Sabe aquela mensagem, que a amiga da amiga mandou no WhatsApp?  E que nem sabe de quem recebeu?    Aquela em que diz que  “O Boticário” está dando um incrível lápis delineador Make B, se você participar de uma pesquisa on-line?  É golpe.

Com mais de 120 milhões de usuários no Brasil, o  WhatsApp caiu no gosto da malandragem. Usar nomes de empresas como “O Boticário” e  “Kopenhagen” ou serviços do governo como o  FGTS e PIS, ou ainda direitos trabalhistas como   14º salário,  está se mostrando prática rotineira.

Ao clicar nos links enviados juntamente com essas falsas mensagens, o usuário é exposto a vírus e roubo de dados.  Caso o celular não tenha nenhum app que funcione como um antivírus,  poderá ficar  infectado ou vulneráveis a outros tipos de ameaças.

O golpe ===  No golpe envolvendo a marca “O Boticário”,  o link encaminhado junto à mensagem de WhatsApp (com erros de português),  simula a página oficial da marca e se aproveita de uma promoção de “O Boticário”, já encerrada. Para um internauta mais atento,  é  visível a baixa qualidade do site e o domínio  (endereço do site) ser  “makesx.com” .

Ao acessar a página, o internauta encontra uma pesquisa on-line com perguntas banais como  “Você já fez compras no Boticário?”,  “Gosta de produtos da O Boticário?” e “Você recomendaria O Boticário a um amigo ou membro da família?”.

Na seqüência o usuário é redirecionado para uma  página onde deve encaminhar a mensagem da promoção para 10 contatos seus  no WhatsApp para ter acesso ao prêmio. Após  encaminhar a mensagem, o internauta é  encaminhado para uma  página onde terá que  se cadastrar em um serviço de SMS pago ou baixar aplicativos falsos.

Ah, tá === Depois do suposto golpe ter sido denunciado, em vários órgãos de imprensa, o site passou a exibir a seguinte mensagem :  “”Aviso:  Caro leitor, esse website NÃO solicita nome, telefone, ou qualquer outro dado do usuário, sendo assim, NÃO armazenamos nenhum dado de qualquer usuário. Esta página não dá “GOLPE”  em ninguém.  Nós não redirecionamentos o usuário para pegar nenhum tipo de vírus ou instalar aplicativos. Nosso site é diferente de outros websites que circulam pelo WhatsApp. O intuito do nosso site é apenas repassar promoções.    Obs: Esse não é o site oficial da OBotícário.

Nota Oficial === Por meio de nota oficial, “O Boticário”  se manifestou  sobre o assunto:

 “O Boticário informa que a mensagem que está circulando em grupos de WhatsApp, com link para uma pesquisa de Desejos de Make e ganhar um Lápis Delineador Make B., é falsa! Orientamos não acessar o conteúdo para que não danifique(m) seu(s) equipamento(s) eletrônico(s). Em caso de dúvidas, a empresa coloca à disposição todos seus canais de comunicação oficiais com o consumidor – site, redes sociais, telefone e lojas – para esclarecimentos sobre promoções válidas e informa que está tomando as providências cabíveis”.

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here