Estamos encerrando a série especial. Um ano de governo municipal. Aproveitando esse momento, e a pedido especial do DiárioZonaNorteos prefeitos regionais da Zona Norte (Nordeste e Noroeste) prepararam comentários sobre o primeiro ano  de suas administrações e um balanço do que aconteceu neste período, com perspectivas de novas realizações para 2018.

Agora, é a vez da Prefeitura Regional Pirituba/Jaraguá/São Domingos/Taipas, com IVAN LIMA.  Quem inaugurou a série exclusiva foi o prefeito de Vila Maria/Vila Guilherme/Vila Medeiros, Dário José Barreto; depois vieram Luciana Torralles Ferreira ( Perus/Anhanguera ),  Alexandre Baptista Pires (Jaçanã/Tremembé) e Roberto Godoi (Freguesia do Ó/Brasilândia).

Infelizmente, por razões editoriais e operacionais, o DiárioZonaNorte deixa de publicar o balanço da gestão da prefeita regional Rosmary Corrêa (Santana/Tucuruvi/Mandaqui), que não cumpriu com o prometido e, sem aviso,  tornou o texto de conhecimento geral a outros meios de comunicação. Já com a Prefeitura Regional de Casa Verde/Cachoeirinha/Limão, não houve condições já que coincidentemente o gestor anterior Paulo Cahim deixou o cargo no final de ano (novembro).

==========================

 “Amo esse lugar, sou filho desta terra!” === (por Ivan  Lima) === “Aqui eu nasci… aqui eu cresci… aqui estou hoje ajudando os meus irmãos”. Essa frase veio-me de momento em um dos primeiros encontros que tive com as comunidades de Pirituba, Jaraguá, São Domingos  e Taipas.   No dia 2 de janeiro iniciei a missão que me foi delegada pelo prefeito João Dória Júnior, frente de uma Prefeitura Regional que abrange os distritos de Pirituba, São Domingos,  Jaraguá e Taipas (que somados representam uma área de  54,70 km²), onde habitam  cerca de meio milhão de habitantes, além de ser a terceira cobertura verde da cidade de São Paulo, com 300 praças, 100 canteiros,  8 parques municipais e 1 parque estadual – o do Pico do Jaraguá.

Fui coordenador do programa de governo do prefeito  João Doria Jr, onde definimos os cinco princípios que viriam a nortear a gestão municipal:  descentralização, participação, inovação,  eficiência e transparência. E um dos meus primeiros atos como prefeito regional  foi reunir cerca de 200 lideranças da região no auditório da Prefeitura Regional, onde ouvimos as pessoas e pudemos expor o programa de governo João Doria Jr./Bruno Covas “Acelera, São Paulo”. Começamos a trabalhar simultaneamente  em várias frentes, sempre dando respostas rápidas para a população.

COMUNIDADE INDÍGENA  === A Aldeia Indígena  do Jaraguá, um patrimônio de nossa região, também foi alvo de cuidados.  Serviços de zeladoria estão sendo estruturados e temos um projeto, junto com um vereador dedicado à causa animal, para frear o abandono de cães na região.  Diversas ações serão realizadas na aldeia, desde placas  de advertência sobre a criminalização do abandono de animais,  monitoramento por meio de câmeras de segurança, com rondas da Polícia Militar e da Guarda Civil  Metropolitana.

ANIVERSÁRIO DE PIRITUBA === Festejamos os 132 anos de Pirituba com um Festival de Futebol de Campo no cinquentenário Centro Esportivo de Pirituba, com a participação de 30 times da região. Num espetáculo de futebol que levou muita gente nas arquibancadas do nosso clube.

Fizemos o Festival Gastronômico Pirituba 132 Anos, no Parque São Domingos,  primeiro festival do gênero na região, aliando lazer e gastronomia com  emprego e geração de renda. O setor de comida de rua emprega  milhares de pessoas  e gera tributos para a cidade e  até agora, já fizemos cerca de dez eventos.

TRABALHAR, TRABALHAR, TRABALHAR === No governo João Dória, o   verbo a ser conjugado quase as 24 horas do dia é “trabalhar” – é justamente por essa razão que o verbo é repetido três vezes na sua marca de governo. Ele foi seguido fielmente por todos de sua equipe, desde o mais humilde dos funcionários até aos secretários e prefeitos regionais – lembrando que chegamos a trabalhar 16 horas por dia, inclusive em sábados, domingos e feriados. Neste mesmo ritmo tivemos o vice-prefeito Bruno Covas, que também comandou até  o começo  de novembro a Secretaria das Prefeituras Regionais, tendo  assumido recentemente o secretário Cláudio Carvalho, que chegou na mesma velocidade de ações e competência.

Começamos a trabalhar  simultaneamente   em várias frentes, procurando dar respostas rápidas à população.   Do acompanhamento dos  serviços de zeladoria  (conservação de logradouros, limpeza de bueiros e hidrojato)  ao controle e renegociação de contratos da Prefeitura Regional –   que gerou a redução  em mais de 30% nos custos dos contratos.  O trabalho da defesa civil também é acompanhado, in loco. Meu batismo de fogo foi um deslizamento de terra na madrugada do último Carnaval,  no salvamento da vida das pessoas que viviam no local.

OBRAS E MAIS OBRAS   ===  Logo que assumimos conseguimos fazer uma primeira obra emergencial . No fim de janeiro, no bairro City Jaraguá  houve um solapamento na avenida Paulo Arentino, no trecho próximo ao Parque Pinheirinho d’Água, que   derrubou um ponto de ônibus, as  grades do parque e abriu uma cratera muito grande. Em virtude das águas fluviais —  tanto de rua quanto de um córrego – com muita gente nessa região, não havia estrutura para segurar nem o talude nem o fluxo das águas. Foram construídas obras emergenciais, além toda estrutura de gabião para sustentar o barranco e a  reconstrução da via.  A previsão para entrega do serviço era de seis meses e foi entregue com dois meses de antecedência.   Essa é mais uma marca aqui da Prefeitura Pirituba/Jaraguá, oferecer respostas rápidas, fazendo mais com menos.

O   piscinão  da Bacia do Rio Vermelho, cuja  a capacidade tem  110 mil m³  de água,  foi controlado após  um processo operacional de fôlego.   Durante o Carnaval,    retiramos mais de cinco toneladas de lixo na altura do número 2.750 da Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, nas proximidades da Comunidade SPAMA  que obstruía a passagem dos pedestres, além de fazer um muro de contenção.

Um alagamento crônico  na  avenida  Chica Luíza foi resolvido com uma obra de drenagem, onde utilizamos mais de 100 tubos para a reconstrução  das  galerias.  A água foi redirecionada e tirada da via.

PONTOS VICIADOS === Nossa prefeitura regional saiu na frente, na questão do combate de pontos viciados. Em um trabalho conjunto com a  Supervisão de Assistência Social  (SAS) e Inova, lançamos o  projeto “Cidadania Linda”, que procura engajar a população no entorno de pontos viciados de lixo e comunidade em geral na conservação do meio ambiente e melhorando a qualidade de vida.

O BOLO SEM OVOS === Mas como diria a minha avó, “quem não tem ovos inventa um bolo diferente”, ao lembrar os tempos quando ainda criança brincava pelas várzeas da nossa região. E assim passamos o ano de 2017 substituindo muitos ovos nas várias situações que enfrentamos. Mas, desta forma, pudemos mostrar nosso ritmo de trabalho, criando em cima das ideias simples, agregando a comunidade e usando recursos de forma eficiente,  junto com parceiros importantes como a Inova, Ilume e outros. 

COMO FUNCIONA === Desta forma, tivemos várias ações durante o ano junto com a colaboração de muita gente. O importante é ter a vontade de fazer, de realizar e participar com o governo local.  Trabalho de uma forma muito transparente:  a comunidade identifica as demandas e solicita ação da prefeitura regional, que por sua vez planeja a ação e inclui no cronograma. O  passo seguinte é  a prefeitura regional comunicar as lideranças, que convoca a comunidade para participar. Juntos todos debatem os assuntos e prioridades em uma grande reunião de planejamento para organização do mutirão. E durante o ano chegamos a 35 reuniões com os colaboradores.

TODOS POR UM, OBJETIVO COMUM === A partir destes encontros  ficam definidos os locais onde serão realizados nos mutirões e as equipes de colaboradores. Na pauta: tapa buraco, corte de mato, poda, varrição, limpeza de galerias e demais ações de zeladoria. Os serviços mais pesados, que exigem equipamentos profissionais, são realizados pelas empresas terceirizadas pela prefeitura. Os voluntários executam as ações de pintura com cal branco  (guias, escadas, paredes, postes etc), varrição (calçadas, guias, vias, praças etc) e retirada de lambe-lambe (desgrude e limpeza de propaganda colada em postes e paredes.

CRIANDO LAÇOS ===  Nossos mutirões são sempre aos sábados e priorizam a periferia.  Devo dizer que nosso mutirão é diferente dos demais, ele passa do meio dia. A gente tem feito das 8 às 15 horas e encerramos com um almoço, uma refeição com a participação de todos  os trabalhadores e voluntários. Isso traz muita proximidade e todos se sentem valorizados.  A comunidade começou a preparar de forma espontânea para todos que participam,   cafés da manhã e almoços coletivos.

A comida é preparada com alimentos doados pela própria comunidade.  O preparo também é feito com o maior carinho por pessoas da comunidade. Uma casa prepara o arroz, outra o feijão, uma terceira se encarrega de preparar as saladas e a mistura. Nossa  marca  é promover a interação com os trabalhadores dos contratos.      Este prefeito regional tem muito orgulho de poder estar junto deles, orgulho da energia que eles têm nos passado  e da contribuição que eles têm nos dado. As equipes me vêem e já abrem sorrisos,  já querem  abraçar, confesso que me emociono. Cobro qualidade, cobro desempenho, mas acima de tudo eles estão mostrando uma sinergia uma dedicação, um  empenho muito grande, acredito que isso seja fruto dos mutirões.

AS AÇÕES  POR ONDE PASSAMOS === Foi caminhando com boa organização que chegamos neste ano a 35 mutirões com o “Praça Linda” e 06 (seis) “Bairro Lindo”: Praça Parque Anhanguera (Jd. Jaraguá – 11/03) == Praça Vista Verde (Res.Vista Verde-Pirituba – 18/03) == Praça 25 de Novembro (Vila Zatt – Pirituba – 25/03) == Praça José Joaquim de Oliveira  (Jd. São Jorge-Pirituba – 01/04) == Praça Nerso Parreiras Gama (Pq.Mª Domitila – Pirituba – 08/04) == Praça Pinheirinho D´Água (Taipas – Jaraguá -15/04) == Praça Cristovão Babi (Taipas-Jaraguá – 22/04) == Praça Senhor do Vale  (Pq.N.Unidas-Jaraguá-29/04) == Praça José Borges (Jd.Sidney-Pirituba-06/05) == Pq.Toronto/entorno e Av.Anastácio (Pq S Domingos-Pirituba – 13/05 – incluindo Bairro Lindo) == Pç Jd.Ipanema (Jaraguá – 20/05) == Pça Pq Mª Domitila (Pirituba – 27/05) ==  Praça Dois Corações (Pq.N.Unidas-Jaraguá – 03/06 – incluindo Bairro Lindo) == Pça Conego José Salomon (Piqueri-Pirituba – 10/06) == Pça Chaquib Fandi Kalil (Jd São Ricardo – Pirituba – 17/06) ==  Pça Vila Nova Esperança (Cj Hab Turistica – Pirituba – 24/06) ==  Praça Voith (Jd São José – Jaraguá – 24/06), Campo do Cruzeirinho (Mangalot – Piritiuba – 01/07) == Pça Jd Maristela (Pirituba – 08/07) == Bosque Francisco Bazin (Jd Cidade D´Abril – Jaraguá – 15/07) == Concha Acústica (Vila Mirante – Pirituba – 22/07 – incluindo Bairro Lindo) == Praça Chácara Inglesa  (Pirituba  –  29/07) == Praça  Jardim  Panamericano  ( Pirituba – 05/08) ==  Praça Jardim Donária ( Pirituba – 12/08) == Comunidade Santo Elias (19/08) == Cohab Taipas (26/08 – incluindo Bairro Lindo) == Vila Aurora (16/09) ==  Cj. Res. Turistica (23/09 – incluindo Bairro Lindo) == Parque de Taipas (Taipas – 30/09) == Vila Clarice (07/10) == Santa Mônica (14/10) ==  Cohab Brasilândia (21/10- incluindo Bairro Lindo) ==  Jd. Donária (28/10) == City Jaraguá (11/11) == Praça Jardim Rincão (18/11) e CDC Satélite (25/11 – incluindo Bairro Lindo).

O RECONHECIMENTO == Além da opinião pública, com a satisfação da população pelos serviços que agora são realizados na região, houve o reconhecimento com as indicações de três prêmios de “Melhor Bairro Lindo do Mês”, escolhidos pela melhor organização, melhores serviços e maior mobilização de colaboradores. Nestes eventos as participações sociais, culturais e musicais envolvendo a população em shows, que acontecem nas 32 prefeituras regionais. E os troféus que fazem parte da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá/São Domingos/Taipas referem-se aos meses de maio, julho e agosto – sem citar as outras colocações próximas.

Aos domingos eu tenho acompanhado o Mutirão Mário Covas –  Calçada Nova das Prefeituras co-irmãs.  A gente tem feito isso constantemente desde os primeiros  dias e sou o prefeito regional que mais compareceu, até o momento.

MUITO, MUITO OBRIGADO === Além destes momentos importantes de eventos “Praça Linda” e “Bairro Lindo”, tivemos outras ações de zeladoria nos serviços do dia-a-dia, incluindo as áreas de saúde, educação, cultura e segurança, com a nossa contribuição. O espaço é pequeno para relatar outras questões, participações, colaborações e os nomes de muitos amigos, empresas e colaboradores. Nossa intenção é “fazer mais e melhor” e deixamos o nosso “Obrigado, meu povo e irmãos”. E saibam que tenho muita honra de ser “filho desta terra”, onde aprendi desde “jogar bolinhas de gude e empinar papagaios”, frequentar uma Universidade (“dentro dos  sacrifício da vida”), criar uma família com filhos e  até chegar onde estou “abrindo novas perspectivas a todos”, sempre pautado com os bons princípios básicos para uma vida de muito trabalho. Espero que 2018 nos dê ainda mais felicidades com bastante qualidade de vida. Que seja o ano da verdadeira transformação de um governo que quer melhorias a todos.

=============

(*)  Ivan Lima ==  engenheiro pós-graduado em administração,  consultor e professor universitário, com larga atuação na área de logística de empresas privadas. Foi engenheiro da Secretaria de Coordenação das Subprefeituras e da EMAE e atuou  na Companhia Paulista de Obras e Serviços. Militante negro, foi presidente da Escola de Samba Prova de Fogo de Pirituba.

Equipe de Trabalho:    Alex Sander Nogueira (Chefe de Gabinete), Leandro Pereira Soares/Adriana Aparecida Ruiz (Assessores técnicos), Rogério Alves (Coordenador de Planejamento e Desenvolvimento Urbano),  Adriana Ferrari Valente (Supervisão de Uso e Ocupação de Solo), Silvio Luiz de Lima (Supervisão Técnica Planejamento Urbano),  Regina Maria Pupo Musso (Assessoria Jurídica), Conceição Aparecida Lourenço (Assessoria de Comunicação), Cristiane Gomes da Costa (Praça de Atendimento), Esdras Pascoalina dos S. Ferreira (Unidade de Cadastro), Claudio Watanabe (Supervisão de Fiscalização), Margarida Maria Mendes Martins / Eloy Pereira (Unidade de Aprovação de Projetos), Jorge Marcelo do Nascimento (Unidade Técnica de Licenciamento) == Unidade Técnica de Fiscalização:  Cássia Regina da Costa (Encarregado de Equipe) e Elizabeth Cardoso de Sena ( Encarregada de Equipe) == Juarez Munhoz Picerni (Coordenador de Manutenção Infraestrutura Urbana, Projetos e Obras), José Donizeti Corregliano (Supervisor Técnico de Limpeza Pública), Ciro Tuttoilmondo Neto (Supervisor Técnico de Manutenção), Ana Maria Urbano Granato (Unidade de Varrição), João Feitosa de Melo (Unidade de Áreas Verdes), Washington Lavieri (Unidade de Manut. Sistemas Drenagem e Viário) == Encarregados de equipes: Edilson Caramico Rodrigues dos Santos (UTI) e Maria Eliene dos Santos Tsuruda (Protocolo) == Benjamim Rodrigues Trindade (Encarregado de Administração e Finanças), Soraya Suemi Prelos (Supervisão de Finanças), Silvia Carolina Graça Barbosa (Sup. de Administração e Suprimentos) == GOVERNO LOCAL: Edvan Santana Freitas  (Coordenador), Juliana Luna dos Santos (Sup.Habitação), Wilson de Oliveira Coelho (Sup. Esportes e Lazer),  Adriana Aparecida Silva (Sup. Cultura) e Alício Augusto da Silva (Encarregado de Equipe).

——-

Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá –  Rua Luis Carneiro, 193 – Telefone (11) 3993-6844 — Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira – das 08h00 às 18h00  === Praça de Atendimento:  Av. Dr. Felipe Pinel, 12 – Jardim Libano / Piritiuba – ao lado do terminal de ônibus — SP — Horário: 2ª a 6ª feira – das 08h00 às 17h00 – Telefone: 11-3971.2620 

 

 

CN Institucional

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu nome agora