da Redação DiárioZonaNorte

=== A Secretaria Municipal da Saúde vai ampliar, a partir desta 6ª feira (27/10/2017), o horário de funcionamento das 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS)  da Zona Norte que aplicam a vacina contra a febre amarela. O horário de atendimento durante a semana  será das  7  às 19 horas.  Também haverá atendimento neste  sábado (28/10) das  8 às 17 horas e no domingo (29/10), das 8 às 14 horas.

De acordo com Wilson Pollara, Secretário Municipal de Saúde,  “estamos expandindo as nossas ações de acordo com as necessidades da região e, por isso, decidimos tanto ampliar os horários de atendimento em todas as nossas unidades de segunda a sexta quanto abrir também neste fim de semana para dar mais agilidade e atender as pessoas que não conseguem comparecer nos postos no horário regular”. Desta forma, serão evitadas filas enormes, desde a madrugada, com moradores (adultos, idosos e crianças) por horas no aguardo e até debaixo de chuva – como aconteceu nesta 5ª feira pela manhã.

Balanço parcial ===  Até esta 5ª feira (26/10), 146.604 pessoas foram vacinadas nos distritos de Anhanguera, Jaraguá,  Brasilândia, Cachoeirinha, Mandaqui, Tremembé, Perus e Jaçanã.  Foram consumidas 38.684 doses no Distrito Anhanguera – onde a vacinação preventiva começou em 11 de setembro; outras 24.995 pessoas na região do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira já foram imunizadas.

A prioridade desta primeira etapa da campanha é imunizar as pessoas que residam em até 500 metros no entorno do Parque do Horto e da Cantareira. O raio de abrangência será estendido para 1.000 (mil metros) do parque na segunda fase, e para toda a zona Norte na terceira etapa.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, por sua vez, está realizando vacinação preventiva em 37 Unidades Básicas de Saúde (UBS). Até o dia 24, foram vacinadas 63.679 pessoas, consumindo 38.684 doses no Distrito Anhanguera – onde a vacinação preventiva começou em 11 de setembro; outras 24.995 pessoas na região do Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira já foram imunizadas.

Macacos não transmitem a doença  === Foi reafirmado que  macacos não transmitem a febre amarela para a população e são apenas hospedeiros do vírus, transmitido de forma silvestre pelos mosquitos haemagogus e sabethes . O responsável pela transmissão da febre amarela aos humanos é o  mosquito Aedes aegypti (o da dengue), após picarem alguém já infectado.

Parques fechados === Quinze parques foram fechados por tempo indeterminado, na cidade de São Paulo. A justificativa é como medida preventiva após um primata da espécie sagui (Callithrix sp) ter sido encontrado morto.  A ação é é parte do protocolo do  Ministério da Saúde, que realiza a vigilância de epizootias (doenças que atacam animais) desde 1999, com o objetivo de antecipar a ocorrência de doenças.

Agentes de saúde  estão fazendo varreduras nos parques e, desta forma, é possível fazer a intervenção oportuna para evitar casos humanos, por meio da vacinação das pessoas e também evitar a urbanização da doença por meio do controle de vetores nas cidades.  Os primatas estão sendo monitorados e notificados pela Divisão de Fauna (DEPAVE-3) da SVMA.  Já o  Centro de Manejo e Conservação de Animais Silvestres (CeMaCAS), que fica dentro do Parque Anhanguera, também está fechado por tempo indeterminado para o recebimento de animais silvestres trazidos por munícipes (indivíduos em perigo ou doentes). A Divisão de Fauna da SVMA receberá os animais silvestres trazidos por munícipes na unidade do Parque Ibirapuera, localizada na Av. IV Centenário, 1268, portão 7A, de segunda a sexta, das 8 às 16 horas. O telefone é (11) 3885-6669.

Os parques interditados ===  São eles: Parques Pinheiro D´Água (Taipas/Jaraguá), Jacintho Alberto (Pirituba/Jaraguá), Rodrigo de Gásperi (Pirituba/Jaraguá), Jardim Felicidade (Pirituba/Jaraguá), Cidade de Toronto (Pirituba/Jaragua), São Domingos (Pirituba/Jaraguá), Tenente  Brigadeiro Faria Lima (Parque Novo Mundo), Senhor do Vale  (Pirituba),  Lions Tucuruvi  e Parque Sena (Tucuruvi)  estarão fechados por tempo indeterminado.  No total, agora, são 15  parques fechados – incluindo Parque Estadual da Cantareira, Horto Florestal, Parque Linear do Canivete, Parque Linear Córrego do Bispo (em implantação) e Parque Anhanguera. Os parques lineares não possuem delimitação física, motivo pelo qual é feita a recomendação de não visitação.

Sobre a doença ===  Os sintomas iniciais incluem febre, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia (coloração amarelada da pele e do branco dos olhos), hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos. Cerca de 20-50% das pessoas que desenvolvem doença grave, podendo vir a óbito.

A vacina === A vacinação seguirá até que todo o público-alvo esteja imunizado e as ações de rotina seguirão nas unidades que normalmente já realizam vacinação para a febre amarela.  A dose não está indicada para gestantes, mulheres amamentando crianças com até 6 meses e pessoas imunodeprimidas, como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo). Em caso de dúvida, é importante consultar o médico.

A Coordenadora do Programa Municipal de Imunização da capital, Maria Lígia Nerger, esclarece que os munícipes que já tomaram a vacina em alguma fase da vida não precisam de reforço. “Quem já tomou não precisa se vacinar novamente. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam apenas uma dose da vacina para prevenção contra a febre amarela: é o suficiente para proteger contra a doença”.

Serviço:

Vacinação contra febre amarela

Horário:

  • Segunda a sexta-feira das 7h às 19h
  • Sábado (28), das 8h às 17h
  • Domingo (29), das 8h às 14h

Locais de vacinação:

  1. UBS/AMA Jardim Peri – Av. Peri Rochetti, 914 – Jd. Peri
  2. UBS Horto Florestal – R. Luis Carlos Gentile de Laet, 603, esquina com rua. do Horto, 603 – Horto Florestal
  3. UBS Dona Mariquinha Sciascia – R. Dr. José Vicente, 39 – Tremembé
  4. UBS Vila Dionísia – R. Chen Ferraz Falcão, 50, Vila Dionísia
  5. UBS Lauzane Pauklista – R. Valorbe, 80
  6. UBS Vila Aurora – R. Jean Buff, 126
  7. UBS Conjunto Ipesp – Av. Profª. Virgilia Rodrigues Alves de Carvalho Pinto, 555
  8. UBS Wamberto Dias Costa – R. Paulo César, 60
  9. UBS Jardim Rosinha – R. Dalva de Oliveira, 82 – Morro Doce
  10. UBS Morada do Sol – R. Assis Brasil, 31, esquina com Pça. Luiz Vaz de Camões – Sol Nascente
  11. UBS Morro Doce – R. Alberto Calix, 55 – Jd. Canaã
  12. AMA/UBS Parque Anhanguera – R. Pierre Renoir, 100 – Via Anhanguera Km 24,5 – Jd. Britânia
  13. UBS/PSF Alpes do Jaraguá – Alameda das Limeiras, 46
  14. AMA/UBS Integrada City Jaraguá – Estrada de Taipas, 1648
  15. AMA/UBS Integrada Elísio Teixeira Leite – R. João Amado Coutinho, 400
  16. UBS/PSF Jardim Panamericano – R. Barra da Forquilha, 38 F
  17. UBS/PSF Jardim Rincão – R. Arroio da Palma, 67
  18. UBS/PSF União das Vilas de Taipas – Av. Elísio Teixeira Leite, 7.703
  19. UBS Recanto dos Humildes – Av. Pavão, 36A
  20. UBS Vila Caiuba – R. Presidente Vargas, s/n
  21. UBS Ilza Weltman Huztler – Rua Cel. Walfrido Carvalho s/nº
  22. UBS Vila Espanhola – Av. João Santos Abreu ,650
  23. UBS Vila Dionísia II – Rua 07 de Setembro,73
  24. UBS Jardim Guarani – Rua Santana do Araçuai, 160
  25. UBS Jardim Vista Alegre – Rua Ibiraiaras, 21
  26. UBS Silmarya R.M. Souza – Rua Euvaldo Augusto Freire, 20
  27. UBS Jardim Paulistano – Rua encruzilhada do Sul, 220
  28. UBS Anhanguera I – Rua Marcela Alves de Cássia, 175
  29. UBS/AMA Jardim Ipanema – Rua Pedro Ravara, 11A
  30. UBS Jardim Apuanã – R Hum, 19
  31. UBS Jardim Fontalis – R. Antonio Picarollo, 41
  32. UBS/ESF Jardim das Pedras – R. Clóvis Salgado, 220
  33. UBS Jardim Flor de Maio – Av. Nova Paulista, 561
  34. UBS Jardim Joamar – R. Adalto Bezerra Delgado, 230
  35. UBS Dr. Osvaldo Marçal – R. Antonio Joaquim de Oliveira, 220
  36. UBS Vila Nova Galvão – R. Alpheu Luiz Gasparinni, 116
  37. AMA/UBS Integrada de Perus – Praça Vigário João Gonçalves de Lima, 239
Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here