da Redação DiárioZonaNorte ===

A 11ª Edição do Nikkey Matsuri – Festival Japonês  comemora os 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil e acontece no Memorial da América Latina, que passa a ser o local oficial do Festival.  Desde sua primeira edição  em 2006, o Festival acontecia no  campo de futebol do  Clube Escola Jardim São Paulo, na Zona Norte.  Com a requisição da Prefeitura Regional  Santana/Tucuruvi para o plantio de grama no local, o Festival migrou para o Memorial da América Latina, após um tentativa frustrada em 2015, em realizar a festa no Centro de Eventos Pro-Magno,  na Casa Verde.

No Memorial da América Latina são  8 mil metros quadrados de área concretada, contra os 6 mil da área usada anteriormente no Clube Escola Jardim São Paulo.  Com um espaço maior e colado na estação Metrô Barra Funda, os visitantes terão mais conforto e segurança para desfrutar o melhor da cultura nipônica.

Durante os dias  07 e 08 de abril de 2018, a cultura japonesa  será celebrada com diversas atrações  artísticas, entre elas apresentações de Taikô (tambores japoneses), danças folclóricas, moda kawaii e shows musicais, além do tradicionalíssimo concurso Miss Nikkey, exposições e uma praça de alimentação com o melhor da gastronomia japonesa.

O tema escolhido para a edição 2018 do Festival é o  “Mottainai”, palavra japonesa que expressa o desperdício no sentido mais amplo, abrangendo desde o gasto exagerado de comida ou material.   O tema também será levado aos participantes do festival em palestras da professora Tiemi Yamashita, referência mundial no assunto, que falará sobre o valor dos recursos e de como saber usá-los com gratidão e respeito

A entrada é gratuita, mas a exemplo dos anos anteriores,  a organização arrecadará alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades assistenciais da comunidade.

Pré-evento ===   Na Galeria Marta Traba, localizada dentro do Memorial da América Latina, já acontece o pré-evento do Nikkey Matsuri, com uma exposição de artes e uma mostra de curta-metragens.

Na exposição  que recebeu o nome “Mottainai”, tema do Festival,  o público pode visitar obras de 56  artistas plástico nipo-brasileiros com a temática da sustentabilidade. . O objetivo é conscientizar, por meio da arte, sobre a importância da utilização de recursos, sejam eles materiais ou imateriais, como o tempo, por exemplo.

Entre os convidados a expor obras estão os nikkeis Cláudio Takita, Nana Higa, Simone Tokitaka e Wagner Kuroiwa. Na mesma exposição, um  espaço com obras peruanas, trazidas em parceria com o Consulado Geral do Peru, mostram a cultura daquele povo que também recebeu influência japonesa. Além disso, os artistas plásticos Yutaka Toyota e Kenji Fukuda serão homenageados.

Cinema ===  Já a  Mostra de Curtas-Metragens  assinada pelo O Coletivo Oriente-se, composto por atores profissionais com ascendência oriental, serão exibidos 14 filmes de aproximadamente seis minutos cada abordam  temas como a diversidade étnica, social e de gênero e procuram mostrar o dia a dia dos nikkeis brasileiros, sem estereótipos. A mostra de curtas se encerra no final de semana do Nikkey Matsuri, dias 7 e 8 de abril, quando haverá um bate-papo com os integrantes do coletivo.  A exposição ficará aberta para visitação até 14 de abril. Ambos têm entrada franca.

Sobre o Nikkey Matsuri  ====   Desde 2006, o Nikkey Matsuri- Festival Japonês reúne a comunidade nipo-brasileira em um evento que celebra sua cultura com apresentações artísticas, culturais e gastronômicas.  E tem entre as entidades promotoras a  Associação Cultural e Esportiva Tucuruvi, Associação Cultural e Esportiva Okinawa Santa Maria, Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do Imirim, Anhanguera Nikkei Clube, Associação Okinawa de Casa Verde, São Paulo Gigante Beisebol e Softbol Clube (SP Giants) e Instituto Gabi.

Em  2010, o Festival passou a integrar o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (Lei 15.168 de 19/05/2010) e em 2011, o Nikkey Matsuri passou a fazer parte do calendário turístico do Estado de São Paulo, graças à Lei 14.617 de autoria do deputado estadual Hélio Nishimoto.

O festival conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, que por meio da Secretaria de Estado da Cultura cedeu o espaço do Memorial da América Latina e da Prefeitura da Cidade de São Paulo, que através da SPTuris – São Paulo Turismo viabilizou a infraestrutura como palco, tendas e iluminação.

SERVIÇO:

Festival Nikkey Matsuri

  • Dias 7 e 8/04
  • Horário: das 8h às 22h
  • Entrada Gratuita
  • Praça Cívica – portões 2 e 5 – Memorial da América Latina, Av. Auro Soares de Moura Andrade/Metrô Barra Funda
  • Estacionamentos: portões 4, 8 e 15 (conveniados)
  • Classificação Livre

– Exposição 110 anos da Imigração Japonesa

De terça-feira a domingo, das 9h às 18h

  • Até o dia 08/04
  • Onde: Salão de Atos – Tiradentes
  • Av. Auro Soares de Moura Andrade/Metrô Barra Funda
  • Estacionamentos: portões 4, 8 e 15 (conveniados)
Institucional Trevo

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora