No próximo domingo  (15/10) tem início  à  0h  o  horário de verão 2017 . Os relógios deverão ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste​ do país​. O período vai durar entre os dias 15 de outubro ​a​ 17 de fevereiro de 2018.

Desta forma,  o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica duas horas atrasado em relação ao de Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam três horas atrás.

O horário de verão  foi criado com a função de economizar energia e aproveitar melhor o período de luz solar.    Em 2008, se tornou permanente e  passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

Temperatura x horário === A economia de energia no horário de verão,  está  caindo ano a ano. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS)    é que  a temperatura é o determinante para  o maior consumo de energia, e não a incidência da luz durante o dia. Por isso, os picos de consumo ocorrem hoje entre as 14h e  as 15h quando um grande número de aparelhos de ar condicionado e ventiladores estão em funcionamento, e não mais entre as 17h e  as 20h.

Como comparativo, em 2016/2017 a economia foi de 159,5 milhões de reais, menos que os 162 milhões de reais da temporada 2015/2016.

Economia no estado de São Paulo === No último horário de verão, que​ foi do dia 16 de outubro de 2016 até 19 de fevereiro deste ano, os clientes ​da ​AES Eletropaulo economizaram​,​ aproximadamente​,​ 80,8 GWh, volume suficiente para ​fornecer energia durante um mês aos municípios de São Caetano do Sul e Vargem Grande Paulista, por exemplo, que ​têm cerca de 159 mil  e 50 mil habitantes, respectivamente.

 

aniversario bergamini

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here