Por  Redação DiárioZonaNorte

Como não podia deixar de ser, um jogo tenso, muito tenso, para uma final do 1º Torneio de Futebol de Salão da Vila Guilherme, entre os times Cavalos Hostis –Renegados FutSal, de Vila Gustavo, e o Família Marley, de Vila Ede, que aconteceu neste sábado (26/08/2017). E o campeão, depois de uma dura partida, foi a FAMÍLIA MARLEY; ficando o vice-campeão com CAVALOS HOSTIS-RENEGADOS; e o terceiro colocado com o PEGA-LEVE — que também recebeu o troféu como a equipe de “Espírito Esportivo”, com poucas faltas, sem expulsão e cordial dentro da quadra. E o artilheiro, com 12 gols, foi o jogador Lucas Feitosa, do Cavalos Hostis Renegados. Na ordem de classificação, o DiárioZonaNorte faz uma homenagem repetindo abaixo os perfis das três equipes.

UM NOVO TEMPO === Com promoção da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME) e da Prefeitura Regional de V.Maria/ V.Guilherme/ V.Medeiros, em homenagem ao programa “SP:Faça Seu Bairro Lindo” realizado no Parque da Vila Guilherme-Trote (PVGT), em 15 de julho, o Torneio recebeu o nome de “Taça Bairro Lindo Vila Guilherme”. A bem  da verdade, a Supervisão de Esportes comandada por Nélson Marques fez mais em poucos meses do que a gestão anterior nos quatro anos de mandato.  Além da união com as outras seis prefeituras regionais da Zona Norte, fato também inédito, há uma programação de eventos  bem extensa com muitas novidades para os moradores.

O INÍCIO === O 1º Torneio de Futebol de Salão da Vila Guilherme teve início em 22 de julho, com jogos sempre aos sábados,no Clube Escola de Esportes de Vila Guilherme- Ginásio Darcy Reis (Av.Guilherme), com apoio da  Coordenadora e Diretora Giselda Máximo. Foram 14 jogos com a representação de 12 inscritos da Zona Norte: Bem Bolado F.S., Máfia Futebol Clube, Familia Marley, Mod. Squad, Pega Leve Futsal, Molekes da Vila, Sossegados Futsal, Bebo Sim Futsal, Katia Futebol Clube, Sonda Vila Guilherme Futsal, Renegados F.S. e CECA.

IMPREVISTOS NO JOGO FINAL === Com os dois juízes oficiais e os apoios de controlador-cronometrista, o advogado Dr. Waldir Mazzei de Carvalho (Assessor Jurídico da Prefeitura Regional) e o produtor Gilvan Barroso,  tudo estava pronto,  dentro das regras e da programação. Mas teve o cancelamento de um jogo amistoso e festivo entre as Prefeituras Regionais de Jaçanã/Tremembé e a de V. Maria/V.Guilherme/V.Medeiros, que contaria com as presenças dos respectivos prefeitos regionais Alexandre Baptista Pires e Dário José Barreto — além do atraso da partida final .  Isto aconteceu sem previsão antecipada,  já que a quadra foi usada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer para partidas de basquetebol, na última hora. Mas as duas equipes de futebol de salão estavam completas e aguardaram por quase uma hora para entrar em jogo.

JOGO E TORCIDA EXALTADA === Muito tenso, desde o começo, a equipe Família Marley virou o primeiro tempo por dois a zero. No segundo tempo, o Renegados entrou para virar o jogo. E conseguiu o empate. Ficou um jogo pesado, com muitas reclamações dos dois lados. Quase no final, o Renegados jogava do lado da torcida da Familia Marley, que estava na arquibancada, ocasionando um mal entendido entre eles. Uma tensão muito forte e dois guardas-civis (Guarda Civil Metropolitana), que estavam do lado de fora do ginásio, foram alertados e convocados para dar segurança interna, mas recusaram a entrar no ginásio. Ainda bem que a vitória foi da torcida que estava exaltada e querendo brigar. Nada de grave aconteceu, com um público de cerca de 100 pessoas, com mulheres e crianças.

OS SEGUNDOS FINAIS === Depois de quase dez minutos da partida paralisada, houve o reinício por pouco mais de dois minutos. E permaneceu o empate 2 x 2 que levou  para uma prorrogação de 1 minuto e, persistindo o empate, haveria a disputa de pênaltis. E a prorrogação foi muito disputada, por ambos os lados, até que faltando 10 segundos, saiu o gol da Família Marley. Mais alguns segundos, e a campeã estava definida: FAMÍLIA MARLEY. Apito final, muita festa, alegria, e a torcida invadindo a quadra.

VEM AÍ MAIS ESPORTES  === Em seguida, houve a premiação e a perspectivas para breve o 2º Torneio de Futebol de Salão da Vila Guilherme.  Terminado a entrega dos troféus e medalhas, o time Familia Marley reuniu-se em um canto da quadra, fez uma roda,  e houve um agradecimento pelo esforço e luta de todos. No final, na mesma roda, de braços em união e cabeças baixas, rezaram um “Pai Nosso”.

“Foi uma experiência pioneira e de resultados positivos, que transcorreu sem incidentes. Um grande aprendizado para nossa organização, que pretendemos levar a ideia de intercalar com um Torneio das Prefeituras Regionais da Zona Norte. Temos outros projetos em esportes envolvendo inclusive as escolas da região”, declarou, após a premiação, o Supervisor de Esportes da Prefeitura Regional de Vila Maria/Vila Guilherme, Nélson Marques.

JOGADORES DA FINAL ==  FAMÍLIA MARLEY:  01 – Antonio Wanderley A. Vaz; 5 – Rodrigo Gustavo C. Souza; 11-Anderson Alves dos Santos; 4 – Denis W. dos Santos Barbosa; 8=- Wagner Nunes Xavier; 9 – Daniel dos Santos Ferreira; 7 – Diego Matheus M. Arrais; e 6 – Caio César C. de Jesus – Reservas: Jefferson  Fernandes de Oliveira; Douglas Hamilton R. de Jesus; Jonathas S. de P. Ribeiro e Michel Ribeiro da Silva === CAVALOS HOSTIS – RENEGADOS:  1 – Márcio Vinicius Rasmossen; 15 – Lucas Feitoza do Prado; 5=- Gabriel dos Santos Florio; 11 – Kauê Keller Santos do Valle; 3 – Matheus Batista Ribeiro; 10- Eduardo Avelino de A. Junior; 9 – Fernando Morais Theodoro; 13 – Vitor Campelo dos Santos; 7- Augusto Serrano Bezerkz; e 25 – Fernando H.G.S. Magalhães — Reservas: Leonardo Rodrigues da Cosa; Cristiano Torquatro Bandejo; Vinicius Luiz Zanoni; e Lucas Pereira de Moraes.

Um rápido perfil de cada time da final:

FAMILIA MARLEY  ===  O presidente Michel Ribeiro faz o relato: O time foi fundado em 2007 na Favela do Vila Ede, na Zona Norte de São Paulo. O time foi formando por um grupo de amigos para uma brincadeira em ligas e festivais. Teve uma breve parada e, em 2015, voltou com alguns amigos. Daí formou-se uma diretoria e se tornou um time de para competir em campeonatos e festivais. E com nova filosofia para a ser uma referência para a comunidade e, assim, formou-se essa instituição. Presidente:  Michel Ribeiro; . Diretoria: Wallan, Daniel, Chambinho, Alemão, Paulo  e Renato. E o time começou a disputar campeonatos importantes. Desta forma, fomos criando o nome forte na várzea e no futsal, por ter um time competitivo. No mesmo ano, fomos convidados de Honra por ser conhecido como um time forte pela organização e a disputa de campeonatos importantes. Como isso, fomos criando nome forte na várzea de futsal por ter um time competitivo e, no mesmo ano, fomos convidados de honra. Tudo isto por ser conhecido como um time forte pela organização de futebol amador de Osasco para competir o campeonato municipal. E fomos com muito orgulho e humildade disputar. Fomos o primeiro time a ser convidado de fora e ser campeão da segunda Copa Municipal de Osasco da série prata 2015 em cima do Aja Álcool. Fizemos uma bela campanha e tivemos o melhor jogador do campeonato  e hoje contratado pelo Osasco, Bianco Santiago.

Somos referência no Vila Ede e de uma torcida fiel nos jogos. Temos projetos sociais junto com o time de campo que é também referência. Temos sede própria na Rua Padre Marcos Simone e em breve quadra própria no intuito de ajudar a formar jogadores tirando o foco dos moleques das ruas e das drogas. E, assim, hoje somos respeitados e admirados pelos quatro cantos de São Paulo, com humildade e muito respeito com os nossos adversários. E, como parte do projeto, estamos entrando com uma nova formação no segundo quadro da Família Marley no Campeonato Cidade Linda. E neste ano estamos frazendo em dezembro 10 anos.

RENEGADOS CAVALOS HOSTIS F.S. === Fábio Miro Savatin, fundador e presidente do  Renegados Futsal, transcreve abaixo a história do time.  Além de ser um pouco extensa, está incompleta, pois depois de sua elaboração, conseguimos mais alguns títulos de festivais e da nossa conquista, mais importante, que foi a consagração de Campeão da Copa Doricar 05, cujo caneco levantamos há duas semanas.

” A Agremiação Esportiva RENEGADOS CAVALOS HOSTIS FUTSAL, nasceu em 25-01-2016, após a disputa de festival, em comemoração aos 452 anos de aniversário, da acolhedora cidade de São Paulo.  Inicialmente, a ideia se limitava a unir amigos para formar um time de futsal, visando disputar partida recreativa, com outro time, em quadra aprazível, situada próxima de nossas residências.

Quando dos preparativos para o jogo, eis que o organizador pergunta:   Qual o nome do time?  De pronto, o idealizador do jogo, cravou: Renegados! E esse foi o nome gravado no troféu do festival que disputariam.  A origem do nome provém de história pitoresca, pois o idealizador do jogo e posteriormente fundador do time, relembrou de uma viagem que fez ao festival musical em Santa Catarina, quando passeava pela fazenda, que abrigava o evento, e se deparou com dois cavalos nada amistosos – hostis.

A junção RENEGADOS CAVALOS HOSTIS FS, foi natural e oportuna, pois os amigos que jogaram o célebre festival em 25-01-2016, há tempos, não disputavam um certame, logo, eram os Renegados, que jogaram com muita raça e determinação, sendo que tais ações, metaforicamente, acabaram por remeter a alusão aos cavalos encontrados no festival.

O jogo foi emocionante, tendo viradas aplicadas por ambos participantes, até que encerrou o tempo normal empatado, logo, a decisão do nosso jogo foi nos pênaltis.  Depois de muita tensão, natural neste tipo de decisão, saímos vencedores, após grande atuação do nosso goleiro Marcus Rasmussen, vulgo imortal Paquito, que defendeu duas cobranças, mais do que suficientes para sacramentar nossa primeira conquista. Isso mesmo! Primeira conquista, porque a empolgação com a vitória, motivou a manter a existência dos Renegados.

PEGA LEVE FUTSAL ==  Somos um time fundado em 2002 – há 15 anos —  por amigos de infância moradores do Parque Vila Maria. Temos  muita força de vontade, mas pouca estrutura e sem nenhum apoio. Estamos mais de 15 anos resistindo com futsal amador, nas dificuldades. As   cores do time vermelho, azul e branco, com o nosso  mascote sedo o famoso Chapolim. Em 2015,  fizemos um feito histórico chegamos à semifinal dos Jogos da Cidade, representando na época A Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros. Jogadores que passaram por aqui:   Diogo Felix da Silva Carpio (Cocão), Pedro Henrique Gonçalves Pereira da Silva (Henrique), Helison Obede Ayres de Brito – (Lih bola), Hernan Bruno, Gilberto inacio dos Santos(Beto), Vando (Tio Vando), Vitor Alves da Silva, Carlos Alberto da Silva Oliveira ( Presi ), Fernando Henrique Ferreira dos Santos (Branco), Jefferson Sousa Celestino(Jé), Francisco Raimundo de Oliveira Neto (Dunga), Silvestre, Kleber, Paulo Roberto  ( Toquinho ), Gilmário (Gil), Cláudio Silva de Oliveira,  Felipe e Negão.   Observação: Em uma das fotos a bebê é Ana Júlia,  filha do Ricardo. Infelizmente, ela faleceu 2 anos atrás  e marcou muito. E ele levava a filha em todos os jogos e  nos dava muita sorte. Na foto dos jogadores abraçados, um dia difÍcil, pois mostra a união pelo um minuto de silencio. A homenagem para nossa eterna Ana Júlia, uma princesinha. O seu pai Ricardo sempre a  levava nos jogos do Pega Leve. A historia dela  foi lembrada em várias rádios.


Atenção: Veja abaixo  galeria de fotos completa:

 

Organicos

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora