da Redação DiárioZonaNorte  ===

<< Em primeira mão >> === Como a carruagem de abóbora que corta a floresta encantada, sempre há uma surpresa escondida nas estórias, que se revela no final da trama. Nesta 4ª feira (10/01/2018), um clarão começou a despontar em um novo ano para os funcionários, professores e alunos da UniSant´Anna, com o anúncio da transferência do comando da tradicional entidade de  85 anos de existência, sendo 48  anos no ensino superior  na Zona Norte da cidade. Desta forma, buscou-se uma saída para a grave crise que se enfrenta nos últimos anos – ver reportagens recentes deste jornal nos links: https://bit.ly/2iLuwOd   — https://bit.ly/2kCQEOI  — https://bit.ly/2FpBa6t

Segundo comunicado que consta na primeira página do site da entidade (www.unisantanna.br), a nova direção do Uni Sant´Anna-Centro Universitário Sant´Anna teve alteração no dia 3 de janeiro na composição do quadro de associado de sua mantenedora, a Instituto Santanense de Ensino Superior – ISES. Seus fundadores Leonardo Placucci (que, segundo fontes, está com a saúde debilitada em conseqüência do Mal de Alzheimer) e  Wanda Maria Stocco Placucci deixam a composição do controle da instituição.

No  mesmo comunicado que veio a público, não há referências sobre quais as bases da negociação do passivo e do ativo da instituição de ensino para garantias de funcionamento presente  e  do futuro, nem mesmo como ficaram estabelecidos os acertos dos prédios. Em um trecho há somente a referência com a preocupação financeira da administração do pessoal, onde exprime que “imediatamente será paga uma folha salarial a todos  os colaboradores (corpo docente e administrativo) do ISES / Uni Sant´Anna e apresentado o cronograma para quitação das competências em aberto. Será  garantido o pontual cumprimento das próximas folhas salariais”.

QUEM ASSUME === Sem outros detalhes da negociação, assume a UniSant´Anna o empresário, professor, médico e ex-prefeito de Montes Claros (MG), Ruy Adriano Borges Muniz, de 57 anos. Ele leva como seu braço direito o filho Thiago Muniz, que pretendem desembaraçar os nós da situação caótica que se chegou com a entidade, buscando sanear as dívidas, fazer os acertos e retomar as rédeas da universidade.

Pelo menos na área de ensino, há um retrospecto que mostra uma luz no fim do túnel, já que Ruy Muniz foi diretor da Universidade Santa Úrsula – USU (fundada em 1937 por Alceu Amoroso Lima, um dos maiores pensadores católicos ) no tradicional bairro de Botafogo na cidade do Rio de Janeiro, que 2012 estava fechada por problemas financeiros. Ele conseguiu recuperá-la, mas a mesma história mostra que no ano seguinte houve uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), onde cinco proprietários de universidades privadas foram acusados de aumento abusivo de mensalidades e até com venda de diplomas. A Santa Úrsula era uma delas.

A família Muniz é fundadora da  Associação Educativa do Brasil – SOEBRAS, que de acordo com seu perfil na rede social LinkedIn,   possui “instituições de Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série, Ensino Médio, Educação para jovens e adultos, Cursos Técnicos, Graduação e Pós-graduação, formando assim um grande complexo educacional presente em 22 estados do Brasil. A SOEBRAS é constituída por aproximadamente 30 mil alunos e três mil funcionários, que compõem um núcleo articulador de cultura e conhecimento diferenciado que não busca apenas homogeneidade no seu ensino, mas qualidade e pluralidade integrada. Sem dúvida, está se consolidando como uma das maiores instituição de ensino privado, de natureza filantrópica, do Brasil”.

FUNCIONÁRIOS E PROFESSORES ===  Trazidos das negociações que começaram no final do ano passado,  os primeiros dias deste começo de um novo ano foram agitados nos prédios da UniSant´Anna, à beira do Rio Tietê próximo da conhecida Ponte das Bandeiras, na porta de entrada de Santana. Com os salários em atraso há meses, os funcionários e professores foram convocados para uma reunião às 17 horas desta 4ª feira (10/01/2018), com a intenção de apresentar os novos gestores da instituição. Foi pedido “um voto de confiança” para os novos administradores, com a promessa de solução ao problema de salários e os acertos escalonados, a partir desta semana. Outras questões administrativas foram debatidas, o que retardou o término do encontro.

OS ALUNOS === Em seguida, às 19 horas, estava programado outro encontro no auditório da UniSant´Anna com os alunos. Mais de 300 deles estiveram presentes – junto com representantes da Unidade de Aricanduva –, mas houve um atraso de mais de uma hora. O cenário foi o mesmo com a apresentação dos novos gestores, que pediram o mesmo “voto de confiança” para as mudanças e alterações no comando da UniSant´Anna. O novo administrador Ruy Muniz foi incisivo em sua fala e prometeu regularizar tudo que estiver parado ou com problemas, “investindo pesado para que a entidade seja reerguida”.

Aos alunos esclareceram que as bolsas de estudos serão mantidas, bem como às do Pronatec. Os investimentos com os atletas terão continuidade, junto ao curso de educação física. E outras preocupações foram esclarecidas como serão as avaliações de DP (desempenho de notas), a reposição de aulas e o atendimento para liberação de documentos – que está no momento com acumulo de pedidos e a previsão deve se normalizar em uma semana. E se fez um resumo da reunião anterior com a situação dos salários de funcionários e professores, que serão normalizados. Em outras palavras,  nas intenções, tudo poderá voltar ao que era e se passando uma borracha no tempo.

A SITUAÇÃO ECONÔMICA === O comunicado oficial ainda esclarece que “os ingressantes declaram ter conhecimento da real situação econômico financeira e administrativa do Instituto Santanense de Ensino Superior e se comprometem a realizar os investimentos necessários para a plena regularização das atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão”.  E para deixar a situação mais visível e tranquilizar os alunos e professores diz que  “a situação acadêmica do Centro Universitário Sant´Anna no MEC é de plena regularidade”. E também cita que “o recredenciamento presencial foi feito pela portaria ministerial nº 422, de 27 de março de 2017, e o credenciamento para educação a distância pela portaria ministerial nº 1480, de 20 de dezembro de 2016”.

QUEM É RUY MUNIZ ===  O perfil exposto no Wikipédia (livre na internet para consulta — link: https://bit.ly/2qORcnu ) afirma que na vida pública,  Ruy Muniz teve sua ascensão política em sua cidade de Montes Claros, que fica  ao norte de Minas Gerais, a 420 quilômetros de  Belo Horizonte, de vereador em 2005 e se reelegendo deputado federal em 2007; chegando a prefeito de 2013 a 2016. Mas sua biografia mostra outras situações como administrador, inquéritos e investigações policiais, incluindo a Policia Federal. E mais recentemente o governo Temer liberou R$10,9 milhões para o Hospital Dr. Mário Ribeiro da Silveira, cujo proprietário é Ruy Muniz. Neste caso, a mulher do ex-prefeito de Montes Claros, é a deputada federal Raquel Muniz (PDS), que votou pela rejeição da denúncia contra o presidente da República. Segundo informações,  teria havido favorecimento em cargos. E o hospital foi alvo de investigação da Policia Federal por irregularidades, o que levou o ex-prefeito à prisão.

E, no final do comunicado, ainda há um momento de esperança: “ Convidamos os discentes, para permanecerem na UniSant’Anna, renovando suas matrículas para o primeiro semestre de 2018. Contamos com todos vocês para nos auxiliarem no processo de soerguimento do Uni Sant’Anna. Juntos vamos construir a universidade que sonhamos e escolhemos para estudar. Instituto Santanense de Ensino Superior Centro Universitário Sant’Anna”.

Um das frases preferidas de Ruy Muniz, de sua autoria: “O maior adversário de quem quer fazer e não consegue, é ele mesmo”. E no final da estória, a carruagem de abóbora se dissolve no meio da floresta, sem deixar vestígios, como em um conto de fadas!

——

Nota da Redação: A direção da UniSant´Anna foi procurada por telefone para se pronunciar, como também a pró-reitora Maria Betânia Placucci Bari. A redação deste jornal não teve retorno até a finalização desta matéria. O novo administrador Ruy Muniz também não foi localizado.

 

 

Natal Center Norte 2018

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora