A 45ª Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda –  Couromoda acontece no Expo Center Norte.  entre os dias 15 e 18 de janeiro, com a apresentação de mais de duas mil coleções de calçados e acessórios.   A cerimônia de  aberta aconteceu na  manhã desta 2ª feira (15/01/2018) e contou com as presenças do Governador do Estado de São Paulo,  Geraldo Alckmin; do Prefeito da Cidade de São Paulo, João Doria, além de dirigentes da Abicalçados e da Ablac.

O renascimento em São Paulo  === Em seu discurso de abertura, o presidente da Couromoda Francisco Santos, lembrou da contribuição do   prefeito João Doria para o sucesso da feira.  Até o ano de 1985, a Couromoda acontecia no Riocentro – na Barra da Tijuca (RJ), quando um festival de rock e uma forte tempestade causaram problemas insanáveis ao evento. Na época, João Doria era o presidente da Anhembi Turismo e convidou a Couromoda para se  mudar para São Paulo, o que ocorreu em   1986.    O evento é considerado a maior feira de lançamentos de outono-inverno do setor e a  indústria de calçados brasileira é responsável pela geração de grande quantidade de empregos.  Os maiores pólos da indústria de calçados no Estado de São Paulo estão localizados nas regiões de Franca e Jaú (calçados femininos). O Estado reúne cerca de 20% das indústrias do setor no país.

Governador Sapateiro === Francisco Santos também enfatizou a parceira de longa data com o governador Alckmin, que nos três períodos em que governou o Estado, sempre acompanhou o setor de calçados, lutando por ele, sempre presente na Couromoda e nos polos de Franca, Birigui e Jaú.  “Muito obrigado Governador. O senhor será sempre o nosso Governador Sapateiro”, disse Francisco Santos.

Exportações para 150 países === O prefeito João Doria começou seu discurso parabenizando Francisco Santos e sua equipe pelo trabalho realizado ao longo dos 45 anos de existência da Couromoda que, de acordo com Doria é “o retrato desse setor que passou por muitas mudanças ao longo desses 45 anos, mas que se manteve ativo, com vitalidade e credibilidade para levar nossos sapatos para 150 países. E para exportar para tantos países, é preciso ter preço, moda e qualidade.Esse é um setor de grande importância para a economia do país. Uma indústria que tem forte mão de obra, empregando milhares de pessoas e que passa essa paixão pelo sapatos de geração para geração”, disse o prefeito.

Desenvolvimento econômico e paz === O governador Geraldo Alckmin finalizou a cerimônia de abertura da feira. De acordo com ele,  “a  Couromoda é sinônimo de emprego e geração de renda. Somos o maior produtor de calçados fora da Ásia e as indústrias que estão aqui representam esse setor que tem design, qualidade e inovação. O setor calçadista cresce e o país vive um momento melhor, mas precisamos de uma recuperação sustentável da nossa economia e para isso é importante a Reforma Tributária e que o Estado não gaste mais do que arrecada. Precisamos ter uma visão de futuro. O Brasil tem tudo para crescer e repetir os avanços que tivemos dos anos 30 até os 70, quando tínhamos crescimento todos os anos. Temos industrias de ponta, uma agricultura forte e um povo trabalhador e inovador. Com uma boa política fiscal, monetária e cambio positivo voltaremos a ter bons resultados. O desenvolvimento é o novo nome da paz e a Couromoda é a promotora dessa paz”, finalizou o governador.

Indústria em expansão ===  A exportação de calçados brasileiros cresceu 9,3% em receita em 2017, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados). Foram comercializados US$ 1,09 bilhão (R$ 3,52 bilhões). A variação do volume vendido para outros países, no entanto, ficou aquém disso: teve alta de 1,2%, com 127,1 milhões de pares embarcados. Os resultados demonstram uma leve melhora do setor em relação a 2016.

Duas feiras ===  Integrada 100% à Couromoda e localizada em ponto estratégico na entrada do evento, acontece a 8° edição da São Paulo Prêt-à-PorterFeira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios. Juntas, as duas feiras oferecem aos lojistas a oportunidade de conferir as tendências da temporada em toda cadeia fornecedora do varejo, ampliando as possibilidades de um resultado 360º ao visitante profissional. Mais focada em marcas de moda brasileiras, novos designers e produtores de pequena escala, a edição conta com curadoria de Rica Benozzati, stylist renomado no mercado fashion.

Fórum Couromoda ===  Simultâneo às feiras, é realizado também o Fórum Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter com três dias de intensa programação para o público que participa do evento. Nesta edição, uma arena será montada dentro do pavilhão, onde acontecerão palestras com foco no varejo, moda, tecnologia e futuro do mercado calçadista. Ao todo, são 21 temas e a iniciativa é realizada em parceria com o IED, Istituto Europeo di Design, e com o Grupo Padrão. As palestras são gratuitas e as inscrições devem ser feitas no portal: www.couromoda.com.

SERVIÇO:

  • COUROMODA – 45ª Feira Internacional  de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda
  • SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER  – 8ª Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios
  • 15 a18 de janeiro de 2018
    2ª à 4ª: das 10h às 20h
    5ª:  das 10h às 17h
  • Expo Center Norte – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo/SP

 

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora