O Sesc Santana (Av. Luiz Dumont Villares, 579 – Jd.São Paulo/Santana – Fone: 2971.8700) apresenta a mostra de cinema “Tati por inteiro”. O projeto homenageia Jacques Tati, ator cômico reconhecido por sua notável expressão corporal. O evento ocorre de 03 a 31/10/2017, às 3ªs feiras às 20 horas – com exceção no dia 10/10 – no Teatro/Auditório com capacidade para 330 lugares. Exibições gratuitas.

Considerado pela crítica como o mais autêntico comediante do cinema depois de Chaplin, Jacques Tati foi um diretor e ator da comédia francesa. Com relativamente poucas produções, seis longas-metragens além dos curtas, conseguiu conquistar reconhecimento que lhe rendeu uma série de prêmios como: o Grande Prêmio do Cinema Francês, o Prêmio Louis Delluc, o Grande Prêmio de Crítica Internacional de Cannes e o Oscar.

Farão parte da mostra os títulos: “Tati: Seguindo os passos do Sr. Hulot”, “Parada”, “As Férias do Sr. Hulot” e “Carrossel da Esperança”, nos dias 03, 17, 24 e 31, respectivamente. Ao final de cada uma das sessões, o jornalista e crítico de cinema Celso Sabadin realizará mediação do filme junto aos participantes.

Celso Sabadin  é publicitário graduado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e Jornalista pela Fundação Cásper Líbero. Especializou-se em jornalismo cinematográfico a partir de 1979. Crítico de cinema em diversos veículos, é autor de uma série de livros e também sócio-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Confira a programação completa:

Tati: Seguindo os Passos do Sr. Hulot | 03/10, terça, às 20h | Livre

(Dir.: Sophie Tatischeff. França, 1986. 52min.)

O documentário realiza um verdadeiro registro histórico sobre Jacques Tati. Composto por cenas de bastidores, depoimentos e histórias de vida protagonizadas pelo autor, produtor e diretor francês que não se deixava influenciar por rótulos e convenções. A sessão será introduzida pelos filmes de curta-metragem “Cuida da Tua Esquerda” (1936), direção de René Clément, e “Escola de Carteiros” (1947), direção de Jacques Tati.

 

Parada | 17/10, terça, às 20h | +14 anos

(Dir.: Jacques Tati. França, 1974. 85min.)

A comédia, última produção de Jacques Tati, apresenta duas crianças nos bastidores de um circo provinciano. O diretor surge no papel de um dos artistas do espetáculo, entre mágicos, equilibristas e espectadores. Em seu ano de estreia, o filme foi exibido no Festival de Cannes.

As Férias do Sr. Hulot | 24/10, terça, às 20h | Livre – (Dir.: Jacques Tati. França, 1953. 74min.)

Dessa vez, Jacques Tati dá vida ao Sr. Holt, um destraído e desastrado, porém simpático senhor que vai passar suas férias em um balneário francês, onde causa grandes confusões.

 

 

Carrossel da Esperança | 31/10, terça, às 20h | Livre

(Dir.: Jacques Tati. França, 1949. 77min.)

Os habitantes de um pequeno vilarejo no interior da França se preparam para uma grande festa que tradicionalmente acontece no lugar. Tudo vai bem até que a tranquilidade da cidadezinha é quebrada pela presença de um carteiro atrapalhado. De longe, um pintor inglês observa a tudo, com humor e ironia.

 

Natal 2017 CN

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here