais empresas estão apostando no treinamento de seus líderes. De acordo com a última pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), cerca de 40% das ações de treinamento são destinadas para líderes.

O resultado da pesquisa aponta a conscientização estratégica sobre a real importância do papel do líder. Ele é o primeiro que deve estar certo com relação ao futuro. Se criar um ambiente incerto, o que geralmente ocorre em tempos de crise como o que já vem ocorrendo, toda sua equipe ficará insegura. Mesmo com medo, um líder necessita transmitir segurança em relação ao que está fazendo e de que o caminho escolhido, está certo.

Quando uma liderança não desempenha o seu papel corretamente, pode resultar em incertezas diante da equipe ocasionando perda de foco, queda na produtividade e falta de engajamento. Nas organizações, quando há muito turnover de colaboradores, com baixa retenção de talentos, muitas vezes isso é consequência direta da atuação do líder. O colaborador em geral não pede demissão da empresa e sim do seu chefe. Está formando então um cenário que pode proporcionar uma desmotivação em massa, além de uma provável desestruturação.

Eis abaixo cinco lições de como liderar, para que as empresas possam superar desafios e conquistar clientes em momentos de adversidades:

FAÇA SUA EQUIPE ACREDITAR EM VOCÊ === Acredite na história da sua organização e a use para influenciar a todos. Se a pessoa que trabalha com você não acredita nisso, é porque acabou.  Por isso, é preciso saber qual a visão, missão e valores que sustentam a empresa. A Disney, por exemplo, que é a empresa mais amada do mundo, tem um propósito de criar felicidade, e todos entraram nela.

ANTECIPE-SE AOS PROBLEMAS === das as organizações e pessoas enfrentam problemas, diariamente. Para que você possa trabalhar com excelência, é preciso não somente resolvê-los da melhor forma possível, mas antecipar-se a eles. Dessa forma, vai sempre surpreender e ir além.  Tudo deve ser problema de todos, sempre. Por isso, ouça seus clientes internos e externos, tenha diversos pontos de escuta. Receba críticas e saiba oferecer soluções.

EXCEDA AS EXPECTATIVAS ===  Crie a magia no ambiente de trabalho, oferecendo sempre um pouco mais do que os clientes querem, ou seja, criando experiências inesperadas para eles. É importante entender o que, de fato, sua organização fornece. Em outras palavras, qual o impacto emocional que o seu produto ou serviço proporciona, como faz isso, para quem e quais meios usa. Sempre tenha em mente que todos são únicos e importantes.

CUIDE OBSESSIVAMENTE DOS DETALHES === Estar atento aos detalhes é algo que traz resultados palpáveis. Se você tiver esse cuidado, a sua empresa vai ganhar sempre. Toda a vez que um cliente entrar em contato com a sua organização, você tem a oportunidade de criar valor.

CELEBRE CADA SUCESSO ===  Comemore cada resultado sempre. A energia positiva que vem de uma celebração se espalha e contagia todos que estão a sua volta. A energia de cada vitória ajuda a enfrentar a próxima batalha. Não perca a chance de celebrar suas conquistas, vitórias e superações. Isso alimenta a organização, a equipe e os clientes, pois acima de tudo, e uma diversão poder está sempre em festa. Renove-se todos os dias.

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(*) Alexandre Slivnik é autor de diversos livros, entre eles do best-seller O Poder da Atitude. É sócio-diretor do IBEX – Institute for Business Excellence, instituição sediada em Orlando / FL (EUA), sócio-diretor do Instituto de Desenvolvimento Profissional (IDEPRO), diretor-executivo da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e diretor geral do Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD). Palestrante e profissional com 17 anos de experiência na área de RH e treinamento. É atualmente um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil. Leva periodicamente vários grupos de executivos brasileiros para treinamentos in loco em Orlando, nos Estados Unidos, para estudar e ensinar como as empresas podem incorporar a excelência e felicidade no trabalho, o que é também tema de suas palestras, cursos, treinamentos e seminários. Atualmente, faz especialização em experiência de clientes por HARVARD. Contatos com o autor: www.slivnik.com.br ou alexandre@slivnik.com.br  ou 11 4191-2286. << Com apoio de informações/fonte: Carolina Lara Assessoria de Imprensa e Conteúdo >>

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