Mesmo não sendo um item prioritário na vida do brasileiro, o perfume segue como campeão de vendas, principalmente em datas comemorativas. E para aguçar ainda mais esse consumidor que tem o cuidado com a  vaidade como se fosse um ritual, todos os meses a indústria de cosméticos lança uma infinidade de lindos vidrinhos coloridos e com fragrâncias especiais. E lógico, específicas para cada ocasião.

Diante de tanta oferta, como oferecer o produto ideal para cada cliente? Ou melhor, como tornar a experiencia não só do seu uso, mas a sua aquisição algo marcante, que irá fidelizar e engajar o público alvo? De acordo com Mohamed Gorayeb, criador de mais de mil técnicas de vendas voltadas para o universo da perfumaria, os vendedores precisam mudar de postura e se tornarem consultores.

Segundo Mohamed, como no Brasil praticamente todos os vendedores que trabalham com perfumes atuam de forma amadora, o que irá diferenciar dos demais, é se tornar um verdadeiro especialista no assunto. “Prestando consultoria no momento do atendimento, o cliente ficará impactado e terá uma experiencia positiva. Com isso, a venda flui automaticamente”, explica.

Mesmo em tempos de crise, o brasileiro segue consumindo itens de beleza. O que muda é o preço, que passa ser um grande poder de decisão entre um produto ou outro. Mas o hábito da compra jamais para.

Por esse motivo, lojas e o comércio de forma geral, devem se preparar para aquecer suas receitas diante de datas comemorativas. “ Além de ambientar o espaço que remeta a data, deve-se criar situações para que o cliente entre no clima. Frases impactantes na vitrine, símbolos, imagens e cores diferenciadas. Dar opção para montagem de kits, com preços diferentes, para que o comprador não tenha o trabalho de pensar também são iniciativas com ótimo apelo”, aconselha Mohamed.

Muitas pessoas não optam em presentear com perfume porque acreditam se tratar de algo pessoal, mas  com  algumas técnicas  criadas por  Mohamed, é   possível desmistificar isso. “ Realmente, há quem pense dessa forma”, destaca.

Mas nesse caso específico, se o vendedor não estiver preparado, irá perder a venda. “ Por isso, é preciso estar preparado para saber como conquistar a confiança logo nos primeiros instantes, e dominar a situação.  Jamais confirmar esse ditado, repetindo que realmente se trata de algo pessoal, como eu já presenciei várias vezes, até porque isso fará com que a crença negativa seja reforçada. Ele deverá tranquilizar o cliente informando que irá ajudar na escolha ideal para a pessoa presenteada, pois está sendo atendido por um consultor, e que está acostumado a orientar centenas a identificar o melhor produto, para todos os gostos, perfis e ocasiões”, conclui. << Com o apoio de informações/fonte: Carolina Lara Assessoria de Imprensa e Conteúdo >>

Sobre Mohamed Gorayeb  ==  Especialista em vendas e atendimento e autor  do livro “Receba mais SIM e menos NÃO” pela editora Senac.  Atua no Mercado desde 2001, atendendo grandes empresas nacionais e internacionais, com mais de  10 mil horas  de treinamentos para marcas consagradas da perfumaria mundial. Para entrar em contato com autor  http://mohamedgorayeb.com.br/index.php  ou mande e-mail para mohamed@mohamedgorayeb.com.br  

 

 

 

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