Quatro anos.  Esse foi o tempo que o  projeto de Lei  nº 753/13  de autoria do vereador Adilson Amadeu (PTB) levou para se tornar realidade, alterando a denominação da  Ponte da Vila Guilherme   para   Ponte da Vila Guilherme ­ Eng. Curt  Walter Otto Baumgart.

São duas placas no sentido do Anhembi, sendo uma na via local e outra na via expressa; duas outras placas foram instaladas no sentido Zona Leste, nas mesmas posições.

O projeto só foi sancionado pelo então prefeito Fernando Haddad em 21 de julho de 2017, se transformando na Lei. 16.516.

Após um pedido feito por  Michel Wiazowski Rocha – Superintendente da Distrital Nordeste da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) – e do DiárioZonaNorte   ao então prefeito Fernando Haddad, durante uma visita a nossa região, a atualização da placa finalmente ocorreu  no início do mês de janeiro e com isso, tornou-se pública a homenagem ao empreendedor que transformou a história da Zona Norte de São Paulo.

Vocação para o Comércio  ===  De   acordo com  diretor-superintendente da Distrital Nordeste da ACSP  Michel Wiazowski Rocha  “Curt Baumgart era um  visionário. Um empreendedor, que via oportunidades onde os outros enxergavam problemas.  Um homem que percebeu oportunidades porque estava preparado. Um homem que com sua ousadia e obstinação, enxergou na várzea norte do rio Tietê, uma  grande vocação para o comércio”.

No último dia 28 de setembro de 2016, durante a cerimônia de homenagem aos aniversários dos bairros de Jaçanã ( 146 anos), Vila Sabrina ( 56    anos) e  Vila  Guilherme ( 104 anos ), a Distrital Nordeste realizou uma homenagem póstuma ao Dr Curt Baumgart, reafirmando a importância do empresário para o desenvolvimento da região.  Para representar a família, Carlos Baumgart.

Sobre Curt Walter Otto Baumgart  ===   Engenheiro mecânico, formado na  Universidade de Hannover, na Alemanha, casado com Dona Glorinha e pai de Gabriela, Carlos e Alexandre Baumgart.  Ele  era uma pessoa de hábitos simples.

Curt ocupava uma mesa comum, junto aos funcionários do Center Norte. Uma das histórias sobre ele, conta que em certa ocasião um mensageiro portando documentos, entrou na administração do shopping e parando em frente à mesa dele perguntou: Onde acho o Curt Baumgart?  Ele olhou para o menino e disse “Pode deixar que eu entrego”, e continuou os seus afazeres normalmente, como  se não fosse com ele.

Foi Curt quem insistiu para que o pai, Otto Baumgart, fundador da indústria de impermeabilizantes Vedacit, comprasse uma área de 150  mil metros quadrados, onde restavam dezenas de lagoas,  ainda na década de 60. Em 1964, Curt deu início ao aterramento da área e a aquisição de outros terrenos ao redor. Após 20 anos, em 07 de abril de 1984, estava pronto o Shopping Center Norte.  Depois veio o Lar Center, o Expo Center Norte e o Novotel. E estava pronta a Cidade Center Norte.

Com o lema “fazer pouco e bem feito”, Curt Baumgart criou um conglomerado. Uma das coisas que ele repetia constantemente  é que “todo mundo sempre procura o caminho mais fácil. Se você optar pelo mais difícil, vai suar mais, em compensação, vai faturar mais também”.

Curt Walter Otto Baumgart nos  deixou  aos 74 anos e até hoje, é um exemplo para os empreendedores do nosso país.  Em 2017, completa-se 07 anos de seu falecimento.

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here